Temas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venâncio, Luciana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bruno, Brena Dias, Silva, Iury Crislano de Castro, Flor, Breno José Mascarenhas Sá de, Gonçalves, Yasmin, Sanches Neto, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62501
Resumo: Didactics are pertinent to the specific knowledge of each area, corresponding to the notion of specific subject didactics (Fachdidaktik). The objective of this article is to analyze the educational challenges related to didactics and social justice during the initial teacher education in physical education. We have investigated qualitatively the context of the undergraduate degree course in physical education teaching at the Federal University of Ceará. The discipline “didactics and physical education” is included in the curricular matrix as mandatory in the course, in the day and night cohorts. The discipline planning was related to social justice, with effective participation of students and monitors from the teaching initiation program. The main themes pointed out were: (in)equity; racism; criticality, reflection and empowerment; prominence of the place of speech and sensitive listening as necessary knowledge
id UFC-7_0ffd225260f066ab1d95e443bd106b0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/62501
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Temas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça socialself educative themes and challenges for physical education teachers towards didactics and social justiceColaboraçãoCriticidadeComplexidadeCurrículoInterseccionalidadesCollaborationCriticalityComplexityCurriculumIntersectionalityDidactics are pertinent to the specific knowledge of each area, corresponding to the notion of specific subject didactics (Fachdidaktik). The objective of this article is to analyze the educational challenges related to didactics and social justice during the initial teacher education in physical education. We have investigated qualitatively the context of the undergraduate degree course in physical education teaching at the Federal University of Ceará. The discipline “didactics and physical education” is included in the curricular matrix as mandatory in the course, in the day and night cohorts. The discipline planning was related to social justice, with effective participation of students and monitors from the teaching initiation program. The main themes pointed out were: (in)equity; racism; criticality, reflection and empowerment; prominence of the place of speech and sensitive listening as necessary knowledgeHá pertinência da didática aos saberes específicos de cada área, correspondendo à noção de didática dos conteúdos específicos (Fachdidaktik). O objetivo deste artigo é analisar os desafios formativos sobre a temática relacionada à didática e justiça social durante a formação inicial em educação física. Investigamos qualitativamente o contexto situado do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Ceará. A disciplina “didática e educação física” consta na matriz curricular como obrigatória no curso, nos períodos diurno e noturno. O planejamento da disciplina foi relacionado à justiça social, com participação efetiva dəs estudantes e monitores do programa de iniciação à docência. Os principais temas apontados foram: (in)equidade; racismo; criticidade, reflexão e empoderamento; proeminência do lugar de fala e da escuta sensível como saberes necessáriosCenas Educacionais2021-11-25T17:44:38Z2021-11-25T17:44:38Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVENANCIO, Luciana et al. Temas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, Caetité, v. 4, n.10, p. 1-40, 2021.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62501Venâncio, LucianaBruno, Brena DiasSilva, Iury Crislano de CastroFlor, Breno José Mascarenhas Sá deGonçalves, YasminSanches Neto, Luizporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-25T18:06:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62501Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:29.973030Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Temas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça social
self educative themes and challenges for physical education teachers towards didactics and social justice
title Temas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça social
spellingShingle Temas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça social
Venâncio, Luciana
Colaboração
Criticidade
Complexidade
Currículo
Interseccionalidades
Collaboration
Criticality
Complexity
Curriculum
Intersectionality
title_short Temas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça social
title_full Temas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça social
title_fullStr Temas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça social
title_full_unstemmed Temas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça social
title_sort Temas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça social
author Venâncio, Luciana
author_facet Venâncio, Luciana
Bruno, Brena Dias
Silva, Iury Crislano de Castro
Flor, Breno José Mascarenhas Sá de
Gonçalves, Yasmin
Sanches Neto, Luiz
author_role author
author2 Bruno, Brena Dias
Silva, Iury Crislano de Castro
Flor, Breno José Mascarenhas Sá de
Gonçalves, Yasmin
Sanches Neto, Luiz
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venâncio, Luciana
Bruno, Brena Dias
Silva, Iury Crislano de Castro
Flor, Breno José Mascarenhas Sá de
Gonçalves, Yasmin
Sanches Neto, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Colaboração
Criticidade
Complexidade
Currículo
Interseccionalidades
Collaboration
Criticality
Complexity
Curriculum
Intersectionality
topic Colaboração
Criticidade
Complexidade
Currículo
Interseccionalidades
Collaboration
Criticality
Complexity
Curriculum
Intersectionality
description Didactics are pertinent to the specific knowledge of each area, corresponding to the notion of specific subject didactics (Fachdidaktik). The objective of this article is to analyze the educational challenges related to didactics and social justice during the initial teacher education in physical education. We have investigated qualitatively the context of the undergraduate degree course in physical education teaching at the Federal University of Ceará. The discipline “didactics and physical education” is included in the curricular matrix as mandatory in the course, in the day and night cohorts. The discipline planning was related to social justice, with effective participation of students and monitors from the teaching initiation program. The main themes pointed out were: (in)equity; racism; criticality, reflection and empowerment; prominence of the place of speech and sensitive listening as necessary knowledge
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-25T17:44:38Z
2021-11-25T17:44:38Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VENANCIO, Luciana et al. Temas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, Caetité, v. 4, n.10, p. 1-40, 2021.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62501
identifier_str_mv VENANCIO, Luciana et al. Temas e desafios (auto)formativos para professores de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, Caetité, v. 4, n.10, p. 1-40, 2021.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Cenas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028941567361024