Uma análise do conceito de ousia em Aristóteles
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trilhas Filosóficas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4034 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é descrever e analisar o conceito de ousia na Metafísica de Aristóteles. Para realizar o exercício reflexivo mencionado, o trabalho em pauta procura mostrar como a ousia aparece na obra do Estagirita, privilegiando inicialmente uma análise a partir dos livros VII, VIII e IX (respectivamente, Dzeta (Ζ), Eta (Η), Teta (Θ)), pois é nesta tríade que Aristóteles se esforça para determinar as causas primeiras, ou seja, os princípios. A ciência do ser enquanto ser, típica ciência dos filósofos, que trata de uma certa universalidade, fato que a distingue das ciências particulares, possibilitará a Aristóteles se distinguir de toda uma tradição filosófica, dialogando com a mesma, mas superando-a através de uma investigação profunda a partir da noção de ousia (substância). Na sequência, o esforço reflexivo recairá sobre o livro XII (Lambda (Ʌ)), que pode ser descrito como um tratado teórico sobre a ousia, pois busca os princípios e as causas das ousiai. Neste sentido, através de um recorte epistemológico e metodológico, almeja-se evidenciar de maneira sucinta, a exposição aristotélica sobre a substância sensível e a substância suprassensível. |
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Uma análise do conceito de ousia em Aristóteles An analysis of the concept of ousia in aristotleOusia, Metafísica, Ser, Ciência, PrincípiosO objetivo deste artigo é descrever e analisar o conceito de ousia na Metafísica de Aristóteles. Para realizar o exercício reflexivo mencionado, o trabalho em pauta procura mostrar como a ousia aparece na obra do Estagirita, privilegiando inicialmente uma análise a partir dos livros VII, VIII e IX (respectivamente, Dzeta (Ζ), Eta (Η), Teta (Θ)), pois é nesta tríade que Aristóteles se esforça para determinar as causas primeiras, ou seja, os princípios. A ciência do ser enquanto ser, típica ciência dos filósofos, que trata de uma certa universalidade, fato que a distingue das ciências particulares, possibilitará a Aristóteles se distinguir de toda uma tradição filosófica, dialogando com a mesma, mas superando-a através de uma investigação profunda a partir da noção de ousia (substância). Na sequência, o esforço reflexivo recairá sobre o livro XII (Lambda (Ʌ)), que pode ser descrito como um tratado teórico sobre a ousia, pois busca os princípios e as causas das ousiai. Neste sentido, através de um recorte epistemológico e metodológico, almeja-se evidenciar de maneira sucinta, a exposição aristotélica sobre a substância sensível e a substância suprassensível.The purpose of this article is to describe and analyze the concept of ousia in Aristotle's Metaphysics. In order to carry out the aforementioned reflective exercise, the work in question seeks to show how ousia appears in the work of the Estagirita, initially privileging an analysis from books VII, VIII and IX (respectively, Dzeta (Ζ), Eta (Η), Teta (Θ)), because it is in this triad that Aristotle strives to determine the first causes, that is, the principles. The science of being as being, a typical science of philosophers, which deals with a certain universality, a fact that distinguishes it from the particular sciences, will enable Aristotle to distinguish himself from an entire philosophical tradition, dialoguing with it, but overcoming it through a deep investigation from the notion of ousia (substance). Subsequently, the reflective effort will fall on book XII (Lambda (Ʌ)), which can be described as a theoretical treatise on ousia, as it seeks the principles and causes of ousiai. In this sense, through an epistemological and methodological approach, the aim is to succinctly highlight the Aristotelian exposition about the sensible substance and the supersensible substance.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/403410.25244/tf.v15i1.4034Trilhas Filosóficas; v. 15 n. 1 (2022): Trilhas Filosóficas: Dossiê Aristóteles dito de muitos modos; 153-1651984-556110.25244/tf.v15i1reponame:Trilhas Filosóficas (Online)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4034/3771Copyright (c) 2023 Gerson Leite de Moraeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite de Moraes, Gerson2023-06-23T20:21:31Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4034Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/oaitrilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br10.25244/tf1984-55611982-7490opendoar:2023-06-23T20:21:31Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
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