Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42084 |
Resumo: | Introdução: A introdução do computador e o desenvolvimento de softwares educativos na educação têm provocado uma verdadeira revolução na concepção de ensino e de aprendizagem. No Brasil, tais aplicativos relacionados com o ensino da química têm sido objeto de estudo de grupos de pesquisas, que desenvolveram várias ferramentas computacionais com o intuito de facilitar o aprendizado dos estudantes em diferentes temas. Em nossa experiência de ensino, temos identificado uma acentuada dificuldade dos alunos no aprendizado da estequiometria. Este cenário nos motivou a desenvolver um software educativo que abordasse cálculos estequiométricos. Objetivos: Desenvolver um aplicativo móvel educacional com o intuito de auxiliar professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem em estequiometria. Metodologia: Inicialmente, foram escolhidos 11 exercícios que abordam diferentes tipos de cálculos estequiométrios. A seguir, utilizando a plataforma Android, foi desenvolvida uma aplicação que possibilitasse a escolha do exercício, a inserção de dados e a obtenção de resultados. Resultados: O software desenvolvido permite aos usuários, de forma interativa, exercitar o balanceamento de equações químicas e simular cálculos estequiométricos envolvendo reagentes limitantes e em excesso, produção teórica e rendimento percentual, gravimetria e titulometria ácido forte-base forte. Além de resultados numéricos, o software fornece ao usuário o raciocínio que levou aos resultados apresentados, utilizando os dados inseridos pelo próprio usuário. Conclusão: O software desenvolvido é de fácil utilização, podendo ser explorado como uma ferramenta didático-computacional auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de estequiometria, será disponibilizado gratuitamente na Google Play Store. |
id |
UFC-7_0ca73a8bac2a502544a531b593212db7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42084 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometriaSoftware educacionalEstequiometriaAplicativo móvelIntrodução: A introdução do computador e o desenvolvimento de softwares educativos na educação têm provocado uma verdadeira revolução na concepção de ensino e de aprendizagem. No Brasil, tais aplicativos relacionados com o ensino da química têm sido objeto de estudo de grupos de pesquisas, que desenvolveram várias ferramentas computacionais com o intuito de facilitar o aprendizado dos estudantes em diferentes temas. Em nossa experiência de ensino, temos identificado uma acentuada dificuldade dos alunos no aprendizado da estequiometria. Este cenário nos motivou a desenvolver um software educativo que abordasse cálculos estequiométricos. Objetivos: Desenvolver um aplicativo móvel educacional com o intuito de auxiliar professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem em estequiometria. Metodologia: Inicialmente, foram escolhidos 11 exercícios que abordam diferentes tipos de cálculos estequiométrios. A seguir, utilizando a plataforma Android, foi desenvolvida uma aplicação que possibilitasse a escolha do exercício, a inserção de dados e a obtenção de resultados. Resultados: O software desenvolvido permite aos usuários, de forma interativa, exercitar o balanceamento de equações químicas e simular cálculos estequiométricos envolvendo reagentes limitantes e em excesso, produção teórica e rendimento percentual, gravimetria e titulometria ácido forte-base forte. Além de resultados numéricos, o software fornece ao usuário o raciocínio que levou aos resultados apresentados, utilizando os dados inseridos pelo próprio usuário. Conclusão: O software desenvolvido é de fácil utilização, podendo ser explorado como uma ferramenta didático-computacional auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de estequiometria, será disponibilizado gratuitamente na Google Play Store.Universidade Federal do Ceará2019-05-28T18:09:08Z2019-05-28T18:09:08Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMOREIRA, Alysson Façanha; LEITE JÚNIOR, Antônio José Melo; ALEXANDRE, Vladymir de Lima Bezerra; SILVA JÚNIOR, José Nunes da Silva. Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42084Moreira, Alysson FaçanhaLeite Júnior, Antônio José MeloAlexandre, Francisco Serra OliveiraBezerra, Vladymir de LimaSilva Júnior, José Nunes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:46:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42084Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:27.446366Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria |
title |
Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria Moreira, Alysson Façanha Software educacional Estequiometria Aplicativo móvel |
title_short |
Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria |
title_full |
Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria |
title_sort |
Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria |
author |
Moreira, Alysson Façanha |
author_facet |
Moreira, Alysson Façanha Leite Júnior, Antônio José Melo Alexandre, Francisco Serra Oliveira Bezerra, Vladymir de Lima Silva Júnior, José Nunes da |
author_role |
author |
author2 |
Leite Júnior, Antônio José Melo Alexandre, Francisco Serra Oliveira Bezerra, Vladymir de Lima Silva Júnior, José Nunes da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Alysson Façanha Leite Júnior, Antônio José Melo Alexandre, Francisco Serra Oliveira Bezerra, Vladymir de Lima Silva Júnior, José Nunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software educacional Estequiometria Aplicativo móvel |
topic |
Software educacional Estequiometria Aplicativo móvel |
description |
Introdução: A introdução do computador e o desenvolvimento de softwares educativos na educação têm provocado uma verdadeira revolução na concepção de ensino e de aprendizagem. No Brasil, tais aplicativos relacionados com o ensino da química têm sido objeto de estudo de grupos de pesquisas, que desenvolveram várias ferramentas computacionais com o intuito de facilitar o aprendizado dos estudantes em diferentes temas. Em nossa experiência de ensino, temos identificado uma acentuada dificuldade dos alunos no aprendizado da estequiometria. Este cenário nos motivou a desenvolver um software educativo que abordasse cálculos estequiométricos. Objetivos: Desenvolver um aplicativo móvel educacional com o intuito de auxiliar professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem em estequiometria. Metodologia: Inicialmente, foram escolhidos 11 exercícios que abordam diferentes tipos de cálculos estequiométrios. A seguir, utilizando a plataforma Android, foi desenvolvida uma aplicação que possibilitasse a escolha do exercício, a inserção de dados e a obtenção de resultados. Resultados: O software desenvolvido permite aos usuários, de forma interativa, exercitar o balanceamento de equações químicas e simular cálculos estequiométricos envolvendo reagentes limitantes e em excesso, produção teórica e rendimento percentual, gravimetria e titulometria ácido forte-base forte. Além de resultados numéricos, o software fornece ao usuário o raciocínio que levou aos resultados apresentados, utilizando os dados inseridos pelo próprio usuário. Conclusão: O software desenvolvido é de fácil utilização, podendo ser explorado como uma ferramenta didático-computacional auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de estequiometria, será disponibilizado gratuitamente na Google Play Store. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-05-28T18:09:08Z 2019-05-28T18:09:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOREIRA, Alysson Façanha; LEITE JÚNIOR, Antônio José Melo; ALEXANDRE, Vladymir de Lima Bezerra; SILVA JÚNIOR, José Nunes da Silva. Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42084 |
identifier_str_mv |
MOREIRA, Alysson Façanha; LEITE JÚNIOR, Antônio José Melo; ALEXANDRE, Vladymir de Lima Bezerra; SILVA JÚNIOR, José Nunes da Silva. Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029043502579712 |