Gestão por processos em uma empresa de plano de saúde: uma estratégia para aumentar a competitividade empresarial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45694 |
Resumo: | Esta monografia tem por objetivo conhecer como a Gestão por Processos contribui como estratégia para aumentar a competitividade de uma empresa do ramo de planos de saúde. O presente estudo de caso foi realizado na sede da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil – Camed, na Cidade de Fortaleza-CE. A Camed atua em toda a Região Nordeste, no Norte de Minas Gerais, tendo também representações nas Cidades de Belo Horizonte - MG, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo considerado o terceiro maior plano de saúde do Ceará, com aproximadamente 120.000 usuários. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da Gestão por Processos dentro de uma visão estratégica, as principais diferenças entre uma empresa estruturada por funções e estruturada por processos e também quais os fatores que influenciam no sucesso empresarial, confrontando a teoria com a prática. Por meio de análise dos documentos disponibilizados pela empresa, dentre os quais o Planejamento Estratégico, e entrevistas com a coordenadora do Projeto de Revisão de Processos, gerentes e colaboradores que tiveram seus processos revisados, foi possível avaliar como a empresa está se estruturando para atender as necessidades e desafios do mercado empresarial. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que diante da sua estrutura organizacional, dividida entre departamentos e cargos hierárquicos (diretoria, superintendências, gerências e coordenações), a empresa está organizada numa estrutura funcional, trabalhando com Gestão de Processos e não Gestão por Processos, sendo que as suas ações estão sempre voltadas para a satisfação do cliente. Verificou-se ainda que não existe uma fórmula ideal de estrutura organizacional, tudo vai depender da situação na qual a empresa se encontra, sua cultura, seus valores. Percebeu-se na Gestão por Processos fatores como velocidade, flexibilidade, integração e estímulo à criatividade, que são fundamentais para que uma empresa consiga maior competitividade no mercado empresarial. Outro fator importante é a participação dos colaboradores nas mudanças que ocorrem nas empresas, o envolvimento desse público é vital para o sucesso do negócio. |
id |
UFC-7_09c7582c66203c599f73b9b0b95c06b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45694 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão por processos em uma empresa de plano de saúde: uma estratégia para aumentar a competitividade empresarialProcessos - GestãoCamedPlanejamento estratégicoReengenharia (Administração)Esta monografia tem por objetivo conhecer como a Gestão por Processos contribui como estratégia para aumentar a competitividade de uma empresa do ramo de planos de saúde. O presente estudo de caso foi realizado na sede da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil – Camed, na Cidade de Fortaleza-CE. A Camed atua em toda a Região Nordeste, no Norte de Minas Gerais, tendo também representações nas Cidades de Belo Horizonte - MG, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo considerado o terceiro maior plano de saúde do Ceará, com aproximadamente 120.000 usuários. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da Gestão por Processos dentro de uma visão estratégica, as principais diferenças entre uma empresa estruturada por funções e estruturada por processos e também quais os fatores que influenciam no sucesso empresarial, confrontando a teoria com a prática. Por meio de análise dos documentos disponibilizados pela empresa, dentre os quais o Planejamento Estratégico, e entrevistas com a coordenadora do Projeto de Revisão de Processos, gerentes e colaboradores que tiveram seus processos revisados, foi possível avaliar como a empresa está se estruturando para atender as necessidades e desafios do mercado empresarial. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que diante da sua estrutura organizacional, dividida entre departamentos e cargos hierárquicos (diretoria, superintendências, gerências e coordenações), a empresa está organizada numa estrutura funcional, trabalhando com Gestão de Processos e não Gestão por Processos, sendo que as suas ações estão sempre voltadas para a satisfação do cliente. Verificou-se ainda que não existe uma fórmula ideal de estrutura organizacional, tudo vai depender da situação na qual a empresa se encontra, sua cultura, seus valores. Percebeu-se na Gestão por Processos fatores como velocidade, flexibilidade, integração e estímulo à criatividade, que são fundamentais para que uma empresa consiga maior competitividade no mercado empresarial. Outro fator importante é a participação dos colaboradores nas mudanças que ocorrem nas empresas, o envolvimento desse público é vital para o sucesso do negócio.2019-09-11T19:09:04Z2019-09-11T19:09:04Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Vilma Moura dos. Gestão por processos em uma empresa de plano de saúde: uma estratégia para aumentar a competitividade empresarial. 2006. 75 f. TCC (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2006.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45694Santos, Vilma Moura dosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T19:09:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45694Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-09-11T19:09:04Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão por processos em uma empresa de plano de saúde: uma estratégia para aumentar a competitividade empresarial |
