Pesquisa-ação colaborativa e legitimatição dos saberes da prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Zenilda
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47301
Resumo: Ao desenvolver nosso estudo pelo paradigma da epistemologia da prática, concebemos a pesquisa-ação como porta de entrada para diminuir a distância entre o mundo da prática docente e a produção universitária da pesquisa educacional, tendo em vista a produção coletiva de saberes oriundos das intersubjetividades dos arte-educadores, agregando possíveis contribuições para o trabalho e formação docente nessa área de ensino. O foco da nossa pesquisa buscou compreender os modos da produção de saberes em diferentes espaços e tempos que possibilitam a aprendizagem entre arte-educadores. Tivemos como objetivos, promover a participação dos sujeitos da pesquisa como coprodutores de saberes voltados para ações na formação, no trabalho com Arte-Educação na escola; refletir sobre tempos, espaços/mediações significativas e suas potencialidades em intensificar a aprendizagem entre arte-educadores e caracterizar os saberes produzidos nos eventos de aprendizagem e suas contribuições para a formação e prática docente no ensino das Artes1. Procuramos aqui, aprofundar os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-ação colaborativa, eixo norteador da investigação, que foi construída durante o processo do trabalho realizado. Neste artigo examinamos os múltiplos aspectos teórico-práticos que foram postos em diálogo no intuito de promovermos, pela pesquisa-ação colaborativa, a legitimação dos saberes da prática docente no campo específico da formação de arte-educadores. Nossa investigação situa-se no âmbito dos saberes da prática dos arte-educadores situada na escola, cuja competência cultural, especificamente nas linguagens artísticas, circunscreve-se nos saberes de experiência, no autodidatismo e na militância em grupos de cultura popular. A seara do nosso estudo se entranha pela razão prática, mas não é qualquer racionalidade prática da ação docente. Ela tem a cor, o conteúdo, a historicidade e as formas específicas da ArteEducação, situada na cultura escolar. 1 Esse estudo integra a pesquisa de doutorado que teve como título: ―A produção de saberes em espaços e tempos de aprendizagem colaborativa na formação e no trabalho com arteeducação nas escolas‖. Programa de Pós.graduação em Educação (tese). FACED-UFC. Fortaleza, 2009.[...]
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