Satisfação e lealdade dos consumidores de um supermercado a partir da avaliação dos atributos da loja
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/23794 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018. |
id |
UNB-2_8076f4d877031ba405aa9e480763b6ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/23794 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Gomes, Lorena de AlmeidaWatanabe, Eluiza Alberto de MoraisGOMES, Lorena de Almeida. Satisfação e lealdade dos consumidores de um supermercado a partir da avaliação dos atributos da loja. 2018. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/23794Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.Esta pesquisa teve como objetivo a análise da influência dos atributos do supermercado na satisfação e lealdade dos consumidores. Assim, procurou-se responder a seguinte pergunta de pesquisa: qual a influência dos atributos do supermercado no grau de satisfação e lealdade dos consumidores? Para tanto, foram identificados na literatura 20 itens de maior destaque que foram enquadrados em cinco atributos principais: ambiente da loja, atendimento, preço, conveniência e merchandising. Com relação aos procedimentos metodológicos que compõem o presente estudo, optou-se por uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e com corte transversal. A coleta dos dados foi feita por meio de questionário online com 164 consumidores. Para a análise dos dados valeu-se da Análise Fatorial Exploratória (AFE), Correlação de Pearson e Regressão Linear Múltipla. A AFE identificou 4 fatores relativos aos atributos: hospitalidade, preço e promoção, ambiente e acessibilidade. Com relação a satisfação, seus preditores foram: hospitalidade, preço e promoção e ambiente. Já a lealdade pôde ser explicada apenas pela hospitalidade e, pelo preço e promoção. Com relação as contribuições desta pesquisa, foi identificado que o atendimento juntamente com fatores sensoriais como cheiro e temperatura, além de cores da loja, carrinhos e cestinhas são elementos de destaque na satisfação e na lealdade dos consumidores e cabe aos varejistas de supermercado investirem esforços que alinhem suas estratégias às necessidades dos seus consumidores.Submitted by Tania Malheiros (tania@bce.unb.br) on 2020-04-07T12:33:34Z No. of bitstreams: 1 2018_LorenaDeAlmeidaGomes.pdf: 840489 bytes, checksum: 74d20887f5cb422cee902667f058c42b (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-04-28T22:25:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_LorenaDeAlmeidaGomes.pdf: 840489 bytes, checksum: 74d20887f5cb422cee902667f058c42b (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-28T22:25:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_LorenaDeAlmeidaGomes.pdf: 840489 bytes, checksum: 74d20887f5cb422cee902667f058c42b (MD5)SupermercadosSatisfação do consumidorConsumidores - comportamento de compraComportamento do consumidorSatisfação e lealdade dos consumidores de um supermercado a partir da avaliação dos atributos da lojainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-04-28T22:25:38Z2020-04-28T22:25:38Z2018-11-23info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23794/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_LorenaDeAlmeidaGomes.pdf2018_LorenaDeAlmeidaGomes.pdfapplication/pdf840489http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23794/1/2018_LorenaDeAlmeidaGomes.pdf74d20887f5cb422cee902667f058c42bMD5110483/237942020-04-29 14:57:42.209oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-04-29T17:57:42Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Satisfação e lealdade dos consumidores de um supermercado a partir da avaliação dos atributos da loja |
title |
Satisfação e lealdade dos consumidores de um supermercado a partir da avaliação dos atributos da loja |
spellingShingle |
Satisfação e lealdade dos consumidores de um supermercado a partir da avaliação dos atributos da loja Gomes, Lorena de Almeida Supermercados Satisfação do consumidor Consumidores - comportamento de compra Comportamento do consumidor |
title_short |
Satisfação e lealdade dos consumidores de um supermercado a partir da avaliação dos atributos da loja |
title_full |
Satisfação e lealdade dos consumidores de um supermercado a partir da avaliação dos atributos da loja |
title_fullStr |
Satisfação e lealdade dos consumidores de um supermercado a partir da avaliação dos atributos da loja |
title_full_unstemmed |
Satisfação e lealdade dos consumidores de um supermercado a partir da avaliação dos atributos da loja |
title_sort |
Satisfação e lealdade dos consumidores de um supermercado a partir da avaliação dos atributos da loja |
author |
Gomes, Lorena de Almeida |
author_facet |
Gomes, Lorena de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Lorena de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
contributor_str_mv |
Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Supermercados Satisfação do consumidor Consumidores - comportamento de compra Comportamento do consumidor |
topic |
Supermercados Satisfação do consumidor Consumidores - comportamento de compra Comportamento do consumidor |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-11-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-28T22:25:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-28T22:25:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES, Lorena de Almeida. Satisfação e lealdade dos consumidores de um supermercado a partir da avaliação dos atributos da loja. 2018. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/23794 |
identifier_str_mv |
GOMES, Lorena de Almeida. Satisfação e lealdade dos consumidores de um supermercado a partir da avaliação dos atributos da loja. 2018. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/23794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23794/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23794/1/2018_LorenaDeAlmeidaGomes.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 74d20887f5cb422cee902667f058c42b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908000607305728 |