Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): um estudo longitudinal dos resultados dos alunos do 2° do ensino fundamental de língua portuguesa do município de Fortaleza /CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Emanuella Sampaio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carvalho, Alanna Oliveira Pereira, Alves, Eveline Valério, Assunção, Sandra Maria Tavares
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36187
Resumo: FREIRE, Emanuella Sampaio; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira; ALVES, Eveline Valério; ASSUNÇÃO, Sandra Maria Tavares. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): um estudo longitudinal dos resultados dos alunos do 2° do ensino fundamental de língua portuguesa do município de Fortaleza/CE. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 435-460.
id UFC-7_0d735a9612582dfbfcf4d40d206c323d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/36187
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): um estudo longitudinal dos resultados dos alunos do 2° do ensino fundamental de língua portuguesa do município de Fortaleza /CEAvaliações em larga escalaDescritores longitudinaisSPAECELarge-scale assessmentsLongitudinal descriptorsSPAECEFREIRE, Emanuella Sampaio; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira; ALVES, Eveline Valério; ASSUNÇÃO, Sandra Maria Tavares. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): um estudo longitudinal dos resultados dos alunos do 2° do ensino fundamental de língua portuguesa do município de Fortaleza/CE. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 435-460.The large-scale external evaluations have, among other goals, to monitor the quality of education through the diagnosis of the performance of pupils submitted to the tests. The Permanent System of Evaluation of basic education of Ceará (SPAECE) has the objective of promoting a fair and quality education for all public-school students in the State. Therefore, your execution in the State of Ceará since the year 1990, reveals a significant track record in the development of the system of evaluation and its purposes educational actions that focuses on research and reflections about their results. The present study sought to investigate the test result of SPAECE performance of 2° year of elementary school in the city of Fortaleza, from the performance reports and your contextualization. The qualitative approach research, was used the bibliographic and documentary research to analyze the results of the longitudinal SPAECE in the 2013-2016 period. After analysis, it was found that the students of 2° year of elementary school have advanced in performance, however, the skills that involve verbal information inference and recognition of the subject of a text, even if characterized as complex for those students. The proposed diagnostic evaluation as the SPAECE, lies in the constant reflection of measures which are interventors in the learning of all involved-students, teachers, technicians and managers.As avaliações externas em larga escala têm, dentre outros objetivos, o de acompanhar a qualidade da educação através do diagnóstico do desempenho dos alunos submetidos aos testes. O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) possui o propósito de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do estado. Para tanto, a sua efetivação no estado do Ceará, que se faz desde os anos de 1990, revela uma trajetória significativa no desenvolvimento do sistema de avaliação e suas finalidades às ações educacionais, que incide em pesquisas e reflexões acerca dos seus resultados. O presente estudo pretendeu investigar o resultado do teste de desempenho do SPAECE dos alunos do 2°ano do Ensino Fundamental do município de Fortaleza, a partirdos relatórios de desempenho e sua contextualização. De abordagem qualitativa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental para analisar de forma longitudinal os resultados do SPAECE no período de 2013-2016. Após a análise, verificou-se que progressivamente os alunos do 2°ano do Ensino Fundamental avançaram no desempenho, no entanto as habilidades que envolvem a inferência de informação verbal e reconhecimento do assunto de um texto ainda se caracterizam como complexas para esses alunos. A proposta da avaliação diagnóstica, como o SPAECE, recai na constante reflexão de medidas que sejam interventoras na aprendizagem de todos os envolvidos – alunos, professores, técnicos e gestores.Edições UFC2018-10-03T15:13:23Z2018-10-03T15:13:23Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFreire, E. S.; Carvalho, A. O. P.; Alves, E. V.; Assunção, S. M. T. (2016)978 85 8126 158 4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36187Freire, Emanuella SampaioCarvalho, Alanna Oliveira PereiraAlves, Eveline ValérioAssunção, Sandra Maria Tavaresporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36187Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:36.628207Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): um estudo longitudinal dos resultados dos alunos do 2° do ensino fundamental de língua portuguesa do município de Fortaleza /CE
title Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): um estudo longitudinal dos resultados dos alunos do 2° do ensino fundamental de língua portuguesa do município de Fortaleza /CE
spellingShingle Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): um estudo longitudinal dos resultados dos alunos do 2° do ensino fundamental de língua portuguesa do município de Fortaleza /CE
Freire, Emanuella Sampaio
Avaliações em larga escala
Descritores longitudinais
SPAECE
Large-scale assessments
Longitudinal descriptors
SPAECE
title_short Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): um estudo longitudinal dos resultados dos alunos do 2° do ensino fundamental de língua portuguesa do município de Fortaleza /CE
title_full Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): um estudo longitudinal dos resultados dos alunos do 2° do ensino fundamental de língua portuguesa do município de Fortaleza /CE
title_fullStr Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): um estudo longitudinal dos resultados dos alunos do 2° do ensino fundamental de língua portuguesa do município de Fortaleza /CE
title_full_unstemmed Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): um estudo longitudinal dos resultados dos alunos do 2° do ensino fundamental de língua portuguesa do município de Fortaleza /CE
title_sort Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): um estudo longitudinal dos resultados dos alunos do 2° do ensino fundamental de língua portuguesa do município de Fortaleza /CE
author Freire, Emanuella Sampaio
author_facet Freire, Emanuella Sampaio
Carvalho, Alanna Oliveira Pereira
Alves, Eveline Valério
Assunção, Sandra Maria Tavares
author_role author
author2 Carvalho, Alanna Oliveira Pereira
Alves, Eveline Valério
Assunção, Sandra Maria Tavares
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Emanuella Sampaio
Carvalho, Alanna Oliveira Pereira
Alves, Eveline Valério
Assunção, Sandra Maria Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliações em larga escala
Descritores longitudinais
SPAECE
Large-scale assessments
Longitudinal descriptors
SPAECE
topic Avaliações em larga escala
Descritores longitudinais
SPAECE
Large-scale assessments
Longitudinal descriptors
SPAECE
description FREIRE, Emanuella Sampaio; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira; ALVES, Eveline Valério; ASSUNÇÃO, Sandra Maria Tavares. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): um estudo longitudinal dos resultados dos alunos do 2° do ensino fundamental de língua portuguesa do município de Fortaleza/CE. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 435-460.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-10-03T15:13:23Z
2018-10-03T15:13:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Freire, E. S.; Carvalho, A. O. P.; Alves, E. V.; Assunção, S. M. T. (2016)
978 85 8126 158 4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36187
identifier_str_mv Freire, E. S.; Carvalho, A. O. P.; Alves, E. V.; Assunção, S. M. T. (2016)
978 85 8126 158 4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028875097079808