Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70241 |
Resumo: | Devido ao rápido desenvolvimento das tecnologias digitais, estudantes de inglês como segunda língua agora podem acessar ferramentas de aprendizagem de uma maneira mais prática, incluindo ferramentas que permitem a gravação de vídeos em língua estrangeira. Desta maneira, o objetivo deste trabalho era observar até que ponto a gravação de vídeos é útil no desenvolvimento das habilidades em língua inglesa, focando especificamente na aquisição lexical. A pesquisa foi realizada com base na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), com 71 alunos do nível A1 da Casa de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará em 2020. Para coletar os dados, elaboramos dois questionários, aplicados em etapas diferentes da pesquisa. Também contamos com uma produção audiovisual dos alunos, que serviu como base para a análise de aquisição lexical através de Type-Token Ratio (TTR). Os resultados apontaram que mais de 91% dos alunos gravaram seus vídeos mais de uma vez. A média de types por participante foi 49.5, enquanto a média de tokens foi 78. Já a média de TTR foi 0.63. A partir dos resultados, observamos que os alunos que gravaram seus vídeos múltiplas vezes obtiveram os maiores TTRs numa escala de 0 a 1, indicando melhor aquisição lexical. |
id |
UFC-7_0410515bf7a6b80efbd7fedfcb4dd114 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/70241 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no BrasilAquisição lexicalProdução audiovisualType-token ratioInglês como língua estrangeiraDevido ao rápido desenvolvimento das tecnologias digitais, estudantes de inglês como segunda língua agora podem acessar ferramentas de aprendizagem de uma maneira mais prática, incluindo ferramentas que permitem a gravação de vídeos em língua estrangeira. Desta maneira, o objetivo deste trabalho era observar até que ponto a gravação de vídeos é útil no desenvolvimento das habilidades em língua inglesa, focando especificamente na aquisição lexical. A pesquisa foi realizada com base na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), com 71 alunos do nível A1 da Casa de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará em 2020. Para coletar os dados, elaboramos dois questionários, aplicados em etapas diferentes da pesquisa. Também contamos com uma produção audiovisual dos alunos, que serviu como base para a análise de aquisição lexical através de Type-Token Ratio (TTR). Os resultados apontaram que mais de 91% dos alunos gravaram seus vídeos mais de uma vez. A média de types por participante foi 49.5, enquanto a média de tokens foi 78. Já a média de TTR foi 0.63. A partir dos resultados, observamos que os alunos que gravaram seus vídeos múltiplas vezes obtiveram os maiores TTRs numa escala de 0 a 1, indicando melhor aquisição lexical.2023-01-24T19:47:56Z2023-01-24T19:47:56Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCOSTA, Larissa Teixeira da; CARDOSO, Lídia Amélia de Barros. Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 27-28. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.978-65-00-61083-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70241Costa, Larissa Teixeira daCardoso, Lídia Amélia de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:45:47Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/70241Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:15.823424Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil |
title |
Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil |
spellingShingle |
Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil Costa, Larissa Teixeira da Aquisição lexical Produção audiovisual Type-token ratio Inglês como língua estrangeira |
title_short |
Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil |
title_full |
Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil |
title_fullStr |
Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil |
title_full_unstemmed |
Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil |
title_sort |
Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil |
author |
Costa, Larissa Teixeira da |
author_facet |
Costa, Larissa Teixeira da Cardoso, Lídia Amélia de Barros |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Lídia Amélia de Barros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Larissa Teixeira da Cardoso, Lídia Amélia de Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição lexical Produção audiovisual Type-token ratio Inglês como língua estrangeira |
topic |
Aquisição lexical Produção audiovisual Type-token ratio Inglês como língua estrangeira |
description |
Devido ao rápido desenvolvimento das tecnologias digitais, estudantes de inglês como segunda língua agora podem acessar ferramentas de aprendizagem de uma maneira mais prática, incluindo ferramentas que permitem a gravação de vídeos em língua estrangeira. Desta maneira, o objetivo deste trabalho era observar até que ponto a gravação de vídeos é útil no desenvolvimento das habilidades em língua inglesa, focando especificamente na aquisição lexical. A pesquisa foi realizada com base na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), com 71 alunos do nível A1 da Casa de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará em 2020. Para coletar os dados, elaboramos dois questionários, aplicados em etapas diferentes da pesquisa. Também contamos com uma produção audiovisual dos alunos, que serviu como base para a análise de aquisição lexical através de Type-Token Ratio (TTR). Os resultados apontaram que mais de 91% dos alunos gravaram seus vídeos mais de uma vez. A média de types por participante foi 49.5, enquanto a média de tokens foi 78. Já a média de TTR foi 0.63. A partir dos resultados, observamos que os alunos que gravaram seus vídeos múltiplas vezes obtiveram os maiores TTRs numa escala de 0 a 1, indicando melhor aquisição lexical. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-01-24T19:47:56Z 2023-01-24T19:47:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Larissa Teixeira da; CARDOSO, Lídia Amélia de Barros. Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 27-28. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. 978-65-00-61083-3 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70241 |
identifier_str_mv |
COSTA, Larissa Teixeira da; CARDOSO, Lídia Amélia de Barros. Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 27-28. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. 978-65-00-61083-3 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028746499719168 |