Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bouty, Alessandra Marinho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49351
Resumo: No mercado publicitário, a criação de conceitos eficientes e persuasivos é a ferramenta primordial para o sucesso de uma campanha ou ação de comunicação. Aproximadamente desde meados dos anos 1990, peças publicitárias impressas vem sendo construídas predominantemente a partir de imagens com pouco ou nenhum texto, possivelmente com o objetivo de acompanhar a crescente aceleração na captura de informações pelo público-alvo das mensagens. Nessa criação imagética, a conceituação é pautada em técnicas de associação de ideias e geração de moodboards ou quadros conceituais de imagens que condensam a mensagem em uma única imagem. O presente relato traz, à luz das concepções do Gesto do Fazer de Vilém Flusser; de Criatividade e Processos Criativos de Fayga Ostrower e Cecília Almeida Salles e da Retórica Visual, de Gui Bonsiepe, a experiência da utilização de músicas como gatilho para o processo de conceituação visual em turmas de Criação Publicitária do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza
id UFC-7_0670060526ec10c329ccbffb54bbf842
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/49351
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arteCriaçãoPublicidadeComunicaçãoNo mercado publicitário, a criação de conceitos eficientes e persuasivos é a ferramenta primordial para o sucesso de uma campanha ou ação de comunicação. Aproximadamente desde meados dos anos 1990, peças publicitárias impressas vem sendo construídas predominantemente a partir de imagens com pouco ou nenhum texto, possivelmente com o objetivo de acompanhar a crescente aceleração na captura de informações pelo público-alvo das mensagens. Nessa criação imagética, a conceituação é pautada em técnicas de associação de ideias e geração de moodboards ou quadros conceituais de imagens que condensam a mensagem em uma única imagem. O presente relato traz, à luz das concepções do Gesto do Fazer de Vilém Flusser; de Criatividade e Processos Criativos de Fayga Ostrower e Cecília Almeida Salles e da Retórica Visual, de Gui Bonsiepe, a experiência da utilização de músicas como gatilho para o processo de conceituação visual em turmas de Criação Publicitária do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de FortalezaUNIFOR2020-01-20T13:35:42Z2020-01-20T13:35:42Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBOUTY, Alessandra Marinho.Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, 9., 20 out.2017, Fortaleza(CE). Anais...Fortaleza(CE): UNIFOR. 20172179-4332http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49351Bouty, Alessandra Marinhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-20T13:35:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49351Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:20.016584Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte
title Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte
spellingShingle Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte
Bouty, Alessandra Marinho
Criação
Publicidade
Comunicação
title_short Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte
title_full Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte
title_fullStr Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte
title_full_unstemmed Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte
title_sort Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte
author Bouty, Alessandra Marinho
author_facet Bouty, Alessandra Marinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bouty, Alessandra Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Criação
Publicidade
Comunicação
topic Criação
Publicidade
Comunicação
description No mercado publicitário, a criação de conceitos eficientes e persuasivos é a ferramenta primordial para o sucesso de uma campanha ou ação de comunicação. Aproximadamente desde meados dos anos 1990, peças publicitárias impressas vem sendo construídas predominantemente a partir de imagens com pouco ou nenhum texto, possivelmente com o objetivo de acompanhar a crescente aceleração na captura de informações pelo público-alvo das mensagens. Nessa criação imagética, a conceituação é pautada em técnicas de associação de ideias e geração de moodboards ou quadros conceituais de imagens que condensam a mensagem em uma única imagem. O presente relato traz, à luz das concepções do Gesto do Fazer de Vilém Flusser; de Criatividade e Processos Criativos de Fayga Ostrower e Cecília Almeida Salles e da Retórica Visual, de Gui Bonsiepe, a experiência da utilização de músicas como gatilho para o processo de conceituação visual em turmas de Criação Publicitária do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-01-20T13:35:42Z
2020-01-20T13:35:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOUTY, Alessandra Marinho.Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, 9., 20 out.2017, Fortaleza(CE). Anais...Fortaleza(CE): UNIFOR. 2017
2179-4332
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49351
identifier_str_mv BOUTY, Alessandra Marinho.Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, 9., 20 out.2017, Fortaleza(CE). Anais...Fortaleza(CE): UNIFOR. 2017
2179-4332
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFOR
publisher.none.fl_str_mv UNIFOR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028782934589440