Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Larissa Teixeira da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cardoso, Lídia Amélia de Barros
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70241
Resumo: Devido ao rápido desenvolvimento das tecnologias digitais, estudantes de inglês como segunda língua agora podem acessar ferramentas de aprendizagem de uma maneira mais prática, incluindo ferramentas que permitem a gravação de vídeos em língua estrangeira. Desta maneira, o objetivo deste trabalho era observar até que ponto a gravação de vídeos é útil no desenvolvimento das habilidades em língua inglesa, focando especificamente na aquisição lexical. A pesquisa foi realizada com base na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), com 71 alunos do nível A1 da Casa de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará em 2020. Para coletar os dados, elaboramos dois questionários, aplicados em etapas diferentes da pesquisa. Também contamos com uma produção audiovisual dos alunos, que serviu como base para a análise de aquisição lexical através de Type-Token Ratio (TTR). Os resultados apontaram que mais de 91% dos alunos gravaram seus vídeos mais de uma vez. A média de types por participante foi 49.5, enquanto a média de tokens foi 78. Já a média de TTR foi 0.63. A partir dos resultados, observamos que os alunos que gravaram seus vídeos múltiplas vezes obtiveram os maiores TTRs numa escala de 0 a 1, indicando melhor aquisição lexical.
id UFC-7_0410515bf7a6b80efbd7fedfcb4dd114
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/70241
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no BrasilAquisição lexicalProdução audiovisualType-token ratioInglês como língua estrangeiraDevido ao rápido desenvolvimento das tecnologias digitais, estudantes de inglês como segunda língua agora podem acessar ferramentas de aprendizagem de uma maneira mais prática, incluindo ferramentas que permitem a gravação de vídeos em língua estrangeira. Desta maneira, o objetivo deste trabalho era observar até que ponto a gravação de vídeos é útil no desenvolvimento das habilidades em língua inglesa, focando especificamente na aquisição lexical. A pesquisa foi realizada com base na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), com 71 alunos do nível A1 da Casa de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará em 2020. Para coletar os dados, elaboramos dois questionários, aplicados em etapas diferentes da pesquisa. Também contamos com uma produção audiovisual dos alunos, que serviu como base para a análise de aquisição lexical através de Type-Token Ratio (TTR). Os resultados apontaram que mais de 91% dos alunos gravaram seus vídeos mais de uma vez. A média de types por participante foi 49.5, enquanto a média de tokens foi 78. Já a média de TTR foi 0.63. A partir dos resultados, observamos que os alunos que gravaram seus vídeos múltiplas vezes obtiveram os maiores TTRs numa escala de 0 a 1, indicando melhor aquisição lexical.2023-01-24T19:47:56Z2023-01-24T19:47:56Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCOSTA, Larissa Teixeira da; CARDOSO, Lídia Amélia de Barros. Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 27-28. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.978-65-00-61083-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70241Costa, Larissa Teixeira daCardoso, Lídia Amélia de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:45:47Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/70241Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:15.823424Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil
title Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil
spellingShingle Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil
Costa, Larissa Teixeira da
Aquisição lexical
Produção audiovisual
Type-token ratio
Inglês como língua estrangeira
title_short Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil
title_full Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil
title_fullStr Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil
title_full_unstemmed Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil
title_sort Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil
author Costa, Larissa Teixeira da
author_facet Costa, Larissa Teixeira da
Cardoso, Lídia Amélia de Barros
author_role author
author2 Cardoso, Lídia Amélia de Barros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Larissa Teixeira da
Cardoso, Lídia Amélia de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição lexical
Produção audiovisual
Type-token ratio
Inglês como língua estrangeira
topic Aquisição lexical
Produção audiovisual
Type-token ratio
Inglês como língua estrangeira
description Devido ao rápido desenvolvimento das tecnologias digitais, estudantes de inglês como segunda língua agora podem acessar ferramentas de aprendizagem de uma maneira mais prática, incluindo ferramentas que permitem a gravação de vídeos em língua estrangeira. Desta maneira, o objetivo deste trabalho era observar até que ponto a gravação de vídeos é útil no desenvolvimento das habilidades em língua inglesa, focando especificamente na aquisição lexical. A pesquisa foi realizada com base na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), com 71 alunos do nível A1 da Casa de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará em 2020. Para coletar os dados, elaboramos dois questionários, aplicados em etapas diferentes da pesquisa. Também contamos com uma produção audiovisual dos alunos, que serviu como base para a análise de aquisição lexical através de Type-Token Ratio (TTR). Os resultados apontaram que mais de 91% dos alunos gravaram seus vídeos mais de uma vez. A média de types por participante foi 49.5, enquanto a média de tokens foi 78. Já a média de TTR foi 0.63. A partir dos resultados, observamos que os alunos que gravaram seus vídeos múltiplas vezes obtiveram os maiores TTRs numa escala de 0 a 1, indicando melhor aquisição lexical.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-01-24T19:47:56Z
2023-01-24T19:47:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Larissa Teixeira da; CARDOSO, Lídia Amélia de Barros. Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 27-28. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
978-65-00-61083-3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70241
identifier_str_mv COSTA, Larissa Teixeira da; CARDOSO, Lídia Amélia de Barros. Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 27-28. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
978-65-00-61083-3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028746499719168