Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Joao Paulo da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gondim, Georgia de Melo Castro, Venâncio, Fernanda Lima, Teixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque, Simão, Amanda Lima, Pinheiro, Fabiane Elpidio de Sa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57358
Resumo: Avaliação Funcional Visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil- n°:QC00.2000.PG.1404). INTRODUÇÃO: A avaliação funcional visual apresenta aspectos que mensuram a competência visual e sua relação com a cognição e motricidade. OBJETIVO: Detectar possíveis alterações funcionais visuais de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza. METODOLOGIA: O local do estudo foi a Creche Aprisco, instituição filantrópica de Fortaleza. Critérios de inclusão: Crianças de 1 a 3 anos assistidas pela Creche. Critérios de exclusão: Crianças que não completaram o instrumento de avaliação, que possuíam outras comorbidades ou que não respondiam bem à presença dos avaliadores. O instrumento utilizado foi uma Ficha de Avaliação Funcional Visual, sendo avaliados os aspectos: respostas palpebrais, localização visual, reconhecimento, coordenação viso-motora, relações espaciais, imitação e reprodução. RESULTADOS: Das 28 crianças avaliadas, 6 foram excluídas. Das 22 restantes, 12 não apresentaram deficiências e 10 apresentaram alterações, sendo 3 com deficiência em reconhecimento, 5 em reprodução, 4 em imitação, 1 em localização visual, 3 em relações espaciais, 1 em resposta palpebral e 1 em coordenação viso-motora. DISCUSSÃO: Os resultados apontam que foram as áreas relacionadas ao desenvolvimento cognitivo que apresentaram mais casos de alterações. Considera-se importante para o acompanhamento de crianças na primeiríssima infância a utilização de instrumentos que possam atender integralmente as competências sensoriais, motoras e cognitivas. CONCLUSÃO: Segundo os achados observou-se que, as categorias que determinavam avaliar especificamente as funções visuais não foram significativas e que há necessidade de complementar com outros instrumentos de avaliação o desenvolvimento cognitivo das crianças, pois ele é construído da assimilação das informações advindos do meio
id UFC-7_9bbc14b5195787d5d0ad4d459a8bdc48
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/57358
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de FortalezaPercepção visual em criançasCognição em criançasCapacidade motora em criançasDesenvolvimento infantilAvaliação Funcional Visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil- n°:QC00.2000.PG.1404). INTRODUÇÃO: A avaliação funcional visual apresenta aspectos que mensuram a competência visual e sua relação com a cognição e motricidade. OBJETIVO: Detectar possíveis alterações funcionais visuais de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza. METODOLOGIA: O local do estudo foi a Creche Aprisco, instituição filantrópica de Fortaleza. Critérios de inclusão: Crianças de 1 a 3 anos assistidas pela Creche. Critérios de exclusão: Crianças que não completaram o instrumento de avaliação, que possuíam outras comorbidades ou que não respondiam bem à presença dos avaliadores. O instrumento utilizado foi uma Ficha de Avaliação Funcional Visual, sendo avaliados os aspectos: respostas palpebrais, localização visual, reconhecimento, coordenação viso-motora, relações espaciais, imitação e reprodução. RESULTADOS: Das 28 crianças avaliadas, 6 foram excluídas. Das 22 restantes, 12 não apresentaram deficiências e 10 apresentaram alterações, sendo 3 com deficiência em reconhecimento, 5 em reprodução, 4 em imitação, 1 em localização visual, 3 em relações espaciais, 1 em resposta palpebral e 1 em coordenação viso-motora. DISCUSSÃO: Os resultados apontam que foram as áreas relacionadas ao desenvolvimento cognitivo que apresentaram mais casos de alterações. Considera-se importante para o acompanhamento de crianças na primeiríssima infância a utilização de instrumentos que possam atender integralmente as competências sensoriais, motoras e cognitivas. CONCLUSÃO: Segundo os achados observou-se que, as categorias que determinavam avaliar especificamente as funções visuais não foram significativas e que há necessidade de complementar com outros instrumentos de avaliação o desenvolvimento cognitivo das crianças, pois ele é construído da assimilação das informações advindos do meioUniversidade Federal do Ceará2021-03-22T12:43:12Z2021-03-22T12:43:12Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBEZERRA, Joao Paulo da Silva; GONDIM, Georgia de Melo Castro; VENÂNCIO, Fernanda Lima; TEIXEIRA, Antônio Éder Enzo Albuquerque; SIMÃO, Amanda Lima; PINHEIRO, Fabiane Elpidio de Sa. Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57358Bezerra, Joao Paulo da SilvaGondim, Georgia de Melo CastroVenâncio, Fernanda LimaTeixeira, Antônio Éder Enzo AlbuquerqueSimão, Amanda LimaPinheiro, Fabiane Elpidio de Sainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:39:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57358Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:39:25Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza
title Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza
spellingShingle Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza
Bezerra, Joao Paulo da Silva
Percepção visual em crianças
Cognição em crianças
Capacidade motora em crianças
Desenvolvimento infantil
title_short Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza
title_full Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza
title_fullStr Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza
title_full_unstemmed Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza
title_sort Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza
author Bezerra, Joao Paulo da Silva
author_facet Bezerra, Joao Paulo da Silva
Gondim, Georgia de Melo Castro
Venâncio, Fernanda Lima
Teixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque
Simão, Amanda Lima
Pinheiro, Fabiane Elpidio de Sa
author_role author
author2 Gondim, Georgia de Melo Castro
Venâncio, Fernanda Lima
Teixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque
Simão, Amanda Lima
Pinheiro, Fabiane Elpidio de Sa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Joao Paulo da Silva
Gondim, Georgia de Melo Castro
Venâncio, Fernanda Lima
Teixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque
Simão, Amanda Lima
Pinheiro, Fabiane Elpidio de Sa
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção visual em crianças
Cognição em crianças
Capacidade motora em crianças
Desenvolvimento infantil
topic Percepção visual em crianças
Cognição em crianças
Capacidade motora em crianças
Desenvolvimento infantil
description Avaliação Funcional Visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil- n°:QC00.2000.PG.1404). INTRODUÇÃO: A avaliação funcional visual apresenta aspectos que mensuram a competência visual e sua relação com a cognição e motricidade. OBJETIVO: Detectar possíveis alterações funcionais visuais de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza. METODOLOGIA: O local do estudo foi a Creche Aprisco, instituição filantrópica de Fortaleza. Critérios de inclusão: Crianças de 1 a 3 anos assistidas pela Creche. Critérios de exclusão: Crianças que não completaram o instrumento de avaliação, que possuíam outras comorbidades ou que não respondiam bem à presença dos avaliadores. O instrumento utilizado foi uma Ficha de Avaliação Funcional Visual, sendo avaliados os aspectos: respostas palpebrais, localização visual, reconhecimento, coordenação viso-motora, relações espaciais, imitação e reprodução. RESULTADOS: Das 28 crianças avaliadas, 6 foram excluídas. Das 22 restantes, 12 não apresentaram deficiências e 10 apresentaram alterações, sendo 3 com deficiência em reconhecimento, 5 em reprodução, 4 em imitação, 1 em localização visual, 3 em relações espaciais, 1 em resposta palpebral e 1 em coordenação viso-motora. DISCUSSÃO: Os resultados apontam que foram as áreas relacionadas ao desenvolvimento cognitivo que apresentaram mais casos de alterações. Considera-se importante para o acompanhamento de crianças na primeiríssima infância a utilização de instrumentos que possam atender integralmente as competências sensoriais, motoras e cognitivas. CONCLUSÃO: Segundo os achados observou-se que, as categorias que determinavam avaliar especificamente as funções visuais não foram significativas e que há necessidade de complementar com outros instrumentos de avaliação o desenvolvimento cognitivo das crianças, pois ele é construído da assimilação das informações advindos do meio
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-03-22T12:43:12Z
2021-03-22T12:43:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEZERRA, Joao Paulo da Silva; GONDIM, Georgia de Melo Castro; VENÂNCIO, Fernanda Lima; TEIXEIRA, Antônio Éder Enzo Albuquerque; SIMÃO, Amanda Lima; PINHEIRO, Fabiane Elpidio de Sa. Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57358
identifier_str_mv BEZERRA, Joao Paulo da Silva; GONDIM, Georgia de Melo Castro; VENÂNCIO, Fernanda Lima; TEIXEIRA, Antônio Éder Enzo Albuquerque; SIMÃO, Amanda Lima; PINHEIRO, Fabiane Elpidio de Sa. Avaliação funcional visual de crianças de 1 a 3 anos assistidas em uma creche filantrópica de Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935808618037248