Avaliação química da silagem biológica de resíduos de pescado das indústrias de filetagem de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, André Luiz Torres de; Universidade Federal do Ceará
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sales, Ronaldo de Oliveira; Universidade Federal do Ceará, Bruno, Fillipe Herbert Sales; Universidade Federal do Ceará, Freitas, João Batista Santiago; Universidade Federal do Ceará
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de higiene e sanidade animal
Texto Completo: http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/102
Resumo: Um terço da captura mundial de pescado não é empregada para o consumo direto na alimentação humana, segue para elaboração de rações ou é desperdiçada como resíduo. O ideal seria utilizar a matéria-prima em toda a sua extensão e recuperar os subprodutos, evitando a própria formação do resíduo. Com os objetivos de aumentar a receita e a eficiência de produção da indústria e, conseqüentemente, minimizar os problemas ambientais e de sanidade, provenientes do resíduo de pescado, procedeu-se à elaboração da silagem biológica do resíduo de beneficiamento de tilápia-do-Nilo (Oreocrhromis niloticus) após homogeneização utilizando-se de resíduos de pescado, repolho (Brassica oleracea), mamão (Carica papaya), para elaboração do fermento biológico com manutenção do pH ao redor de 4,0. Foram realizadas análises para determinação do nitrogênio não-protéico, nitrogênio alfa-amínico, bases voláteis totais e ácido tiobarbitúrico (TBA). A silagem biológica apresentou um aumento gradual com o tempo de armazenagem da silagem, sendo acelerado no início e tornando-se estável após 30 dias de armazenagem. Com relação às bases voláteis totais, houve aumento significativo da produção de BVT sendo, portanto um indicativo de maior degradação de aminoácidos e proteínas por enzimas microbianas.  A rancidez oxidativa da fase gordurosa da silagem de biológica de tilápia do Nilo apresentou um aumento substancial dos valores de TBA até 45,22 mg/100 g durante o período de armazenamento.
id UFC-4_e762b057f63c23aa22d515f852252bff
oai_identifier_str oai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/102
network_acronym_str UFC-4
network_name_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository_id_str
spelling Avaliação química da silagem biológica de resíduos de pescado das indústrias de filetagem de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)exploração; silagem de peixe; fertilizantes orgânicosUm terço da captura mundial de pescado não é empregada para o consumo direto na alimentação humana, segue para elaboração de rações ou é desperdiçada como resíduo. O ideal seria utilizar a matéria-prima em toda a sua extensão e recuperar os subprodutos, evitando a própria formação do resíduo. Com os objetivos de aumentar a receita e a eficiência de produção da indústria e, conseqüentemente, minimizar os problemas ambientais e de sanidade, provenientes do resíduo de pescado, procedeu-se à elaboração da silagem biológica do resíduo de beneficiamento de tilápia-do-Nilo (Oreocrhromis niloticus) após homogeneização utilizando-se de resíduos de pescado, repolho (Brassica oleracea), mamão (Carica papaya), para elaboração do fermento biológico com manutenção do pH ao redor de 4,0. Foram realizadas análises para determinação do nitrogênio não-protéico, nitrogênio alfa-amínico, bases voláteis totais e ácido tiobarbitúrico (TBA). A silagem biológica apresentou um aumento gradual com o tempo de armazenagem da silagem, sendo acelerado no início e tornando-se estável após 30 dias de armazenagem. Com relação às bases voláteis totais, houve aumento significativo da produção de BVT sendo, portanto um indicativo de maior degradação de aminoácidos e proteínas por enzimas microbianas.  A rancidez oxidativa da fase gordurosa da silagem de biológica de tilápia do Nilo apresentou um aumento substancial dos valores de TBA até 45,22 mg/100 g durante o período de armazenamento. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal2013-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/10210.5935/rbhsa.v7i2.102Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 7, n. 2 (2013); 45-67reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animalinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/102/3024Oliveira, André Luiz Torres de; Universidade Federal do CearáSales, Ronaldo de Oliveira; Universidade Federal do CearáBruno, Fillipe Herbert Sales; Universidade Federal do CearáFreitas, João Batista Santiago; Universidade Federal do Cearáinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-30T18:38:14Zoai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/102Revistahttp://www.higieneanimal.ufc.br/PUBhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/oaiwesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br1981-29651981-2965opendoar:2021-03-30T18:38:14Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação química da silagem biológica de resíduos de pescado das indústrias de filetagem de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
