O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Antonia Renagyla Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67317
Resumo: The present work had the broad objective of analyzing, from the students' point of view, the importance of the History of Mathematics as a methodological resource. To achieve this objective, a qualitative and exploratory research was carried out with students from two classes of the 9th of elementary school II in the municipality of Maranguape - CE. Projecting to contribute to the teaching-learning process, the work reflects on the use of the History of Mathematics and if this tool can make classes more dynamic and interesting, provide better performance for teachers and students
id UFC-7_0c7b45e25d7c0524cc9c3d32e434b11f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/67317
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental IIThe teaching of the history of mathematics and the importance of this science for the sociocultural formation of students in the 9th year of elementary school IIMatemática - HistóriaMetodologiaThe present work had the broad objective of analyzing, from the students' point of view, the importance of the History of Mathematics as a methodological resource. To achieve this objective, a qualitative and exploratory research was carried out with students from two classes of the 9th of elementary school II in the municipality of Maranguape - CE. Projecting to contribute to the teaching-learning process, the work reflects on the use of the History of Mathematics and if this tool can make classes more dynamic and interesting, provide better performance for teachers and studentsO presente trabalho teve como objetivo amplo analisar, sob a ótica dos alunos, a importância da História da Matemática como recurso metodológico. Para atingir tal objetivo realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter exploratório com alunos de duas turmas do 9° do ensino fundamental II do Município Maranguape – CE. Projetando contribuir para o processo de ensino aprendizagem o trabalho faz uma reflexão sobre o uso da História da Matemática e se essa ferramenta pode deixar as aulas mais dinâmicas e interessantes, resultando em melhor desempenho de professores e alunos.Lima, Antonia Jacinta BarbosaMartins, Antonia Renagyla Pereira2022-07-21T12:42:23Z2022-07-21T12:42:23Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARTINS, Antonia Renagyla Pereira. O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II. 2020. 24 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Maranguape, 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67317porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-21T16:52:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/67317Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2022-07-21T16:52:25Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II
The teaching of the history of mathematics and the importance of this science for the sociocultural formation of students in the 9th year of elementary school II
title O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II
spellingShingle O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II
Martins, Antonia Renagyla Pereira
Matemática - História
Metodologia
title_short O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II
title_full O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II
title_fullStr O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II
title_full_unstemmed O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II
title_sort O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II
author Martins, Antonia Renagyla Pereira
author_facet Martins, Antonia Renagyla Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Antonia Jacinta Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Antonia Renagyla Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - História
Metodologia
topic Matemática - História
Metodologia
description The present work had the broad objective of analyzing, from the students' point of view, the importance of the History of Mathematics as a methodological resource. To achieve this objective, a qualitative and exploratory research was carried out with students from two classes of the 9th of elementary school II in the municipality of Maranguape - CE. Projecting to contribute to the teaching-learning process, the work reflects on the use of the History of Mathematics and if this tool can make classes more dynamic and interesting, provide better performance for teachers and students
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-07-21T12:42:23Z
2022-07-21T12:42:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Antonia Renagyla Pereira. O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II. 2020. 24 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Maranguape, 2020.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67317
identifier_str_mv MARTINS, Antonia Renagyla Pereira. O ensino da história da matemática e a importância dessa ciência para a formação sociocultural dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II. 2020. 24 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Maranguape, 2020.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935820288688128