O ensino de frações no Curso de Pedagogia: desconstruindo fraudes epistemológicas
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47660 |
Resumo: | Os estudos acerca dos problemas que envolvem os processos de ensino e de aprendizagem de frações têm sido realizados em vários contextos, porém é fato que este conteúdo ainda aflige professor (ensino) e aluno (aprendizagem), seja nos anos iniciais da Educação Básica ou no Ensino Superior (Pedagogia). (SANTOS, 2007). Por conseguinte, é preciso alertar os educadores para considerarem fatores preponderantes para a assimilação desse conteúdo. Dentre estes, o carro-chefe é o estágio psicológico do sujeito, no que se refere ao desenvolvimento psicocognitivo, ou seja, é preciso verificar se ele constrói conceitos por meio de organizações lógicas e esquemas próprios, ou seja, se ele é conservativo de quantidades e/ou área. Píaget, em sua teoria da aprendizagem, diz que o conceito de fração é mais complexo que a construção do número natural, e exige certa maturidade e acúmulo de conhecimentos matemáticos prévios.[...]Não pretendemos aqui aprofundar e detalhar a teoria psicogenética de Píaget, mas apenas explanar os pontos que nos foram úteis para justificar porque nos apoiamos nesse teórico para explicar os processos de ensino e de aprendizagem do conceito de frações.[...] |
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O ensino de frações no Curso de Pedagogia: desconstruindo fraudes epistemológicasProcesso de Ensino-AprendizagemTécnicas de Ensino-AprendizagemAprendizagem SignificativaDesenvolvimento PsicocognitivoOs estudos acerca dos problemas que envolvem os processos de ensino e de aprendizagem de frações têm sido realizados em vários contextos, porém é fato que este conteúdo ainda aflige professor (ensino) e aluno (aprendizagem), seja nos anos iniciais da Educação Básica ou no Ensino Superior (Pedagogia). (SANTOS, 2007). Por conseguinte, é preciso alertar os educadores para considerarem fatores preponderantes para a assimilação desse conteúdo. Dentre estes, o carro-chefe é o estágio psicológico do sujeito, no que se refere ao desenvolvimento psicocognitivo, ou seja, é preciso verificar se ele constrói conceitos por meio de organizações lógicas e esquemas próprios, ou seja, se ele é conservativo de quantidades e/ou área. Píaget, em sua teoria da aprendizagem, diz que o conceito de fração é mais complexo que a construção do número natural, e exige certa maturidade e acúmulo de conhecimentos matemáticos prévios.[...]Não pretendemos aqui aprofundar e detalhar a teoria psicogenética de Píaget, mas apenas explanar os pontos que nos foram úteis para justificar porque nos apoiamos nesse teórico para explicar os processos de ensino e de aprendizagem do conceito de frações.[...]Editora Pontes2019-11-12T11:17:05Z2019-11-12T11:17:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSANTOS, Maria José Costa dos; SOUZA, Margarida Maria Pimentel de; MENDES, Haiani Larissa de Souza. O ensino de frações no Curso de Pedagogia: desconstruindo “fraudes epistemológicas”. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 128-139.978-85-7113-967-1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47660Santos, Maria José Costa dosSouza, Margarida Maria Pimentel deMendes, Haiani Larissa de Souzaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T15:04:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47660Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:14.164051Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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