Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51037 |
Resumo: | Escrever não é apenas um exercício de alinhar frases, é muito mais um exercício de criação. Não somente de criação de texto, mas também de criação de um escritor. Este estudo trata sobre uma experiência de ensino da escrita realizada na Universidade Federal do Ceará, após a criação da disciplina Biografismos: Pesquisa e Formação, desde o segundo semestre de 2015, ofertada semestralmente para alunos de graduação, no curso de Letras, em caráter opcional, e aberta a todos os alunos da universidade. É uma disciplina de 4 créditos, contabilizando 64 horas/aula, ministrada em dois encontros de dois créditos por semana, ou seja, 32 encontros semestrais. O objetivo da disciplina é estimular no aluno graduando de Letras – ou de outros cursos – a habilidade da escrita pessoal, embora também esteja prevista e seja feita uma ligação com a escrita acadêmica, notadamente o relatório de estágio e o memorial acadêmico. Tendo como foco a escrita narrativo-biográfica, esta disciplina tem atraído alunos dos diversos semestres dos diferentes cursos dessa universidade, e que têm vontade e necessidade de desenvolver sua escrita. Acreditamos que o processo de escrita se faz de maneira mais natural, e desse modo mais fiel às correções e coerções de escrita, logo que o processo se faz atrelado ao prazer de escrever.[ ..[ |
id |
UFC-7_0f0edb3bc1c76afd759db5e0bbba594f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/51037 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superiorGraduaçãoEscritaLetrasEscrever não é apenas um exercício de alinhar frases, é muito mais um exercício de criação. Não somente de criação de texto, mas também de criação de um escritor. Este estudo trata sobre uma experiência de ensino da escrita realizada na Universidade Federal do Ceará, após a criação da disciplina Biografismos: Pesquisa e Formação, desde o segundo semestre de 2015, ofertada semestralmente para alunos de graduação, no curso de Letras, em caráter opcional, e aberta a todos os alunos da universidade. É uma disciplina de 4 créditos, contabilizando 64 horas/aula, ministrada em dois encontros de dois créditos por semana, ou seja, 32 encontros semestrais. O objetivo da disciplina é estimular no aluno graduando de Letras – ou de outros cursos – a habilidade da escrita pessoal, embora também esteja prevista e seja feita uma ligação com a escrita acadêmica, notadamente o relatório de estágio e o memorial acadêmico. Tendo como foco a escrita narrativo-biográfica, esta disciplina tem atraído alunos dos diversos semestres dos diferentes cursos dessa universidade, e que têm vontade e necessidade de desenvolver sua escrita. Acreditamos que o processo de escrita se faz de maneira mais natural, e desse modo mais fiel às correções e coerções de escrita, logo que o processo se faz atrelado ao prazer de escrever.[ ..[2020-03-31T17:08:02Z2020-03-31T17:08:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVASCONCELOS, Sandra Maia Farias; SANTOS, Paula Perin dos. Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior. In: MORETTO, Milena; WITTKE, Cleide. (orgs.). Reflexões sobre a produção escrita no contexto escolar. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 92-103.978-85-462-1599-7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51037Vasconcelos, Sandra Maia FariasSantos, Paula Perin dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-20T17:17:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51037Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:22.986761Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior |
title |
Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior |
spellingShingle |
Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior Vasconcelos, Sandra Maia Farias Graduação Escrita Letras |
title_short |
Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior |
title_full |
Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior |
title_fullStr |
Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior |
title_sort |
Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior |
author |
Vasconcelos, Sandra Maia Farias |
author_facet |
Vasconcelos, Sandra Maia Farias Santos, Paula Perin dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Paula Perin dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Sandra Maia Farias Santos, Paula Perin dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Graduação Escrita Letras |
topic |
Graduação Escrita Letras |
description |
Escrever não é apenas um exercício de alinhar frases, é muito mais um exercício de criação. Não somente de criação de texto, mas também de criação de um escritor. Este estudo trata sobre uma experiência de ensino da escrita realizada na Universidade Federal do Ceará, após a criação da disciplina Biografismos: Pesquisa e Formação, desde o segundo semestre de 2015, ofertada semestralmente para alunos de graduação, no curso de Letras, em caráter opcional, e aberta a todos os alunos da universidade. É uma disciplina de 4 créditos, contabilizando 64 horas/aula, ministrada em dois encontros de dois créditos por semana, ou seja, 32 encontros semestrais. O objetivo da disciplina é estimular no aluno graduando de Letras – ou de outros cursos – a habilidade da escrita pessoal, embora também esteja prevista e seja feita uma ligação com a escrita acadêmica, notadamente o relatório de estágio e o memorial acadêmico. Tendo como foco a escrita narrativo-biográfica, esta disciplina tem atraído alunos dos diversos semestres dos diferentes cursos dessa universidade, e que têm vontade e necessidade de desenvolver sua escrita. Acreditamos que o processo de escrita se faz de maneira mais natural, e desse modo mais fiel às correções e coerções de escrita, logo que o processo se faz atrelado ao prazer de escrever.[ ..[ |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-03-31T17:08:02Z 2020-03-31T17:08:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; SANTOS, Paula Perin dos. Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior. In: MORETTO, Milena; WITTKE, Cleide. (orgs.). Reflexões sobre a produção escrita no contexto escolar. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 92-103. 978-85-462-1599-7 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51037 |
identifier_str_mv |
VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; SANTOS, Paula Perin dos. Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior. In: MORETTO, Milena; WITTKE, Cleide. (orgs.). Reflexões sobre a produção escrita no contexto escolar. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 92-103. 978-85-462-1599-7 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028783082438656 |