Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Griboski, Cláudia Maffini
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Alves, Denise de Oliveira, Barbosa, Kátia Aparecida Marangon, Baptista, Claudio Roberto, Mantoan, Maria Teresa Eglér, Almeida, Maria Amélia, Figueiredo, Rita Vieira de, Quadros, Ronice Müller de, Freitas, Soraia Napoleão, Dutra, Claudia Pereira, Osório, Antônio Carlos do Nascimento, Manzini, Eduardo José, Fleith, Denise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52470
Resumo: O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à idéia de eqüidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. [...]
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