A curiosidade como produção do conhecimento discente no processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrício, Nívea da Costa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Matos, Francisca Juliana de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21129
Resumo: This work aims to show the importance of curiosity in the student knowledge production, specifically what Freire calls the “epistemological curiosity”, which is responsible for stimulating questions and doubts. However, the educator must provide students with security and freedom to express it freely their ideas for us to build their own autonomy. It is used for this, the dialogic method of Paulo Freire, Pedagogy of his work and autonomy as key sources to understand that the student is the subject of production of his intelligence and his freedom. This work discusses the role of the educator in the classroom, which features may come to affect the exposure of the content critically and also shows that poor teacher training prevents the teacher, in most cases, has an authority morality in the classroom, because the reflection and ethics are fundamental conditions in educational practice.
id UFC-7_0d20ffe0d2812e7881e3c89edc658eb1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/21129
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A curiosidade como produção do conhecimento discente no processo de aprendizagemCuriosidade epistemológicaProdução do conhecimentoPrática docenteThis work aims to show the importance of curiosity in the student knowledge production, specifically what Freire calls the “epistemological curiosity”, which is responsible for stimulating questions and doubts. However, the educator must provide students with security and freedom to express it freely their ideas for us to build their own autonomy. It is used for this, the dialogic method of Paulo Freire, Pedagogy of his work and autonomy as key sources to understand that the student is the subject of production of his intelligence and his freedom. This work discusses the role of the educator in the classroom, which features may come to affect the exposure of the content critically and also shows that poor teacher training prevents the teacher, in most cases, has an authority morality in the classroom, because the reflection and ethics are fundamental conditions in educational practice.O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da curiosidade na produção do conhecimento discente, mas especificamente o que Freire chama de curiosidade epistemológica, que é responsável por estimular as perguntas, as dúvidas. Contudo,o educador precisa proporcionar ao aluno segurança e liberdade necessária para que ele manifeste livremente suas idéias para que se construa sua própria autonomia. Utiliza-se, para isso, o método dialógico de Paulo Freire e sua obra Pedagogia da Autonomia como fontes essenciais para se compreender que o aluno é o sujeito da produção de sua inteligência e da sua liberdade. Discute-se o papel do educador dentro de sala de aula, quais características podem a vir prejudicar a exposição do conteúdo de forma crítica e mostra-se também que a má formação profissional docente impede que o professor, na maioria dos casos, tenha uma autoridade moral na sala de aula, porque a reflexão e a ética são condições fundamentais na prática educativa.2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos2016-11-21T14:13:51Z2016-11-21T14:13:51Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPATRÍCIO, Nívea da Costa; MATOS, Francisca Juliana de. A curiosidade como produção do conhecimento discente no processo de aprendizagem. in: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-16.2177-7624http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21129Patrício, Nívea da CostaMatos, Francisca Juliana deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-12T13:44:28Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21129Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-05-12T13:44:28Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A curiosidade como produção do conhecimento discente no processo de aprendizagem
title A curiosidade como produção do conhecimento discente no processo de aprendizagem
spellingShingle A curiosidade como produção do conhecimento discente no processo de aprendizagem
Patrício, Nívea da Costa
Curiosidade epistemológica
Produção do conhecimento
Prática docente
title_short A curiosidade como produção do conhecimento discente no processo de aprendizagem
title_full A curiosidade como produção do conhecimento discente no processo de aprendizagem
title_fullStr A curiosidade como produção do conhecimento discente no processo de aprendizagem
title_full_unstemmed A curiosidade como produção do conhecimento discente no processo de aprendizagem
title_sort A curiosidade como produção do conhecimento discente no processo de aprendizagem
author Patrício, Nívea da Costa
author_facet Patrício, Nívea da Costa
Matos, Francisca Juliana de
author_role author
author2 Matos, Francisca Juliana de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrício, Nívea da Costa
Matos, Francisca Juliana de
dc.subject.por.fl_str_mv Curiosidade epistemológica
Produção do conhecimento
Prática docente
topic Curiosidade epistemológica
Produção do conhecimento
Prática docente
description This work aims to show the importance of curiosity in the student knowledge production, specifically what Freire calls the “epistemological curiosity”, which is responsible for stimulating questions and doubts. However, the educator must provide students with security and freedom to express it freely their ideas for us to build their own autonomy. It is used for this, the dialogic method of Paulo Freire, Pedagogy of his work and autonomy as key sources to understand that the student is the subject of production of his intelligence and his freedom. This work discusses the role of the educator in the classroom, which features may come to affect the exposure of the content critically and also shows that poor teacher training prevents the teacher, in most cases, has an authority morality in the classroom, because the reflection and ethics are fundamental conditions in educational practice.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-11-21T14:13:51Z
2016-11-21T14:13:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PATRÍCIO, Nívea da Costa; MATOS, Francisca Juliana de. A curiosidade como produção do conhecimento discente no processo de aprendizagem. in: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-16.
2177-7624
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21129
identifier_str_mv PATRÍCIO, Nívea da Costa; MATOS, Francisca Juliana de. A curiosidade como produção do conhecimento discente no processo de aprendizagem. in: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-16.
2177-7624
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
publisher.none.fl_str_mv 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935797065875456