Avaliação da função visual e intervenção precoce em crianças de uma creche filantrópica da cidade de Fortaleza – série de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Adrielle
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freitas, Rayane Nobre de, Simão, Amanda Lima, Viana, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro, Teixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque, Pinheiro, Fabiane Elpidio de Sa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55884
Resumo: O Desenvolvimento Infantil é um processo complexo e multifatorial em que ocorrem mudanças nas estruturas físicas, neurológicas, cognitivas e comportamentais do indivíduo de forma ordenada e relativamente duradoura. A visão é reconhecida como o sentido mais importante na integração do indivíduo com o meio que o cerca. A exploração do ambiente pela criança através da visão favorece a integralidade de funções motoras, perceptivas, e mentais. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo relatar o processo de avaliação da função visual e o impacto da intervenção precoce de 5 crianças de uma creche filantrópica, acompanhadas entre os anos de 2015 e 2016, na cidade de Fortaleza/CE. Para a avaliação, 11 crianças foram submetidas, levando- se em consideração os seguintes aspectos visuais funcionais: respostas palpebrais, localização visual, reconhecimento, coordenação viso-motora, ralações espaciais imitação e reprodução. Tais aspectos, quando alterados, comprometem equilíbrio, coordenação, cognição, organização temporal e esquema corporal. Já as intervenções, foram divididas em duas fases: tarefas cognitivas e de motricidade fina, e circuito com atividades que trabalhassem a capacidade motora grossa, aplicados durante 10 sessões com as 8 crianças que apresentaram atipias nas avaliações realizadas no ano anterior. Assim, após as intervenções, pudemos observar que, ao passar dos atendimentos, houve um empoderamento das atividades pelas crianças, implicando em resultados satisfatórios, concluindo-se que muitas das atipias e atrasos encontrados na avaliação inicial eram consequências de um contato deficiente das crianças com atividades psicomotoras e cognitivas e não necessariamente por alterações visuais. (Programa de Promoção do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil – PADI, QC00.2000.PG.1404)
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