Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Alysson Façanha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Leite Júnior, Antônio José Melo, Alexandre, Francisco Serra Oliveira, Bezerra, Vladymir de Lima, Silva Júnior, José Nunes da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42084
Resumo: Introdução: A introdução do computador e o desenvolvimento de softwares educativos na educação têm provocado uma verdadeira revolução na concepção de ensino e de aprendizagem. No Brasil, tais aplicativos relacionados com o ensino da química têm sido objeto de estudo de grupos de pesquisas, que desenvolveram várias ferramentas computacionais com o intuito de facilitar o aprendizado dos estudantes em diferentes temas. Em nossa experiência de ensino, temos identificado uma acentuada dificuldade dos alunos no aprendizado da estequiometria. Este cenário nos motivou a desenvolver um software educativo que abordasse cálculos estequiométricos. Objetivos: Desenvolver um aplicativo móvel educacional com o intuito de auxiliar professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem em estequiometria. Metodologia: Inicialmente, foram escolhidos 11 exercícios que abordam diferentes tipos de cálculos estequiométrios. A seguir, utilizando a plataforma Android, foi desenvolvida uma aplicação que possibilitasse a escolha do exercício, a inserção de dados e a obtenção de resultados. Resultados: O software desenvolvido permite aos usuários, de forma interativa, exercitar o balanceamento de equações químicas e simular cálculos estequiométricos envolvendo reagentes limitantes e em excesso, produção teórica e rendimento percentual, gravimetria e titulometria ácido forte-base forte. Além de resultados numéricos, o software fornece ao usuário o raciocínio que levou aos resultados apresentados, utilizando os dados inseridos pelo próprio usuário. Conclusão: O software desenvolvido é de fácil utilização, podendo ser explorado como uma ferramenta didático-computacional auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de estequiometria, será disponibilizado gratuitamente na Google Play Store.
id UFC-7_0ca73a8bac2a502544a531b593212db7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42084
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometriaSoftware educacionalEstequiometriaAplicativo móvelIntrodução: A introdução do computador e o desenvolvimento de softwares educativos na educação têm provocado uma verdadeira revolução na concepção de ensino e de aprendizagem. No Brasil, tais aplicativos relacionados com o ensino da química têm sido objeto de estudo de grupos de pesquisas, que desenvolveram várias ferramentas computacionais com o intuito de facilitar o aprendizado dos estudantes em diferentes temas. Em nossa experiência de ensino, temos identificado uma acentuada dificuldade dos alunos no aprendizado da estequiometria. Este cenário nos motivou a desenvolver um software educativo que abordasse cálculos estequiométricos. Objetivos: Desenvolver um aplicativo móvel educacional com o intuito de auxiliar professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem em estequiometria. Metodologia: Inicialmente, foram escolhidos 11 exercícios que abordam diferentes tipos de cálculos estequiométrios. A seguir, utilizando a plataforma Android, foi desenvolvida uma aplicação que possibilitasse a escolha do exercício, a inserção de dados e a obtenção de resultados. Resultados: O software desenvolvido permite aos usuários, de forma interativa, exercitar o balanceamento de equações químicas e simular cálculos estequiométricos envolvendo reagentes limitantes e em excesso, produção teórica e rendimento percentual, gravimetria e titulometria ácido forte-base forte. Além de resultados numéricos, o software fornece ao usuário o raciocínio que levou aos resultados apresentados, utilizando os dados inseridos pelo próprio usuário. Conclusão: O software desenvolvido é de fácil utilização, podendo ser explorado como uma ferramenta didático-computacional auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de estequiometria, será disponibilizado gratuitamente na Google Play Store.Universidade Federal do Ceará2019-05-28T18:09:08Z2019-05-28T18:09:08Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMOREIRA, Alysson Façanha; LEITE JÚNIOR, Antônio José Melo; ALEXANDRE, Vladymir de Lima Bezerra; SILVA JÚNIOR, José Nunes da Silva. Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42084Moreira, Alysson FaçanhaLeite Júnior, Antônio José MeloAlexandre, Francisco Serra OliveiraBezerra, Vladymir de LimaSilva Júnior, José Nunes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:46:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42084Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:27.446366Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria
title Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria
spellingShingle Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria
Moreira, Alysson Façanha
Software educacional
Estequiometria
Aplicativo móvel
title_short Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria
title_full Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria
title_fullStr Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria
title_sort Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria
author Moreira, Alysson Façanha
author_facet Moreira, Alysson Façanha
Leite Júnior, Antônio José Melo
Alexandre, Francisco Serra Oliveira
Bezerra, Vladymir de Lima
Silva Júnior, José Nunes da
author_role author
author2 Leite Júnior, Antônio José Melo
Alexandre, Francisco Serra Oliveira
Bezerra, Vladymir de Lima
Silva Júnior, José Nunes da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Alysson Façanha
Leite Júnior, Antônio José Melo
Alexandre, Francisco Serra Oliveira
Bezerra, Vladymir de Lima
Silva Júnior, José Nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Software educacional
Estequiometria
Aplicativo móvel
topic Software educacional
Estequiometria
Aplicativo móvel
description Introdução: A introdução do computador e o desenvolvimento de softwares educativos na educação têm provocado uma verdadeira revolução na concepção de ensino e de aprendizagem. No Brasil, tais aplicativos relacionados com o ensino da química têm sido objeto de estudo de grupos de pesquisas, que desenvolveram várias ferramentas computacionais com o intuito de facilitar o aprendizado dos estudantes em diferentes temas. Em nossa experiência de ensino, temos identificado uma acentuada dificuldade dos alunos no aprendizado da estequiometria. Este cenário nos motivou a desenvolver um software educativo que abordasse cálculos estequiométricos. Objetivos: Desenvolver um aplicativo móvel educacional com o intuito de auxiliar professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem em estequiometria. Metodologia: Inicialmente, foram escolhidos 11 exercícios que abordam diferentes tipos de cálculos estequiométrios. A seguir, utilizando a plataforma Android, foi desenvolvida uma aplicação que possibilitasse a escolha do exercício, a inserção de dados e a obtenção de resultados. Resultados: O software desenvolvido permite aos usuários, de forma interativa, exercitar o balanceamento de equações químicas e simular cálculos estequiométricos envolvendo reagentes limitantes e em excesso, produção teórica e rendimento percentual, gravimetria e titulometria ácido forte-base forte. Além de resultados numéricos, o software fornece ao usuário o raciocínio que levou aos resultados apresentados, utilizando os dados inseridos pelo próprio usuário. Conclusão: O software desenvolvido é de fácil utilização, podendo ser explorado como uma ferramenta didático-computacional auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de estequiometria, será disponibilizado gratuitamente na Google Play Store.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-05-28T18:09:08Z
2019-05-28T18:09:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Alysson Façanha; LEITE JÚNIOR, Antônio José Melo; ALEXANDRE, Vladymir de Lima Bezerra; SILVA JÚNIOR, José Nunes da Silva. Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42084
identifier_str_mv MOREIRA, Alysson Façanha; LEITE JÚNIOR, Antônio José Melo; ALEXANDRE, Vladymir de Lima Bezerra; SILVA JÚNIOR, José Nunes da Silva. Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029043502579712