Práticas pedagógicas em classe comum de uma escola regular da cidade de Açailândia - MA na perspectiva da educação inclusiva de alunos público-alvo da educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Adriana Mesquita
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37863
Resumo: De maneira ampla, este estudo busca analisar de que maneira as intervenções formativas realizadas colaborativamente com professoras da Educação Infantil de uma escola da cidade de Açailândia (MA) podem contribuir para a ressignificação de suas práticas pedagógicas na perspectiva da Educação Inclusiva. Essa pesquisa aconteceu em 2019, com 3 professoras de uma escola de Educação Infantil. Este trabalho foi produzido pautado na metodologia qualitativa e nos pressupostos da pesquisa-ação. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa documental para construção do referencial teórico do objeto de estudo. As técnicas, instrumentos e procedimentos adotados e alinhados aos objetivos deste trabalho, privilegiaram o estudo, a reflexão e a intervenção: 1) Diagnóstico dos conhecimentos prévios das participantes sobre a temática em estudo/questionário; 2) Encontros de estudo; 3) Observação participante e registro em diário de campo; 4) Avaliação da ação educativa/interventiva/grupo de discussão. Na organização, análise e interpretação dos dados empregou-se a técnica análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados revelaram que as professoras foram unânimes em reconhecer que as atividades desenvolvidas atenderam as suas expectativas, principalmente no tocante a suprir parte das suas necessidades formativas quanto ao planejamento e desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, bem como em despertar nelas o hábito da reflexão sobre o fazer docente e do reconhecimento da necessidade de investimento na formação continuada docente voltada para o contexto da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e, principalmente serviu para o (re)pensar acerca de suas práticas e dos seus conceitos historicamente construídos sobre as pessoas com deficiência, inclusão escolar e práticas pedagógicas inclusivas.
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