Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46673 |
Resumo: | A transformação da sociedade que o nosso tempo exige revela-se inseparável da auto-superação da razão. (Castoriadis, citado por Morin em Ciência com Consciência). As transformações que vêm ocorrendo no âmbito das atividades sociais suscitam uma série de transformações nos sistemas educacionais. Nesse contexto, a expansão da plataforma de informação, outrora escassa e de difícil acesso, nos remete ao desafio de selecionar essa informação, interpretá-la,classificá-la e usá-la na geração de conhecimento. O conhecimento coloca-se, portanto, como o eixo para o qual devem convergir nossas atenções. Mas o que é conhecimento? Quais as condições necessárias para gerá-lo? Sartre, parafraseado por Haguette (1995) postula que somos condenados a conhecer, não podemos escapar à nossa maneira de ser. A sede de conhecer nos leva,dessa forma, a pensar sobre nós mesmos, a natureza que nos cerca e a nossa relação com ela. Segundo Habermas, citado por Haguette (1995}, três interesses fundamentais sintetizam as razões que levam o homem a pensar: Interesse tecnológico- ligado à sobrevivência do homem e ao atendimento de suas necessidades imediatas seja no que se refere ao trabalho ou à vida individual; Interesse comunicativo -liga-se à necessidade humana de se comunicar com os outros. A comunicação leva o homem a querer conhecer a si mesmo e aos outros; Interesse emancipatório- refere-se à utopia,à busca de uma tecnologia e uma comunicação verdadeiramente humana,na escolha de valores. Os filósofos postulam que a filosofia proporciona esse conhecimento emancipatório,que leva à aprendizagem das verdadeiras idéias (HABERMAS apud HAGUETTE, 1995). |
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