Paz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio Albano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Daniela Dias Furlani
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Matos, Kelma Socorro Alves Lopes de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49521
Resumo: Somos adeptas da ideia de que é responsabilidade coletiva divulgarmos ações exitosas e necessárias ao bem-estar coletivo em tempos atuais. Tais ações são iniciativas de prevenção à violência compreendidas como educação para a paz e interferem, de modo positivo, nos relacionamentos interpessoais, dentre eles os que perpassam a relação professor-aluno (JARES, 2007; MATOS,2007). No presente trabalho compartilhamos uma experiência de pesquisa junto a educadores e alunos da escola de ensino profissional Joaquim Antônio Albano, no Ceará, realizada no período de 2009 a 2012. Com o viés qualitativo de pesquisa, em que pretendemos entender a forma como os sujeitos estudados elaboravam o mundo que os cerca (GIBBS, 2009). Utilizamos trechos de entrevistas realizadas com os sujeitos investigados. Ressaltamos que no presente artigo iremos enfocar uma parte de um estudo maior sobre o programa de meditação coletiva "Fortaleza em Paz" na escola, a partir da visão de jovens. Para examinar de forma estruturada os discursos obtidos após a coleta de dados utilizamos da codificação (GIBBS, 2009) identificando passagens das expressões que se relacionavam com a temática da paz. Os relatos apontam reflexões a respeito da construção coletiva da paz. A escola Joaquim Antônio Albano adere a projetos educativos em prol da paz, sendo o programa "Fortaleza em Paz" o de meditação coletiva que se configura como uma dessas iniciativas. Nesse sentido, como instituição formadora, se compromete com a educação integral do aluno (YUS, 2002). Ressaltamos que, além da prática da meditação em si, o programa "Fortaleza em Paz" busca contribuir para a consolidação da Cultura de Paz, despertando a atenção e o compromisso dos alunos com essa cultura.
id UFC-7_011d924eaf6afdbf559df423f186110c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/49521
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Paz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio AlbanoCultura de pazJuventude - PesquisaEducação para a pazAmbiente escolarSomos adeptas da ideia de que é responsabilidade coletiva divulgarmos ações exitosas e necessárias ao bem-estar coletivo em tempos atuais. Tais ações são iniciativas de prevenção à violência compreendidas como educação para a paz e interferem, de modo positivo, nos relacionamentos interpessoais, dentre eles os que perpassam a relação professor-aluno (JARES, 2007; MATOS,2007). No presente trabalho compartilhamos uma experiência de pesquisa junto a educadores e alunos da escola de ensino profissional Joaquim Antônio Albano, no Ceará, realizada no período de 2009 a 2012. Com o viés qualitativo de pesquisa, em que pretendemos entender a forma como os sujeitos estudados elaboravam o mundo que os cerca (GIBBS, 2009). Utilizamos trechos de entrevistas realizadas com os sujeitos investigados. Ressaltamos que no presente artigo iremos enfocar uma parte de um estudo maior sobre o programa de meditação coletiva "Fortaleza em Paz" na escola, a partir da visão de jovens. Para examinar de forma estruturada os discursos obtidos após a coleta de dados utilizamos da codificação (GIBBS, 2009) identificando passagens das expressões que se relacionavam com a temática da paz. Os relatos apontam reflexões a respeito da construção coletiva da paz. A escola Joaquim Antônio Albano adere a projetos educativos em prol da paz, sendo o programa "Fortaleza em Paz" o de meditação coletiva que se configura como uma dessas iniciativas. Nesse sentido, como instituição formadora, se compromete com a educação integral do aluno (YUS, 2002). Ressaltamos que, além da prática da meditação em si, o programa "Fortaleza em Paz" busca contribuir para a consolidação da Cultura de Paz, despertando a atenção e o compromisso dos alunos com essa cultura.Edições UFC2020-01-22T13:04:25Z2020-01-22T13:04:25Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSAMPAIO, Daniela Dias Furlani; MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de. Paz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio Albano. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 38-54.978-85-7282-530-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49521Sampaio, Daniela Dias FurlaniMatos, Kelma Socorro Alves Lopes deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-22T13:04:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49521Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:13.739669Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Paz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio Albano
title Paz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio Albano
spellingShingle Paz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio Albano
Sampaio, Daniela Dias Furlani
Cultura de paz
Juventude - Pesquisa
Educação para a paz
Ambiente escolar
title_short Paz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio Albano
title_full Paz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio Albano
title_fullStr Paz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio Albano
title_full_unstemmed Paz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio Albano
title_sort Paz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio Albano
author Sampaio, Daniela Dias Furlani
author_facet Sampaio, Daniela Dias Furlani
Matos, Kelma Socorro Alves Lopes de
author_role author
author2 Matos, Kelma Socorro Alves Lopes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Daniela Dias Furlani
Matos, Kelma Socorro Alves Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura de paz
Juventude - Pesquisa
Educação para a paz
Ambiente escolar
topic Cultura de paz
Juventude - Pesquisa
Educação para a paz
Ambiente escolar
description Somos adeptas da ideia de que é responsabilidade coletiva divulgarmos ações exitosas e necessárias ao bem-estar coletivo em tempos atuais. Tais ações são iniciativas de prevenção à violência compreendidas como educação para a paz e interferem, de modo positivo, nos relacionamentos interpessoais, dentre eles os que perpassam a relação professor-aluno (JARES, 2007; MATOS,2007). No presente trabalho compartilhamos uma experiência de pesquisa junto a educadores e alunos da escola de ensino profissional Joaquim Antônio Albano, no Ceará, realizada no período de 2009 a 2012. Com o viés qualitativo de pesquisa, em que pretendemos entender a forma como os sujeitos estudados elaboravam o mundo que os cerca (GIBBS, 2009). Utilizamos trechos de entrevistas realizadas com os sujeitos investigados. Ressaltamos que no presente artigo iremos enfocar uma parte de um estudo maior sobre o programa de meditação coletiva "Fortaleza em Paz" na escola, a partir da visão de jovens. Para examinar de forma estruturada os discursos obtidos após a coleta de dados utilizamos da codificação (GIBBS, 2009) identificando passagens das expressões que se relacionavam com a temática da paz. Os relatos apontam reflexões a respeito da construção coletiva da paz. A escola Joaquim Antônio Albano adere a projetos educativos em prol da paz, sendo o programa "Fortaleza em Paz" o de meditação coletiva que se configura como uma dessas iniciativas. Nesse sentido, como instituição formadora, se compromete com a educação integral do aluno (YUS, 2002). Ressaltamos que, além da prática da meditação em si, o programa "Fortaleza em Paz" busca contribuir para a consolidação da Cultura de Paz, despertando a atenção e o compromisso dos alunos com essa cultura.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2020-01-22T13:04:25Z
2020-01-22T13:04:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAMPAIO, Daniela Dias Furlani; MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de. Paz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio Albano. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 38-54.
978-85-7282-530-6
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49521
identifier_str_mv SAMPAIO, Daniela Dias Furlani; MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de. Paz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio Albano. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 38-54.
978-85-7282-530-6
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028731461042176