title |
Gestão por processos em uma empresa de plano de saúde: uma estratégia para aumentar a competitividade empresarial |
spellingShingle |
Gestão por processos em uma empresa de plano de saúde: uma estratégia para aumentar a competitividade empresarial Santos, Vilma Moura dos Processos - Gestão Camed Planejamento estratégico Reengenharia (Administração) |
title_short |
Gestão por processos em uma empresa de plano de saúde: uma estratégia para aumentar a competitividade empresarial |
title_full |
Gestão por processos em uma empresa de plano de saúde: uma estratégia para aumentar a competitividade empresarial |
title_fullStr |
Gestão por processos em uma empresa de plano de saúde: uma estratégia para aumentar a competitividade empresarial |
title_full_unstemmed |
Gestão por processos em uma empresa de plano de saúde: uma estratégia para aumentar a competitividade empresarial |
title_sort |
Gestão por processos em uma empresa de plano de saúde: uma estratégia para aumentar a competitividade empresarial |
author |
Santos, Vilma Moura dos |
author_facet |
Santos, Vilma Moura dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vilma Moura dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos - Gestão Camed Planejamento estratégico Reengenharia (Administração) |
topic |
Processos - Gestão Camed Planejamento estratégico Reengenharia (Administração) |
description |
Esta monografia tem por objetivo conhecer como a Gestão por Processos contribui como estratégia para aumentar a competitividade de uma empresa do ramo de planos de saúde. O presente estudo de caso foi realizado na sede da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil – Camed, na Cidade de Fortaleza-CE. A Camed atua em toda a Região Nordeste, no Norte de Minas Gerais, tendo também representações nas Cidades de Belo Horizonte - MG, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo considerado o terceiro maior plano de saúde do Ceará, com aproximadamente 120.000 usuários. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da Gestão por Processos dentro de uma visão estratégica, as principais diferenças entre uma empresa estruturada por funções e estruturada por processos e também quais os fatores que influenciam no sucesso empresarial, confrontando a teoria com a prática. Por meio de análise dos documentos disponibilizados pela empresa, dentre os quais o Planejamento Estratégico, e entrevistas com a coordenadora do Projeto de Revisão de Processos, gerentes e colaboradores que tiveram seus processos revisados, foi possível avaliar como a empresa está se estruturando para atender as necessidades e desafios do mercado empresarial. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que diante da sua estrutura organizacional, dividida entre departamentos e cargos hierárquicos (diretoria, superintendências, gerências e coordenações), a empresa está organizada numa estrutura funcional, trabalhando com Gestão de Processos e não Gestão por Processos, sendo que as suas ações estão sempre voltadas para a satisfação do cliente. Verificou-se ainda que não existe uma fórmula ideal de estrutura organizacional, tudo vai depender da situação na qual a empresa se encontra, sua cultura, seus valores. Percebeu-se na Gestão por Processos fatores como velocidade, flexibilidade, integração e estímulo à criatividade, que são fundamentais para que uma empresa consiga maior competitividade no mercado empresarial. Outro fator importante é a participação dos colaboradores nas mudanças que ocorrem nas empresas, o envolvimento desse público é vital para o sucesso do negócio. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2019-09-11T19:09:04Z 2019-09-11T19:09:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Vilma Moura dos. Gestão por processos em uma empresa de plano de saúde: uma estratégia para aumentar a competitividade empresarial. 2006. 75 f. TCC (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2006. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45694 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Vilma Moura dos. Gestão por processos em uma empresa de plano de saúde: uma estratégia para aumentar a competitividade empresarial. 2006. 75 f. TCC (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2006. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935792670244864 |