Mapas conceituais como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de química orgânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Suiane Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Reis, Esilene, Cavalcante, Dafne Alexandre, Silva, Maria Goretti de Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48890
Resumo: MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA ALVES, S. C.(Mestrado Profissional em Ensino Ciências e Matemática-ENCIMA; REIS, E. (ENCIMA); CAVALCANTE, D. A. (ENCIMA/DQAFQ) e SILVA, M.G.V.(Orientadora) O presente artigo relata a investigação realizada em uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública na cidade de Maracanaú- CE, que consistiu na utilização dos mapas conceituais (MCs) como ferramenta facilitadora da aprendizagem para o ensino das funções orgânicas nitrogenadas. Mapas conceituais são diagramas indicando relações entre conceitos ou entre palavras, para representar definições, ou seja, são diagramas de significados, de relações significativas, que são utilizados como uma ferramenta nos processos de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa foi realizada em quatro etapas que consistiram de aulas expositivas sobre funções orgânicas nitrogenadas, apresentação e construção de MCs pelos educandos, além de duas avaliações. Observou-se uma evolução no desempenho dos alunos que tiveram contato com esta metodologia, o que permitiu um aprendizado maior por parte daqueles que participaram do estudo e demonstrou a importância da utilização de mapas conceituais como recurso didático em aulas de Química. Os resultados corroboram com a importância dos educadores em buscar metodologias diferenciadas que permitam aos educandos explorar seus potenciais cognitivos em busca de uma aprendizagem prazerosa e reflexões sobre as problemáticas que se apresentam. O aumento na motivação dos alunos diante de novas estratégias de ensino também contribui para que estejam dispostos ao aprendizado.
id UFC-7_0c69300c30f3f90129731c4fef098a23
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48890
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Mapas conceituais como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de química orgânicaMapas conceituaisFunções orgânicasEnsino em químicaMAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA ALVES, S. C.(Mestrado Profissional em Ensino Ciências e Matemática-ENCIMA; REIS, E. (ENCIMA); CAVALCANTE, D. A. (ENCIMA/DQAFQ) e SILVA, M.G.V.(Orientadora) O presente artigo relata a investigação realizada em uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública na cidade de Maracanaú- CE, que consistiu na utilização dos mapas conceituais (MCs) como ferramenta facilitadora da aprendizagem para o ensino das funções orgânicas nitrogenadas. Mapas conceituais são diagramas indicando relações entre conceitos ou entre palavras, para representar definições, ou seja, são diagramas de significados, de relações significativas, que são utilizados como uma ferramenta nos processos de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa foi realizada em quatro etapas que consistiram de aulas expositivas sobre funções orgânicas nitrogenadas, apresentação e construção de MCs pelos educandos, além de duas avaliações. Observou-se uma evolução no desempenho dos alunos que tiveram contato com esta metodologia, o que permitiu um aprendizado maior por parte daqueles que participaram do estudo e demonstrou a importância da utilização de mapas conceituais como recurso didático em aulas de Química. Os resultados corroboram com a importância dos educadores em buscar metodologias diferenciadas que permitam aos educandos explorar seus potenciais cognitivos em busca de uma aprendizagem prazerosa e reflexões sobre as problemáticas que se apresentam. O aumento na motivação dos alunos diante de novas estratégias de ensino também contribui para que estejam dispostos ao aprendizado.Universidade Federal do Ceará2019-12-18T17:02:29Z2019-12-18T17:02:29Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALVES, Suiane Costa et al. Mapas conceituais como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de química orgânica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48890Alves, Suiane CostaReis, EsileneCavalcante, Dafne AlexandreSilva, Maria Goretti de Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:28:33Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48890Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:28:33Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapas conceituais como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de química orgânica
title Mapas conceituais como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de química orgânica
spellingShingle Mapas conceituais como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de química orgânica
Alves, Suiane Costa
Mapas conceituais
Funções orgânicas
Ensino em química
title_short Mapas conceituais como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de química orgânica
title_full Mapas conceituais como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de química orgânica
title_fullStr Mapas conceituais como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de química orgânica
title_full_unstemmed Mapas conceituais como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de química orgânica
title_sort Mapas conceituais como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de química orgânica
author Alves, Suiane Costa
author_facet Alves, Suiane Costa
Reis, Esilene
Cavalcante, Dafne Alexandre
Silva, Maria Goretti de Vasconcelos
author_role author
author2 Reis, Esilene
Cavalcante, Dafne Alexandre
Silva, Maria Goretti de Vasconcelos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Suiane Costa
Reis, Esilene
Cavalcante, Dafne Alexandre
Silva, Maria Goretti de Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas conceituais
Funções orgânicas
Ensino em química
topic Mapas conceituais
Funções orgânicas
Ensino em química
description MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA ALVES, S. C.(Mestrado Profissional em Ensino Ciências e Matemática-ENCIMA; REIS, E. (ENCIMA); CAVALCANTE, D. A. (ENCIMA/DQAFQ) e SILVA, M.G.V.(Orientadora) O presente artigo relata a investigação realizada em uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública na cidade de Maracanaú- CE, que consistiu na utilização dos mapas conceituais (MCs) como ferramenta facilitadora da aprendizagem para o ensino das funções orgânicas nitrogenadas. Mapas conceituais são diagramas indicando relações entre conceitos ou entre palavras, para representar definições, ou seja, são diagramas de significados, de relações significativas, que são utilizados como uma ferramenta nos processos de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa foi realizada em quatro etapas que consistiram de aulas expositivas sobre funções orgânicas nitrogenadas, apresentação e construção de MCs pelos educandos, além de duas avaliações. Observou-se uma evolução no desempenho dos alunos que tiveram contato com esta metodologia, o que permitiu um aprendizado maior por parte daqueles que participaram do estudo e demonstrou a importância da utilização de mapas conceituais como recurso didático em aulas de Química. Os resultados corroboram com a importância dos educadores em buscar metodologias diferenciadas que permitam aos educandos explorar seus potenciais cognitivos em busca de uma aprendizagem prazerosa e reflexões sobre as problemáticas que se apresentam. O aumento na motivação dos alunos diante de novas estratégias de ensino também contribui para que estejam dispostos ao aprendizado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-18T17:02:29Z
2019-12-18T17:02:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Suiane Costa et al. Mapas conceituais como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de química orgânica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48890
identifier_str_mv ALVES, Suiane Costa et al. Mapas conceituais como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de química orgânica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806790986366976