O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67317 |
Resumo: | The present work had the broad objective of analyzing, from the students' point of view, the importance of the History of Mathematics as a methodological resource. To achieve this objective, a qualitative and exploratory research was carried out with students from two classes of the 9th of elementary school II in the municipality of Maranguape - CE. Projecting to contribute to the teaching-learning process, the work reflects on the use of the History of Mathematics and if this tool can make classes more dynamic and interesting, provide better performance for teachers and students |
id |
UFC-7_0c7b45e25d7c0524cc9c3d32e434b11f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/67317 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental IIThe teaching of the history of mathematics and the importance of this science for the sociocultural formation of students in the 9th year of elementary school IIMatemática - HistóriaMetodologiaThe present work had the broad objective of analyzing, from the students' point of view, the importance of the History of Mathematics as a methodological resource. To achieve this objective, a qualitative and exploratory research was carried out with students from two classes of the 9th of elementary school II in the municipality of Maranguape - CE. Projecting to contribute to the teaching-learning process, the work reflects on the use of the History of Mathematics and if this tool can make classes more dynamic and interesting, provide better performance for teachers and studentsO presente trabalho teve como objetivo amplo analisar, sob a ótica dos alunos, a importância da História da Matemática como recurso metodológico. Para atingir tal objetivo realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter exploratório com alunos de duas turmas do 9° do ensino fundamental II do Município Maranguape – CE. Projetando contribuir para o processo de ensino aprendizagem o trabalho faz uma reflexão sobre o uso da História da Matemática e se essa ferramenta pode deixar as aulas mais dinâmicas e interessantes, resultando em melhor desempenho de professores e alunos.Lima, Antonia Jacinta BarbosaMartins, Antonia Renagyla Pereira2022-07-21T12:42:23Z2022-07-21T12:42:23Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARTINS, Antonia Renagyla Pereira. O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II. 2020. 24 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Maranguape, 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67317porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-21T16:52:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/67317Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2022-07-21T16:52:25Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II The teaching of the history of mathematics and the importance of this science for the sociocultural formation of students in the 9th year of elementary school II |
title |
O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II |
spellingShingle |
O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II Martins, Antonia Renagyla Pereira Matemática - História Metodologia |
title_short |
O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II |
title_full |
O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II |
title_fullStr |
O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II |
title_sort |
O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II |
author |
Martins, Antonia Renagyla Pereira |
author_facet |
Martins, Antonia Renagyla Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Antonia Jacinta Barbosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Antonia Renagyla Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - História Metodologia |
topic |
Matemática - História Metodologia |
description |
The present work had the broad objective of analyzing, from the students' point of view, the importance of the History of Mathematics as a methodological resource. To achieve this objective, a qualitative and exploratory research was carried out with students from two classes of the 9th of elementary school II in the municipality of Maranguape - CE. Projecting to contribute to the teaching-learning process, the work reflects on the use of the History of Mathematics and if this tool can make classes more dynamic and interesting, provide better performance for teachers and students |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-07-21T12:42:23Z 2022-07-21T12:42:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, Antonia Renagyla Pereira. O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II. 2020. 24 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Maranguape, 2020. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67317 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Antonia Renagyla Pereira. O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II. 2020. 24 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Maranguape, 2020. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935820288688128 |