Um estudo junto a consumidores de baixa renda: atributos que influenciam a escolha de um supermercado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29624 |
Resumo: | This work aims to investigate which factors have more influence on low-income consumers for choosing a supermarket. This concern is justified by the purchasing power this consumer has been gaining lately and, due to their limited budget, most of the family income is intended for consumer staples, like food. The low-income market is gaining economic relevance, and companies need to understand the peculiarities and preferences of this consumer. Companies that operate in this market adopt strategies according to the aspect they choose to emphasize to attract customers, such as price, location and easy access to credit. This work considered as low-income consumers, the ones that belong to the C, D and E classes identified by the criteria of socio-economic classification of the Brazilian Association of Market Research. As methodology, it has been used a questionnaire consisting in 10 questions applied through personal interview. For the purpose of sample, 58 consumers from supermarket Compre Max, located in the neighborhood of Presidente Kennedy, were interviewed. |
id |
UFC-7_0c9bfeb722ad063142ba1e1a9d1db404 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/29624 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo junto a consumidores de baixa renda: atributos que influenciam a escolha de um supermercadoPobres como consumidoresComportamento do consumidorSupermercadosThis work aims to investigate which factors have more influence on low-income consumers for choosing a supermarket. This concern is justified by the purchasing power this consumer has been gaining lately and, due to their limited budget, most of the family income is intended for consumer staples, like food. The low-income market is gaining economic relevance, and companies need to understand the peculiarities and preferences of this consumer. Companies that operate in this market adopt strategies according to the aspect they choose to emphasize to attract customers, such as price, location and easy access to credit. This work considered as low-income consumers, the ones that belong to the C, D and E classes identified by the criteria of socio-economic classification of the Brazilian Association of Market Research. As methodology, it has been used a questionnaire consisting in 10 questions applied through personal interview. For the purpose of sample, 58 consumers from supermarket Compre Max, located in the neighborhood of Presidente Kennedy, were interviewed.Este trabalho tem como objetivo investigar quais fatores exercem maior influência no consumidor de baixa renda para a escolha de um supermercado. Esta preocupação se justifica ao se perceber que esse consumidor vem ganhando poder de compra e devido ao orçamento limitado, maior parte da renda familiar desse consumidor é destinado a produtos básicos como alimentos. O mercado de baixa renda vem ganhando relevância econômica, e as empresas precisam conhecer as peculiaridades e preferências desse consumidor. Empresas que atuam nesse mercado adotam estratégias de acordo com a ênfase que escolhem para atrair seus clientes como preços, localização e fácil acesso ao crédito. Para este trabalho considerou-se como consumidor de baixa renda, os consumidores pertencentes as classes C, D e E. Identificados através do critério de classificação sócio-econômico da Associação Brasileira de Empresas de pesquisa. Na metodologia foi utilizado um questionário, aplicado através de entrevista pessoal constando nesse 10 questões. Para efeito de amostra foram entrevistados 58 consumidores do supermercado Compre Max, localizado no bairro Presidente Kennedy.Silva, Áurio Lúcio Leocádio daSouza, Viviane Moreira Barbosa de2018-02-09T17:32:34Z2018-02-09T17:32:34Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Viviane Moreira Barbosa de. Um estudo junto a consumidores de baixa renda: atributos que influenciam a escolha de um supermercado. 2013. 63 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29624porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-24T19:31:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/29624Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-01-24T19:31:41Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo junto a consumidores de baixa renda: atributos que influenciam a escolha de um supermercado |
title |
Um estudo junto a consumidores de baixa renda: atributos que influenciam a escolha de um supermercado |
spellingShingle |
Um estudo junto a consumidores de baixa renda: atributos que influenciam a escolha de um supermercado Souza, Viviane Moreira Barbosa de Pobres como consumidores Comportamento do consumidor Supermercados |
title_short |
Um estudo junto a consumidores de baixa renda: atributos que influenciam a escolha de um supermercado |
title_full |
Um estudo junto a consumidores de baixa renda: atributos que influenciam a escolha de um supermercado |
title_fullStr |
Um estudo junto a consumidores de baixa renda: atributos que influenciam a escolha de um supermercado |
title_full_unstemmed |
Um estudo junto a consumidores de baixa renda: atributos que influenciam a escolha de um supermercado |
title_sort |
Um estudo junto a consumidores de baixa renda: atributos que influenciam a escolha de um supermercado |
author |
Souza, Viviane Moreira Barbosa de |
author_facet |
Souza, Viviane Moreira Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Áurio Lúcio Leocádio da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Viviane Moreira Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pobres como consumidores Comportamento do consumidor Supermercados |
topic |
Pobres como consumidores Comportamento do consumidor Supermercados |
description |
This work aims to investigate which factors have more influence on low-income consumers for choosing a supermarket. This concern is justified by the purchasing power this consumer has been gaining lately and, due to their limited budget, most of the family income is intended for consumer staples, like food. The low-income market is gaining economic relevance, and companies need to understand the peculiarities and preferences of this consumer. Companies that operate in this market adopt strategies according to the aspect they choose to emphasize to attract customers, such as price, location and easy access to credit. This work considered as low-income consumers, the ones that belong to the C, D and E classes identified by the criteria of socio-economic classification of the Brazilian Association of Market Research. As methodology, it has been used a questionnaire consisting in 10 questions applied through personal interview. For the purpose of sample, 58 consumers from supermarket Compre Max, located in the neighborhood of Presidente Kennedy, were interviewed. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2018-02-09T17:32:34Z 2018-02-09T17:32:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Viviane Moreira Barbosa de. Um estudo junto a consumidores de baixa renda: atributos que influenciam a escolha de um supermercado. 2013. 63 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29624 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Viviane Moreira Barbosa de. Um estudo junto a consumidores de baixa renda: atributos que influenciam a escolha de um supermercado. 2013. 63 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1823806427125252096 |