RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6473 |
Resumo: | O artigo analisa o Programa de Residência Docente (PRD) oferecido pelo Colégio Federal Pedro II/ Rio de Janeiro, cujo objetivo, entre outros, é de complementar a formação inicial recebida em cursos de licenciatura. Trata-se de projeto de formação continuada com foco no desenvolvimento de competências docentes e em suas produções acadêmicas. O estudo priorizou a análise sobre o conhecimento pela, na e da experiência narrada pelos residentes em diálogo com estudiosos do campo da formação docente como: Roldão, Shulman, entre outros. Verificou-se a partir das entrevistas que o PRD mantém uma preocupação mais efetiva com a formação acadêmica e com a produção de trabalhos que estreitem os laços entre teoria e prática. Constatou-se que o PRD tem efeitos no autoquestionamento pelo professor de sua ação prática e de seu conhecimento acadêmico, sendo necessário aproximá-lo das possibilidades de implementação das atividades pedagógicas nas escolas de origem dos residentes. |
id |
UNOCHAPO-1_d6ada696227ed81074a974721593560d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6473 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveisResidência docente. Epistemologia da prática. Profissionalização docente.O artigo analisa o Programa de Residência Docente (PRD) oferecido pelo Colégio Federal Pedro II/ Rio de Janeiro, cujo objetivo, entre outros, é de complementar a formação inicial recebida em cursos de licenciatura. Trata-se de projeto de formação continuada com foco no desenvolvimento de competências docentes e em suas produções acadêmicas. O estudo priorizou a análise sobre o conhecimento pela, na e da experiência narrada pelos residentes em diálogo com estudiosos do campo da formação docente como: Roldão, Shulman, entre outros. Verificou-se a partir das entrevistas que o PRD mantém uma preocupação mais efetiva com a formação acadêmica e com a produção de trabalhos que estreitem os laços entre teoria e prática. Constatou-se que o PRD tem efeitos no autoquestionamento pelo professor de sua ação prática e de seu conhecimento acadêmico, sendo necessário aproximá-lo das possibilidades de implementação das atividades pedagógicas nas escolas de origem dos residentes.Unochapecó2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/647310.22196/rp.v24i1.6473Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-241984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6473/3606Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Samara Andrade Santos, Sonia Regina MendesFerreira, DiegoBernado, Elisangela da Silva 2023-01-17T13:08:51Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6473Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:51Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis |
title |
RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis |
spellingShingle |
RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis Costa, Samara Andrade Residência docente. Epistemologia da prática. Profissionalização docente. |
title_short |
RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis |
title_full |
RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis |
title_fullStr |
RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis |
title_full_unstemmed |
RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis |
title_sort |
RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis |
author |
Costa, Samara Andrade |
author_facet |
Costa, Samara Andrade Santos, Sonia Regina Mendes Ferreira, Diego Bernado, Elisangela da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Sonia Regina Mendes Ferreira, Diego Bernado, Elisangela da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Samara Andrade Santos, Sonia Regina Mendes Ferreira, Diego Bernado, Elisangela da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência docente. Epistemologia da prática. Profissionalização docente. |
topic |
Residência docente. Epistemologia da prática. Profissionalização docente. |
description |
O artigo analisa o Programa de Residência Docente (PRD) oferecido pelo Colégio Federal Pedro II/ Rio de Janeiro, cujo objetivo, entre outros, é de complementar a formação inicial recebida em cursos de licenciatura. Trata-se de projeto de formação continuada com foco no desenvolvimento de competências docentes e em suas produções acadêmicas. O estudo priorizou a análise sobre o conhecimento pela, na e da experiência narrada pelos residentes em diálogo com estudiosos do campo da formação docente como: Roldão, Shulman, entre outros. Verificou-se a partir das entrevistas que o PRD mantém uma preocupação mais efetiva com a formação acadêmica e com a produção de trabalhos que estreitem os laços entre teoria e prática. Constatou-se que o PRD tem efeitos no autoquestionamento pelo professor de sua ação prática e de seu conhecimento acadêmico, sendo necessário aproximá-lo das possibilidades de implementação das atividades pedagógicas nas escolas de origem dos residentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6473 10.22196/rp.v24i1.6473 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6473 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v24i1.6473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6473/3606 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24 Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991497093120 |