As juventudes e a paz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Elizangela Lima do
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Matos, Kelma Socorro Alves Lopes de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49433
Resumo: Este artigo compõe parte de um estudo realizado na dissertação de mestrado intitulada Semeando Paz Nas Escolas do Bom Jardim: Estudo de Caso no curso Jovens Agentes da Paz - JAP. Nosso propósito foi, a partir da ótica das juventudes, refletir sobre a formação em cultura de paz realizada pela Organização Não Governamental (ONG) Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa - CDVHS, em cinco escolas do Grande Bom Jardim. A formação possuía como objetivo central capacitar as juventudes em cultura de paz e direitos humanos, partindo de uma ótica formativa voltada para a ação e participação das jovens em todo o percurso do curso. Utilizamo-nos, para a realização da pesquisa, do estudo de caso, com foco na formação, nos propondo essencialmente a ouvir as juventudes. (MATOS, 2001; ABRAMO, 1997). Buscamos, refletir sobre o significado dessa experiência formadora para os jovens compreendendo-os, a partir de seus saberes, como "jovens reais, que têm preferências, sonhos e opiniões." (MATOS,2001, P.17). Para tanto, traçamos um percurso metodológico que nos possibilitasse colher e aprofundar a percepção dos jovens. Para a execução do estudo de caso, realizamos inicialmente uma pesquisa exploratória sobre o Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa - CDVHS, que coordena o projeto JAP - Jovens Agentes da Paz, seu histórico de criação e contextualização no bairro Bom Jardim.[...]
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