Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50242 https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454 |
Resumo: | Explora os complexos desafios, problemas persistentes e contratempos inesperados, contidos no ecossistema educacional e que inevitavelmente levam às lacunas de ensino e aprendizagem. Analisa toda a extensão de sua cadeia de ocorrências, passando por saber o que causa tais fragilidades e que medidas podem ser tomadas para evitar que aconteçam. Apresenta sucintamente as teorias de aprendizagem, seguido das contribuições dos grandes pensadores da educação, com destaque para David Paul Ausubel (1918-2008), com sua aprendizagem significativa e alguns modelos de ensino e aprendizagem, com destaque para o modelo A systems framework of the teaching/learning process de William G. Huitt (1995). De outro lado, traz os constructos do ensino, ressaltando que o processo se refere ao fluxo de conhecimento do professor ao aluno, ou em amplo entendimento, do ensinante ao aprendente, do educador ao educando. Traz John Dewey (1859-1952), o educador que defendeu a necessidade de um ensino contextualizado e orientado aos interesses individuais dos alunos. O trabalho finaliza considerando os principais propulsores da educação do século 21 e encerra propondo algumas iniciativas de mitigação dos problemas. |
id |
UNB_2797598105328fc8b050d301c2699d2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/50242 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensinoEnsino e aprendizagemAprendizagem significativaExplora os complexos desafios, problemas persistentes e contratempos inesperados, contidos no ecossistema educacional e que inevitavelmente levam às lacunas de ensino e aprendizagem. Analisa toda a extensão de sua cadeia de ocorrências, passando por saber o que causa tais fragilidades e que medidas podem ser tomadas para evitar que aconteçam. Apresenta sucintamente as teorias de aprendizagem, seguido das contribuições dos grandes pensadores da educação, com destaque para David Paul Ausubel (1918-2008), com sua aprendizagem significativa e alguns modelos de ensino e aprendizagem, com destaque para o modelo A systems framework of the teaching/learning process de William G. Huitt (1995). De outro lado, traz os constructos do ensino, ressaltando que o processo se refere ao fluxo de conhecimento do professor ao aluno, ou em amplo entendimento, do ensinante ao aprendente, do educador ao educando. Traz John Dewey (1859-1952), o educador que defendeu a necessidade de um ensino contextualizado e orientado aos interesses individuais dos alunos. O trabalho finaliza considerando os principais propulsores da educação do século 21 e encerra propondo algumas iniciativas de mitigação dos problemas.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Curso de Museologia (FCI-Museologia)IbictUniversidade de Brasília, Faculdade de Ciência da InformaçãoPontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroAlvares, Lillian Maria Araújo de RezendeSantos, Marcello José Barbosa dos2024-08-30T15:39:38Z2024-08-30T15:39:38Z2024-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALVARES, Lillian Maria Araujo de Rezende; SANTOS, Marcello José Barbosa dos. Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino. Inclusão Social, Brasília, v. 17, n. 2, 2024. DOI: https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/6454. Acesso em: 30 ago. 2024.http://repositorio.unb.br/handle/10482/50242https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454por(CC BY SA)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-30T15:48:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/50242Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-30T15:48:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino |
title |
Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino |
spellingShingle |
Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende Ensino e aprendizagem Aprendizagem significativa |
title_short |
Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino |
title_full |
Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino |
title_fullStr |
Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino |
title_full_unstemmed |
Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino |
title_sort |
Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino |
author |
Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende |
author_facet |
Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende Santos, Marcello José Barbosa dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Marcello José Barbosa dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende Santos, Marcello José Barbosa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Aprendizagem significativa |
topic |
Ensino e aprendizagem Aprendizagem significativa |
description |
Explora os complexos desafios, problemas persistentes e contratempos inesperados, contidos no ecossistema educacional e que inevitavelmente levam às lacunas de ensino e aprendizagem. Analisa toda a extensão de sua cadeia de ocorrências, passando por saber o que causa tais fragilidades e que medidas podem ser tomadas para evitar que aconteçam. Apresenta sucintamente as teorias de aprendizagem, seguido das contribuições dos grandes pensadores da educação, com destaque para David Paul Ausubel (1918-2008), com sua aprendizagem significativa e alguns modelos de ensino e aprendizagem, com destaque para o modelo A systems framework of the teaching/learning process de William G. Huitt (1995). De outro lado, traz os constructos do ensino, ressaltando que o processo se refere ao fluxo de conhecimento do professor ao aluno, ou em amplo entendimento, do ensinante ao aprendente, do educador ao educando. Traz John Dewey (1859-1952), o educador que defendeu a necessidade de um ensino contextualizado e orientado aos interesses individuais dos alunos. O trabalho finaliza considerando os principais propulsores da educação do século 21 e encerra propondo algumas iniciativas de mitigação dos problemas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-30T15:39:38Z 2024-08-30T15:39:38Z 2024-04-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVARES, Lillian Maria Araujo de Rezende; SANTOS, Marcello José Barbosa dos. Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino. Inclusão Social, Brasília, v. 17, n. 2, 2024. DOI: https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/6454. Acesso em: 30 ago. 2024. http://repositorio.unb.br/handle/10482/50242 https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454 |
identifier_str_mv |
ALVARES, Lillian Maria Araujo de Rezende; SANTOS, Marcello José Barbosa dos. Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino. Inclusão Social, Brasília, v. 17, n. 2, 2024. DOI: https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/6454. Acesso em: 30 ago. 2024. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/50242 https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY SA) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY SA) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ibict |
publisher.none.fl_str_mv |
Ibict |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508397103415296 |