title Avaliação química da silagem biológica de resíduos de pescado das indústrias de filetagem de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
spellingShingle Avaliação química da silagem biológica de resíduos de pescado das indústrias de filetagem de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
Oliveira, André Luiz Torres de; Universidade Federal do Ceará
exploração; silagem de peixe; fertilizantes orgânicos
title_short Avaliação química da silagem biológica de resíduos de pescado das indústrias de filetagem de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
title_full Avaliação química da silagem biológica de resíduos de pescado das indústrias de filetagem de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
title_fullStr Avaliação química da silagem biológica de resíduos de pescado das indústrias de filetagem de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
title_full_unstemmed Avaliação química da silagem biológica de resíduos de pescado das indústrias de filetagem de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
title_sort Avaliação química da silagem biológica de resíduos de pescado das indústrias de filetagem de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
author Oliveira, André Luiz Torres de; Universidade Federal do Ceará
author_facet Oliveira, André Luiz Torres de; Universidade Federal do Ceará
Sales, Ronaldo de Oliveira; Universidade Federal do Ceará
Bruno, Fillipe Herbert Sales; Universidade Federal do Ceará
Freitas, João Batista Santiago; Universidade Federal do Ceará
author_role author
author2 Sales, Ronaldo de Oliveira; Universidade Federal do Ceará
Bruno, Fillipe Herbert Sales; Universidade Federal do Ceará
Freitas, João Batista Santiago; Universidade Federal do Ceará
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, André Luiz Torres de; Universidade Federal do Ceará
Sales, Ronaldo de Oliveira; Universidade Federal do Ceará
Bruno, Fillipe Herbert Sales; Universidade Federal do Ceará
Freitas, João Batista Santiago; Universidade Federal do Ceará
dc.subject.por.fl_str_mv exploração; silagem de peixe; fertilizantes orgânicos
topic exploração; silagem de peixe; fertilizantes orgânicos
description Um terço da captura mundial de pescado não é empregada para o consumo direto na alimentação humana, segue para elaboração de rações ou é desperdiçada como resíduo. O ideal seria utilizar a matéria-prima em toda a sua extensão e recuperar os subprodutos, evitando a própria formação do resíduo. Com os objetivos de aumentar a receita e a eficiência de produção da indústria e, conseqüentemente, minimizar os problemas ambientais e de sanidade, provenientes do resíduo de pescado, procedeu-se à elaboração da silagem biológica do resíduo de beneficiamento de tilápia-do-Nilo (Oreocrhromis niloticus) após homogeneização utilizando-se de resíduos de pescado, repolho (Brassica oleracea), mamão (Carica papaya), para elaboração do fermento biológico com manutenção do pH ao redor de 4,0. Foram realizadas análises para determinação do nitrogênio não-protéico, nitrogênio alfa-amínico, bases voláteis totais e ácido tiobarbitúrico (TBA). A silagem biológica apresentou um aumento gradual com o tempo de armazenagem da silagem, sendo acelerado no início e tornando-se estável após 30 dias de armazenagem. Com relação às bases voláteis totais, houve aumento significativo da produção de BVT sendo, portanto um indicativo de maior degradação de aminoácidos e proteínas por enzimas microbianas.  A rancidez oxidativa da fase gordurosa da silagem de biológica de tilápia do Nilo apresentou um aumento substancial dos valores de TBA até 45,22 mg/100 g durante o período de armazenamento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/102
10.5935/rbhsa.v7i2.102
url http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/102
identifier_str_mv 10.5935/rbhsa.v7i2.102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/102/3024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 7, n. 2 (2013); 45-67
reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animal
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
collection Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv wesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br
_version_ 1799695340112183296