História e meio ambiente: tecendo saberes e repensando práticas na sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42923 |
Resumo: | Dar encaminhamentos e respostas objetivas às questões envolvendo o Meio Ambiente tem se constituído um campo de interesses e debates constantes envolvendo os mais distintos segmentos da sociedade contemporânea. O mais interessante, é que estes debates não se levantam sozinhos, todos se cruzam em algum momento da discussão. Procurando alinhar-se ás discussões ambientais, governantes tem procurado inserir nas suas propostas governamentais elementos técnicos amparados por instrumentos teóricos que lhes permitam subsidiar e acompanhar o desenrolar desses debates e, assim enfrentar o desafio ambiental. No Brasil a questão ambiental tem sido tratada com uma Política Nacional de Educação, Ministérios,i Decretos,ii Portarias,iii Pareceres,iv novos Institutos como o ICMBIOv e outros, no sentido de politizar e refletir as questões ambientais a partir de propostas e projetos que transitam sob a perspectiva ambiental. Sendo o maior deles, a permanência do homem na Terra e a sobrevivência dessa nos próximos séculos. Importante dizer, que estas preocupações passaram a serem projetadas em alguns países quando a ONU (Organização das Nações Unidas) preocupada com a depleção de recursos não renováveis colocou em pauta o problema, reunindo, em 1968, em Roma autoridades e cientistas que naquele ano, já sinalizavam futuros problemas que o planeta iria enfrentar, entre eles, “o crescimento demográfico e consequentemente o consumo”. Conforme escreve SORRENTINO (2008, p. 16) tais discussões nos colocavam, “Diante do aparente paradoxo de promover uma cidadania planetária que encare o desafio de decodificar e enfrentar essa complexa matriz de fatores que ameaçam a nossa existência”. [...] |
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