Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57358 |
Resumo: | Avaliação Funcional Visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil- n°:QC00.2000.PG.1404). INTRODUÇÃO: A avaliação funcional visual apresenta aspectos que mensuram a competência visual e sua relação com a cognição e motricidade. OBJETIVO: Detectar possíveis alterações funcionais visuais de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza. METODOLOGIA: O local do estudo foi a Creche Aprisco, instituição filantrópica de Fortaleza. Critérios de inclusão: Crianças de 1 a 3 anos assistidas pela Creche. Critérios de exclusão: Crianças que não completaram o instrumento de avaliação, que possuíam outras comorbidades ou que não respondiam bem à presença dos avaliadores. O instrumento utilizado foi uma Ficha de Avaliação Funcional Visual, sendo avaliados os aspectos: respostas palpebrais, localização visual, reconhecimento, coordenação viso-motora, relações espaciais, imitação e reprodução. RESULTADOS: Das 28 crianças avaliadas, 6 foram excluídas. Das 22 restantes, 12 não apresentaram deficiências e 10 apresentaram alterações, sendo 3 com deficiência em reconhecimento, 5 em reprodução, 4 em imitação, 1 em localização visual, 3 em relações espaciais, 1 em resposta palpebral e 1 em coordenação viso-motora. DISCUSSÃO: Os resultados apontam que foram as áreas relacionadas ao desenvolvimento cognitivo que apresentaram mais casos de alterações. Considera-se importante para o acompanhamento de crianças na primeiríssima infância a utilização de instrumentos que possam atender integralmente as competências sensoriais, motoras e cognitivas. CONCLUSÃO: Segundo os achados observou-se que, as categorias que determinavam avaliar especificamente as funções visuais não foram significativas e que há necessidade de complementar com outros instrumentos de avaliação o desenvolvimento cognitivo das crianças, pois ele é construído da assimilação das informações advindos do meio |
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