Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Santos, Marcello José Barbosa dos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50242
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454
Resumo: Explora os complexos desafios, problemas persistentes e contratempos inesperados, contidos no ecossistema educacional e que inevitavelmente levam às lacunas de ensino e aprendizagem. Analisa toda a extensão de sua cadeia de ocorrências, passando por saber o que causa tais fragilidades e que medidas podem ser tomadas para evitar que aconteçam. Apresenta sucintamente as teorias de aprendizagem, seguido das contribuições dos grandes pensadores da educação, com destaque para David Paul Ausubel (1918-2008), com sua aprendizagem significativa e alguns modelos de ensino e aprendizagem, com destaque para o modelo A systems framework of the teaching/learning process de William G. Huitt (1995). De outro lado, traz os constructos do ensino, ressaltando que o processo se refere ao fluxo de conhecimento do professor ao aluno, ou em amplo entendimento, do ensinante ao aprendente, do educador ao educando. Traz John Dewey (1859-1952), o educador que defendeu a necessidade de um ensino contextualizado e orientado aos interesses individuais dos alunos. O trabalho finaliza considerando os principais propulsores da educação do século 21 e encerra propondo algumas iniciativas de mitigação dos problemas.
id UNB_2797598105328fc8b050d301c2699d2f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/50242
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensinoEnsino e aprendizagemAprendizagem significativaExplora os complexos desafios, problemas persistentes e contratempos inesperados, contidos no ecossistema educacional e que inevitavelmente levam às lacunas de ensino e aprendizagem. Analisa toda a extensão de sua cadeia de ocorrências, passando por saber o que causa tais fragilidades e que medidas podem ser tomadas para evitar que aconteçam. Apresenta sucintamente as teorias de aprendizagem, seguido das contribuições dos grandes pensadores da educação, com destaque para David Paul Ausubel (1918-2008), com sua aprendizagem significativa e alguns modelos de ensino e aprendizagem, com destaque para o modelo A systems framework of the teaching/learning process de William G. Huitt (1995). De outro lado, traz os constructos do ensino, ressaltando que o processo se refere ao fluxo de conhecimento do professor ao aluno, ou em amplo entendimento, do ensinante ao aprendente, do educador ao educando. Traz John Dewey (1859-1952), o educador que defendeu a necessidade de um ensino contextualizado e orientado aos interesses individuais dos alunos. O trabalho finaliza considerando os principais propulsores da educação do século 21 e encerra propondo algumas iniciativas de mitigação dos problemas.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Curso de Museologia (FCI-Museologia)IbictUniversidade de Brasília, Faculdade de Ciência da InformaçãoPontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroAlvares, Lillian Maria Araújo de RezendeSantos, Marcello José Barbosa dos2024-08-30T15:39:38Z2024-08-30T15:39:38Z2024-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALVARES, Lillian Maria Araujo de Rezende; SANTOS, Marcello José Barbosa dos. Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino. Inclusão Social, Brasília, v. 17, n. 2, 2024. DOI: https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/6454. Acesso em: 30 ago. 2024.http://repositorio.unb.br/handle/10482/50242https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454por(CC BY SA)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-30T15:48:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/50242Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-30T15:48:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino
title Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino
spellingShingle Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino
Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
Ensino e aprendizagem
Aprendizagem significativa
title_short Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino
title_full Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino
title_fullStr Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino
title_full_unstemmed Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino
title_sort Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino
author Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
author_facet Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
Santos, Marcello José Barbosa dos
author_role author
author2 Santos, Marcello José Barbosa dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
Santos, Marcello José Barbosa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Aprendizagem significativa
topic Ensino e aprendizagem
Aprendizagem significativa
description Explora os complexos desafios, problemas persistentes e contratempos inesperados, contidos no ecossistema educacional e que inevitavelmente levam às lacunas de ensino e aprendizagem. Analisa toda a extensão de sua cadeia de ocorrências, passando por saber o que causa tais fragilidades e que medidas podem ser tomadas para evitar que aconteçam. Apresenta sucintamente as teorias de aprendizagem, seguido das contribuições dos grandes pensadores da educação, com destaque para David Paul Ausubel (1918-2008), com sua aprendizagem significativa e alguns modelos de ensino e aprendizagem, com destaque para o modelo A systems framework of the teaching/learning process de William G. Huitt (1995). De outro lado, traz os constructos do ensino, ressaltando que o processo se refere ao fluxo de conhecimento do professor ao aluno, ou em amplo entendimento, do ensinante ao aprendente, do educador ao educando. Traz John Dewey (1859-1952), o educador que defendeu a necessidade de um ensino contextualizado e orientado aos interesses individuais dos alunos. O trabalho finaliza considerando os principais propulsores da educação do século 21 e encerra propondo algumas iniciativas de mitigação dos problemas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-30T15:39:38Z
2024-08-30T15:39:38Z
2024-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVARES, Lillian Maria Araujo de Rezende; SANTOS, Marcello José Barbosa dos. Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino. Inclusão Social, Brasília, v. 17, n. 2, 2024. DOI: https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/6454. Acesso em: 30 ago. 2024.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/50242
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454
identifier_str_mv ALVARES, Lillian Maria Araujo de Rezende; SANTOS, Marcello José Barbosa dos. Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino. Inclusão Social, Brasília, v. 17, n. 2, 2024. DOI: https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/6454. Acesso em: 30 ago. 2024.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/50242
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY SA)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY SA)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ibict
publisher.none.fl_str_mv Ibict
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508397103415296