ASPECTOS METEOROLÓGICOS, SOCIAIS, SANITÁRIOS E DESASTRES NATURAIS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Marcos Samuel Matias
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andrade,Lára de Melo Barbosa, Spyrides,Maria Helena Constantino, Silva,Pollyanne Evangelista da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mercator (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012022000100208
Resumo: Resumo Objetiva-se, neste estudo, caracterizar à ocorrência dos desastres naturais das mesorregiões do Nordeste do Brasil, a partir dos aspectos meteorológicos e sociosanitários, considerando o período de 1991 a 2013. A metodologia Grade of Membership, baseada na teoria de conjuntos nebulosos, foi aplicada com o intuito de definir uma tipologia de grupos com distintos atributos. Posteriormente, aplicou-se o teste não-paramétrico de Kruskall Wallis e Nemenyi, com o intuito de identificar diferenças significativas entre as medianas das variáveis climáticas, sociosanitárias e de desastres que caracterizam os perfis. Para ilustrar o comportamento espaço temporal, construiu-se mapas temáticos através do QGIS. A tipologia delineou três perfis extremos: o predominante 1 agregou mesorregiões com moderada ocorrência de seca e enxurrada, condições favoráveis ao excesso de precipitação, melhores condições sanitárias e maior urbanização, destacando-se na região litorânea do Nordeste; o predominante 2 tem como características elevados registros de secas e enxurradas, condições favoráveis ao déficit de precipitação, intermediárias condições sanitárias e moderada urbanização, predominando-se mesorregiões localizadas ao centro da região em estudo com destaque ao Semiárido Brasileiro; e o perfil predominante 3 apresentou mesorregiões com elevados registros de inundações, condições favoráveis ao excesso de precipitação, mais baixas condições sanitárias e menor urbanização, localizado nas mediações do estado do Maranhão e sul da Bahia.
id UFC-5_844037f52c6d2150972fa407e79805af
oai_identifier_str oai:scielo:S1984-22012022000100208
network_acronym_str UFC-5
network_name_str Mercator (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling ASPECTOS METEOROLÓGICOS, SOCIAIS, SANITÁRIOS E DESASTRES NATURAIS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASILFenômenos NaturaisMesorregiõesGoMNordeste BrasileiroResumo Objetiva-se, neste estudo, caracterizar à ocorrência dos desastres naturais das mesorregiões do Nordeste do Brasil, a partir dos aspectos meteorológicos e sociosanitários, considerando o período de 1991 a 2013. A metodologia Grade of Membership, baseada na teoria de conjuntos nebulosos, foi aplicada com o intuito de definir uma tipologia de grupos com distintos atributos. Posteriormente, aplicou-se o teste não-paramétrico de Kruskall Wallis e Nemenyi, com o intuito de identificar diferenças significativas entre as medianas das variáveis climáticas, sociosanitárias e de desastres que caracterizam os perfis. Para ilustrar o comportamento espaço temporal, construiu-se mapas temáticos através do QGIS. A tipologia delineou três perfis extremos: o predominante 1 agregou mesorregiões com moderada ocorrência de seca e enxurrada, condições favoráveis ao excesso de precipitação, melhores condições sanitárias e maior urbanização, destacando-se na região litorânea do Nordeste; o predominante 2 tem como características elevados registros de secas e enxurradas, condições favoráveis ao déficit de precipitação, intermediárias condições sanitárias e moderada urbanização, predominando-se mesorregiões localizadas ao centro da região em estudo com destaque ao Semiárido Brasileiro; e o perfil predominante 3 apresentou mesorregiões com elevados registros de inundações, condições favoráveis ao excesso de precipitação, mais baixas condições sanitárias e menor urbanização, localizado nas mediações do estado do Maranhão e sul da Bahia.Universidade Federal do Ceará2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012022000100208Mercator (Fortaleza) v.21 2022reponame:Mercator (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.4215/rm2022.e21009info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Marcos Samuel MatiasAndrade,Lára de Melo BarbosaSpyrides,Maria Helena ConstantinoSilva,Pollyanne Evangelista dapor2022-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S1984-22012022000100208Revistahttp://www.mercator.ufc.brPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com1984-22011676-8329opendoar:2022-11-23T11:20:42.359815Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS METEOROLÓGICOS, SOCIAIS, SANITÁRIOS E DESASTRES NATURAIS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
