Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47661 |
Resumo: | O ensino da matemática é visto pela maioria dos educadores como um problema a ser superado na educação básica, por ocasionar consequências negativas nesses processos de ensino e aprendizagem. O exposto acima é reforçado pelo baixo índice de aprendizagem no ensino da matemática. Os professores e os alunos, nessa perspectiva, têm como objetivo driblar esses obstáculos, tentando adequar-se ao ensino da matemática atrelado às novas práticas pedagógicas. Voltadas, principalmente, para tornar o educando um indivíduo participativo, reflexivo e crítico na construção do conhecimento. Além disso, o saber matemático compreendido apenas na perspectiva de cálculos e fórmulas pré-concebidas, não são mais adequados no atual contexto de transformação do aluno em sujeito ativo da construção do seu próprio conhecimento.[...]Consideramos que a Matemática pode ser riquíssima no aprendizado desses alunos, isso por eles já terem contato em seus cotidianos com os números, trabalham com dinheiro, conta a pagar, a Matemática pode até ser uma grande auxiliar no aprendizado da leitura também. Entretanto, por outro lado entendemos que ministrar aula para EJA não é muito fácil e que requer do professor formação e capacitação, pois as metodologias utilizadas devem ser diferentes das do ensino regular, porém o que podemos constatar é que nem sempre isso acontece na prática, pois os professores são empurrados a dar aula na Educação de Jovens e Adultos sem mesmo passarem por uma capacitação.[...] |
id |
UFC-7_01f3ed208e132dcfefe72860ce24b6c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47661 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA)Educação de Jovens e Adultos - EJAEducação básicaVivência em sala de aulaPrática PedagógicaO ensino da matemática é visto pela maioria dos educadores como um problema a ser superado na educação básica, por ocasionar consequências negativas nesses processos de ensino e aprendizagem. O exposto acima é reforçado pelo baixo índice de aprendizagem no ensino da matemática. Os professores e os alunos, nessa perspectiva, têm como objetivo driblar esses obstáculos, tentando adequar-se ao ensino da matemática atrelado às novas práticas pedagógicas. Voltadas, principalmente, para tornar o educando um indivíduo participativo, reflexivo e crítico na construção do conhecimento. Além disso, o saber matemático compreendido apenas na perspectiva de cálculos e fórmulas pré-concebidas, não são mais adequados no atual contexto de transformação do aluno em sujeito ativo da construção do seu próprio conhecimento.[...]Consideramos que a Matemática pode ser riquíssima no aprendizado desses alunos, isso por eles já terem contato em seus cotidianos com os números, trabalham com dinheiro, conta a pagar, a Matemática pode até ser uma grande auxiliar no aprendizado da leitura também. Entretanto, por outro lado entendemos que ministrar aula para EJA não é muito fácil e que requer do professor formação e capacitação, pois as metodologias utilizadas devem ser diferentes das do ensino regular, porém o que podemos constatar é que nem sempre isso acontece na prática, pois os professores são empurrados a dar aula na Educação de Jovens e Adultos sem mesmo passarem por uma capacitação.[...]Editora Pontes2019-11-12T11:20:32Z2019-11-12T11:20:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfLIMA, Ariadne Molina; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; SANTOS, Maria José Costa dos. Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 140-161.978-85-7113-967-1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47661Lima, Ariadne MolinaMatos, Fernanda Cíntia CostaSantos, Maria José Costa dosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-12T11:20:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47661Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:19.753247Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title |
Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
spellingShingle |
Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Lima, Ariadne Molina Educação de Jovens e Adultos - EJA Educação básica Vivência em sala de aula Prática Pedagógica |
title_short |
Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_full |
Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_fullStr |
Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_full_unstemmed |
Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_sort |
Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
author |
Lima, Ariadne Molina |
author_facet |
Lima, Ariadne Molina Matos, Fernanda Cíntia Costa Santos, Maria José Costa dos |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Fernanda Cíntia Costa Santos, Maria José Costa dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Ariadne Molina Matos, Fernanda Cíntia Costa Santos, Maria José Costa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos - EJA Educação básica Vivência em sala de aula Prática Pedagógica |
topic |
Educação de Jovens e Adultos - EJA Educação básica Vivência em sala de aula Prática Pedagógica |
description |
O ensino da matemática é visto pela maioria dos educadores como um problema a ser superado na educação básica, por ocasionar consequências negativas nesses processos de ensino e aprendizagem. O exposto acima é reforçado pelo baixo índice de aprendizagem no ensino da matemática. Os professores e os alunos, nessa perspectiva, têm como objetivo driblar esses obstáculos, tentando adequar-se ao ensino da matemática atrelado às novas práticas pedagógicas. Voltadas, principalmente, para tornar o educando um indivíduo participativo, reflexivo e crítico na construção do conhecimento. Além disso, o saber matemático compreendido apenas na perspectiva de cálculos e fórmulas pré-concebidas, não são mais adequados no atual contexto de transformação do aluno em sujeito ativo da construção do seu próprio conhecimento.[...]Consideramos que a Matemática pode ser riquíssima no aprendizado desses alunos, isso por eles já terem contato em seus cotidianos com os números, trabalham com dinheiro, conta a pagar, a Matemática pode até ser uma grande auxiliar no aprendizado da leitura também. Entretanto, por outro lado entendemos que ministrar aula para EJA não é muito fácil e que requer do professor formação e capacitação, pois as metodologias utilizadas devem ser diferentes das do ensino regular, porém o que podemos constatar é que nem sempre isso acontece na prática, pois os professores são empurrados a dar aula na Educação de Jovens e Adultos sem mesmo passarem por uma capacitação.[...] |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-11-12T11:20:32Z 2019-11-12T11:20:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Ariadne Molina; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; SANTOS, Maria José Costa dos. Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 140-161. 978-85-7113-967-1 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47661 |
identifier_str_mv |
LIMA, Ariadne Molina; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; SANTOS, Maria José Costa dos. Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 140-161. 978-85-7113-967-1 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Pontes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Pontes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028732181413888 |