Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Paula Perin dos
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51037
Resumo: Escrever não é apenas um exercício de alinhar frases, é muito mais um exercício de criação. Não somente de criação de texto, mas também de criação de um escritor. Este estudo trata sobre uma experiência de ensino da escrita realizada na Universidade Federal do Ceará, após a criação da disciplina Biografismos: Pesquisa e Formação, desde o segundo semestre de 2015, ofertada semestralmente para alunos de graduação, no curso de Letras, em caráter opcional, e aberta a todos os alunos da universidade. É uma disciplina de 4 créditos, contabilizando 64 horas/aula, ministrada em dois encontros de dois créditos por semana, ou seja, 32 encontros semestrais. O objetivo da disciplina é estimular no aluno graduando de Letras – ou de outros cursos – a habilidade da escrita pessoal, embora também esteja prevista e seja feita uma ligação com a escrita acadêmica, notadamente o relatório de estágio e o memorial acadêmico. Tendo como foco a escrita narrativo-biográfica, esta disciplina tem atraído alunos dos diversos semestres dos diferentes cursos dessa universidade, e que têm vontade e necessidade de desenvolver sua escrita. Acreditamos que o processo de escrita se faz de maneira mais natural, e desse modo mais fiel às correções e coerções de escrita, logo que o processo se faz atrelado ao prazer de escrever.[ ..[
id UFC-7_0f0edb3bc1c76afd759db5e0bbba594f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51037
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superiorGraduaçãoEscritaLetrasEscrever não é apenas um exercício de alinhar frases, é muito mais um exercício de criação. Não somente de criação de texto, mas também de criação de um escritor. Este estudo trata sobre uma experiência de ensino da escrita realizada na Universidade Federal do Ceará, após a criação da disciplina Biografismos: Pesquisa e Formação, desde o segundo semestre de 2015, ofertada semestralmente para alunos de graduação, no curso de Letras, em caráter opcional, e aberta a todos os alunos da universidade. É uma disciplina de 4 créditos, contabilizando 64 horas/aula, ministrada em dois encontros de dois créditos por semana, ou seja, 32 encontros semestrais. O objetivo da disciplina é estimular no aluno graduando de Letras – ou de outros cursos – a habilidade da escrita pessoal, embora também esteja prevista e seja feita uma ligação com a escrita acadêmica, notadamente o relatório de estágio e o memorial acadêmico. Tendo como foco a escrita narrativo-biográfica, esta disciplina tem atraído alunos dos diversos semestres dos diferentes cursos dessa universidade, e que têm vontade e necessidade de desenvolver sua escrita. Acreditamos que o processo de escrita se faz de maneira mais natural, e desse modo mais fiel às correções e coerções de escrita, logo que o processo se faz atrelado ao prazer de escrever.[ ..[2020-03-31T17:08:02Z2020-03-31T17:08:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVASCONCELOS, Sandra Maia Farias; SANTOS, Paula Perin dos. Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior. In: MORETTO, Milena; WITTKE, Cleide. (orgs.). Reflexões sobre a produção escrita no contexto escolar. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 92-103.978-85-462-1599-7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51037Vasconcelos, Sandra Maia FariasSantos, Paula Perin dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-20T17:17:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51037Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:22.986761Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior
title Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior
spellingShingle Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior
Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Graduação
Escrita
Letras
title_short Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior
title_full Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior
title_fullStr Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior
title_full_unstemmed Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior
title_sort Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior
author Vasconcelos, Sandra Maia Farias
author_facet Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Santos, Paula Perin dos
author_role author
author2 Santos, Paula Perin dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Santos, Paula Perin dos
dc.subject.por.fl_str_mv Graduação
Escrita
Letras
topic Graduação
Escrita
Letras
description Escrever não é apenas um exercício de alinhar frases, é muito mais um exercício de criação. Não somente de criação de texto, mas também de criação de um escritor. Este estudo trata sobre uma experiência de ensino da escrita realizada na Universidade Federal do Ceará, após a criação da disciplina Biografismos: Pesquisa e Formação, desde o segundo semestre de 2015, ofertada semestralmente para alunos de graduação, no curso de Letras, em caráter opcional, e aberta a todos os alunos da universidade. É uma disciplina de 4 créditos, contabilizando 64 horas/aula, ministrada em dois encontros de dois créditos por semana, ou seja, 32 encontros semestrais. O objetivo da disciplina é estimular no aluno graduando de Letras – ou de outros cursos – a habilidade da escrita pessoal, embora também esteja prevista e seja feita uma ligação com a escrita acadêmica, notadamente o relatório de estágio e o memorial acadêmico. Tendo como foco a escrita narrativo-biográfica, esta disciplina tem atraído alunos dos diversos semestres dos diferentes cursos dessa universidade, e que têm vontade e necessidade de desenvolver sua escrita. Acreditamos que o processo de escrita se faz de maneira mais natural, e desse modo mais fiel às correções e coerções de escrita, logo que o processo se faz atrelado ao prazer de escrever.[ ..[
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-31T17:08:02Z
2020-03-31T17:08:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; SANTOS, Paula Perin dos. Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior. In: MORETTO, Milena; WITTKE, Cleide. (orgs.). Reflexões sobre a produção escrita no contexto escolar. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 92-103.
978-85-462-1599-7
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51037
identifier_str_mv VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; SANTOS, Paula Perin dos. Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior. In: MORETTO, Milena; WITTKE, Cleide. (orgs.). Reflexões sobre a produção escrita no contexto escolar. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 92-103.
978-85-462-1599-7
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028783082438656