Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Tereza Cristina Batista de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46673
Resumo: A transformação da sociedade que o nosso tempo exi­ge revela-se inseparável da auto-superação da razão. (Castoriadis, citado por Morin em Ciência com Consciência). As transformações que vêm ocorrendo no âmbito das atividades sociais suscitam uma série de transformações nos sistemas educacionais. Nesse contexto, a expansão da plata­forma de informação, outrora escassa e de difícil acesso, nos remete ao desafio de selecionar essa informação, interpretá­-la,classificá-la e usá-la na geração de conhecimento. O conhecimento coloca-se, portanto, como o eixo para o qual devem convergir nossas atenções. Mas o que é conhecimento? Quais as condições necessárias para gerá-lo? Sartre, parafraseado por Haguette (1995) postula que somos condenados a conhecer, não podemos escapar à nossa maneira de ser. A sede de conhecer nos leva,dessa forma, a pensar sobre nós mesmos, a natureza que nos cerca e a nossa relação com ela. Segundo Habermas, citado por Haguette (1995}, três interesses fundamentais sintetizam as razões que levam o homem a pensar: Interesse tecnológico- ligado à sobrevivência do ho­mem e ao atendimento de suas necessidades imediatas seja no que se refere ao trabalho ou à vida individual; Interesse comunicativo -liga-se à necessidade huma­na de se comunicar com os outros. A comunicação leva o homem a querer conhecer a si mesmo e aos outros; Interesse emancipatório- refere-se à utopia,à busca de uma tecnologia e uma comunicação verdadeiramente humana,na escolha de valores. Os filósofos postulam que a filosofia proporciona esse conhecimento emancipatório,que leva à aprendizagem das verdadei­ras idéias (HABERMAS apud HAGUETTE, 1995).
id UFC-7_07f26b565d4df43ac5b480611c413c87
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46673
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educaçãoEducaçãoExpansão da plataforma de informaçãoConhecimentoA transformação da sociedade que o nosso tempo exi­ge revela-se inseparável da auto-superação da razão. (Castoriadis, citado por Morin em Ciência com Consciência). As transformações que vêm ocorrendo no âmbito das atividades sociais suscitam uma série de transformações nos sistemas educacionais. Nesse contexto, a expansão da plata­forma de informação, outrora escassa e de difícil acesso, nos remete ao desafio de selecionar essa informação, interpretá­-la,classificá-la e usá-la na geração de conhecimento. O conhecimento coloca-se, portanto, como o eixo para o qual devem convergir nossas atenções. Mas o que é conhecimento? Quais as condições necessárias para gerá-lo? Sartre, parafraseado por Haguette (1995) postula que somos condenados a conhecer, não podemos escapar à nossa maneira de ser. A sede de conhecer nos leva,dessa forma, a pensar sobre nós mesmos, a natureza que nos cerca e a nossa relação com ela. Segundo Habermas, citado por Haguette (1995}, três interesses fundamentais sintetizam as razões que levam o homem a pensar: Interesse tecnológico- ligado à sobrevivência do ho­mem e ao atendimento de suas necessidades imediatas seja no que se refere ao trabalho ou à vida individual; Interesse comunicativo -liga-se à necessidade huma­na de se comunicar com os outros. A comunicação leva o homem a querer conhecer a si mesmo e aos outros; Interesse emancipatório- refere-se à utopia,à busca de uma tecnologia e uma comunicação verdadeiramente humana,na escolha de valores. Os filósofos postulam que a filosofia proporciona esse conhecimento emancipatório,que leva à aprendizagem das verdadei­ras idéias (HABERMAS apud HAGUETTE, 1995).Editora UFC2019-10-10T14:56:04Z2019-10-10T14:56:04Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfLIMA, Tereza Cristina Batista de. Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educação. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 487-49885 7282 188 0http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46673Lima, Tereza Cristina Batista deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-10T14:56:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46673Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:24.698355Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educação
title Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educação
spellingShingle Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educação
Lima, Tereza Cristina Batista de
Educação
Expansão da plataforma de informação
Conhecimento
title_short Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educação
title_full Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educação
title_fullStr Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educação
title_full_unstemmed Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educação
title_sort Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educação
author Lima, Tereza Cristina Batista de
author_facet Lima, Tereza Cristina Batista de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Tereza Cristina Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Expansão da plataforma de informação
Conhecimento
topic Educação
Expansão da plataforma de informação
Conhecimento
description A transformação da sociedade que o nosso tempo exi­ge revela-se inseparável da auto-superação da razão. (Castoriadis, citado por Morin em Ciência com Consciência). As transformações que vêm ocorrendo no âmbito das atividades sociais suscitam uma série de transformações nos sistemas educacionais. Nesse contexto, a expansão da plata­forma de informação, outrora escassa e de difícil acesso, nos remete ao desafio de selecionar essa informação, interpretá­-la,classificá-la e usá-la na geração de conhecimento. O conhecimento coloca-se, portanto, como o eixo para o qual devem convergir nossas atenções. Mas o que é conhecimento? Quais as condições necessárias para gerá-lo? Sartre, parafraseado por Haguette (1995) postula que somos condenados a conhecer, não podemos escapar à nossa maneira de ser. A sede de conhecer nos leva,dessa forma, a pensar sobre nós mesmos, a natureza que nos cerca e a nossa relação com ela. Segundo Habermas, citado por Haguette (1995}, três interesses fundamentais sintetizam as razões que levam o homem a pensar: Interesse tecnológico- ligado à sobrevivência do ho­mem e ao atendimento de suas necessidades imediatas seja no que se refere ao trabalho ou à vida individual; Interesse comunicativo -liga-se à necessidade huma­na de se comunicar com os outros. A comunicação leva o homem a querer conhecer a si mesmo e aos outros; Interesse emancipatório- refere-se à utopia,à busca de uma tecnologia e uma comunicação verdadeiramente humana,na escolha de valores. Os filósofos postulam que a filosofia proporciona esse conhecimento emancipatório,que leva à aprendizagem das verdadei­ras idéias (HABERMAS apud HAGUETTE, 1995).
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-10-10T14:56:04Z
2019-10-10T14:56:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Tereza Cristina Batista de. Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educação. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 487-498
85 7282 188 0
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46673
identifier_str_mv LIMA, Tereza Cristina Batista de. Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educação. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 487-498
85 7282 188 0
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFC
publisher.none.fl_str_mv Editora UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028920663998464