title ASPECTOS METEOROLÓGICOS, SOCIAIS, SANITÁRIOS E DESASTRES NATURAIS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
spellingShingle ASPECTOS METEOROLÓGICOS, SOCIAIS, SANITÁRIOS E DESASTRES NATURAIS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
Ribeiro,Marcos Samuel Matias
Fenômenos Naturais
Mesorregiões
GoM
Nordeste Brasileiro
title_short ASPECTOS METEOROLÓGICOS, SOCIAIS, SANITÁRIOS E DESASTRES NATURAIS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
title_full ASPECTOS METEOROLÓGICOS, SOCIAIS, SANITÁRIOS E DESASTRES NATURAIS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
title_fullStr ASPECTOS METEOROLÓGICOS, SOCIAIS, SANITÁRIOS E DESASTRES NATURAIS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
title_full_unstemmed ASPECTOS METEOROLÓGICOS, SOCIAIS, SANITÁRIOS E DESASTRES NATURAIS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
title_sort ASPECTOS METEOROLÓGICOS, SOCIAIS, SANITÁRIOS E DESASTRES NATURAIS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
author Ribeiro,Marcos Samuel Matias
author_facet Ribeiro,Marcos Samuel Matias
Andrade,Lára de Melo Barbosa
Spyrides,Maria Helena Constantino
Silva,Pollyanne Evangelista da
author_role author
author2 Andrade,Lára de Melo Barbosa
Spyrides,Maria Helena Constantino
Silva,Pollyanne Evangelista da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,Marcos Samuel Matias
Andrade,Lára de Melo Barbosa
Spyrides,Maria Helena Constantino
Silva,Pollyanne Evangelista da
dc.subject.por.fl_str_mv Fenômenos Naturais
Mesorregiões
GoM
Nordeste Brasileiro
topic Fenômenos Naturais
Mesorregiões
GoM
Nordeste Brasileiro
description Resumo Objetiva-se, neste estudo, caracterizar à ocorrência dos desastres naturais das mesorregiões do Nordeste do Brasil, a partir dos aspectos meteorológicos e sociosanitários, considerando o período de 1991 a 2013. A metodologia Grade of Membership, baseada na teoria de conjuntos nebulosos, foi aplicada com o intuito de definir uma tipologia de grupos com distintos atributos. Posteriormente, aplicou-se o teste não-paramétrico de Kruskall Wallis e Nemenyi, com o intuito de identificar diferenças significativas entre as medianas das variáveis climáticas, sociosanitárias e de desastres que caracterizam os perfis. Para ilustrar o comportamento espaço temporal, construiu-se mapas temáticos através do QGIS. A tipologia delineou três perfis extremos: o predominante 1 agregou mesorregiões com moderada ocorrência de seca e enxurrada, condições favoráveis ao excesso de precipitação, melhores condições sanitárias e maior urbanização, destacando-se na região litorânea do Nordeste; o predominante 2 tem como características elevados registros de secas e enxurradas, condições favoráveis ao déficit de precipitação, intermediárias condições sanitárias e moderada urbanização, predominando-se mesorregiões localizadas ao centro da região em estudo com destaque ao Semiárido Brasileiro; e o perfil predominante 3 apresentou mesorregiões com elevados registros de inundações, condições favoráveis ao excesso de precipitação, mais baixas condições sanitárias e menor urbanização, localizado nas mediações do estado do Maranhão e sul da Bahia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012022000100208
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-22012022000100208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4215/rm2022.e21009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Mercator (Fortaleza) v.21 2022
reponame:Mercator (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Mercator (Fortaleza. Online)
collection Mercator (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Mercator (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv edantas@ufc.br||mercator@ufc.br|| jose.z.candido@gmail.com
_version_ 1789798755766108160