Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49351 |
Resumo: | No mercado publicitário, a criação de conceitos eficientes e persuasivos é a ferramenta primordial para o sucesso de uma campanha ou ação de comunicação. Aproximadamente desde meados dos anos 1990, peças publicitárias impressas vem sendo construídas predominantemente a partir de imagens com pouco ou nenhum texto, possivelmente com o objetivo de acompanhar a crescente aceleração na captura de informações pelo público-alvo das mensagens. Nessa criação imagética, a conceituação é pautada em técnicas de associação de ideias e geração de moodboards ou quadros conceituais de imagens que condensam a mensagem em uma única imagem. O presente relato traz, à luz das concepções do Gesto do Fazer de Vilém Flusser; de Criatividade e Processos Criativos de Fayga Ostrower e Cecília Almeida Salles e da Retórica Visual, de Gui Bonsiepe, a experiência da utilização de músicas como gatilho para o processo de conceituação visual em turmas de Criação Publicitária do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza |
id |
UFC-7_0670060526ec10c329ccbffb54bbf842 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/49351 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arteCriaçãoPublicidadeComunicaçãoNo mercado publicitário, a criação de conceitos eficientes e persuasivos é a ferramenta primordial para o sucesso de uma campanha ou ação de comunicação. Aproximadamente desde meados dos anos 1990, peças publicitárias impressas vem sendo construídas predominantemente a partir de imagens com pouco ou nenhum texto, possivelmente com o objetivo de acompanhar a crescente aceleração na captura de informações pelo público-alvo das mensagens. Nessa criação imagética, a conceituação é pautada em técnicas de associação de ideias e geração de moodboards ou quadros conceituais de imagens que condensam a mensagem em uma única imagem. O presente relato traz, à luz das concepções do Gesto do Fazer de Vilém Flusser; de Criatividade e Processos Criativos de Fayga Ostrower e Cecília Almeida Salles e da Retórica Visual, de Gui Bonsiepe, a experiência da utilização de músicas como gatilho para o processo de conceituação visual em turmas de Criação Publicitária do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de FortalezaUNIFOR2020-01-20T13:35:42Z2020-01-20T13:35:42Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBOUTY, Alessandra Marinho.Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, 9., 20 out.2017, Fortaleza(CE). Anais...Fortaleza(CE): UNIFOR. 20172179-4332http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49351Bouty, Alessandra Marinhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-20T13:35:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49351Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:20.016584Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte |
title |
Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte |
spellingShingle |
Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte Bouty, Alessandra Marinho Criação Publicidade Comunicação |
title_short |
Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte |
title_full |
Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte |
title_fullStr |
Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte |
title_full_unstemmed |
Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte |
title_sort |
Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte |
author |
Bouty, Alessandra Marinho |
author_facet |
Bouty, Alessandra Marinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bouty, Alessandra Marinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criação Publicidade Comunicação |
topic |
Criação Publicidade Comunicação |
description |
No mercado publicitário, a criação de conceitos eficientes e persuasivos é a ferramenta primordial para o sucesso de uma campanha ou ação de comunicação. Aproximadamente desde meados dos anos 1990, peças publicitárias impressas vem sendo construídas predominantemente a partir de imagens com pouco ou nenhum texto, possivelmente com o objetivo de acompanhar a crescente aceleração na captura de informações pelo público-alvo das mensagens. Nessa criação imagética, a conceituação é pautada em técnicas de associação de ideias e geração de moodboards ou quadros conceituais de imagens que condensam a mensagem em uma única imagem. O presente relato traz, à luz das concepções do Gesto do Fazer de Vilém Flusser; de Criatividade e Processos Criativos de Fayga Ostrower e Cecília Almeida Salles e da Retórica Visual, de Gui Bonsiepe, a experiência da utilização de músicas como gatilho para o processo de conceituação visual em turmas de Criação Publicitária do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-01-20T13:35:42Z 2020-01-20T13:35:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BOUTY, Alessandra Marinho.Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, 9., 20 out.2017, Fortaleza(CE). Anais...Fortaleza(CE): UNIFOR. 2017 2179-4332 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49351 |
identifier_str_mv |
BOUTY, Alessandra Marinho.Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, 9., 20 out.2017, Fortaleza(CE). Anais...Fortaleza(CE): UNIFOR. 2017 2179-4332 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFOR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028782934589440 |