RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Samara Andrade
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Sonia Regina Mendes, Ferreira, Diego, Bernado, Elisangela da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6473
Resumo: O artigo analisa o Programa de Residência Docente (PRD) oferecido pelo Colégio Federal Pedro II/ Rio de Janeiro, cujo objetivo, entre outros, é de complementar a formação inicial recebida em cursos de licenciatura. Trata-se de projeto de formação continuada com foco no desenvolvimento de competências docentes e em suas produções acadêmicas. O estudo priorizou a análise sobre o conhecimento pela, na e da experiência narrada pelos residentes em diálogo com estudiosos do campo da formação docente como: Roldão, Shulman, entre outros. Verificou-se a partir das entrevistas que o PRD mantém uma preocupação mais efetiva com a formação acadêmica e com a produção de trabalhos que estreitem os laços entre teoria e prática. Constatou-se que o PRD tem efeitos no autoquestionamento pelo professor de sua ação prática e de seu conhecimento acadêmico, sendo necessário aproximá-lo das possibilidades de implementação das atividades pedagógicas nas escolas de origem dos residentes.
id UNOCHAPO-1_d6ada696227ed81074a974721593560d
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6473
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveisResidência docente. Epistemologia da prática. Profissionalização docente.O artigo analisa o Programa de Residência Docente (PRD) oferecido pelo Colégio Federal Pedro II/ Rio de Janeiro, cujo objetivo, entre outros, é de complementar a formação inicial recebida em cursos de licenciatura. Trata-se de projeto de formação continuada com foco no desenvolvimento de competências docentes e em suas produções acadêmicas. O estudo priorizou a análise sobre o conhecimento pela, na e da experiência narrada pelos residentes em diálogo com estudiosos do campo da formação docente como: Roldão, Shulman, entre outros. Verificou-se a partir das entrevistas que o PRD mantém uma preocupação mais efetiva com a formação acadêmica e com a produção de trabalhos que estreitem os laços entre teoria e prática. Constatou-se que o PRD tem efeitos no autoquestionamento pelo professor de sua ação prática e de seu conhecimento acadêmico, sendo necessário aproximá-lo das possibilidades de implementação das atividades pedagógicas nas escolas de origem dos residentes.Unochapecó2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/647310.22196/rp.v24i1.6473Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-241984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6473/3606Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Samara Andrade Santos, Sonia Regina MendesFerreira, DiegoBernado, Elisangela da Silva 2023-01-17T13:08:51Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6473Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:51Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis
title RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis
spellingShingle RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis
Costa, Samara Andrade
Residência docente. Epistemologia da prática. Profissionalização docente.
title_short RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis
title_full RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis
title_fullStr RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis
title_full_unstemmed RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis
title_sort RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis
author Costa, Samara Andrade
author_facet Costa, Samara Andrade
Santos, Sonia Regina Mendes
Ferreira, Diego
Bernado, Elisangela da Silva
author_role author
author2 Santos, Sonia Regina Mendes
Ferreira, Diego
Bernado, Elisangela da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Samara Andrade
Santos, Sonia Regina Mendes
Ferreira, Diego
Bernado, Elisangela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Residência docente. Epistemologia da prática. Profissionalização docente.
topic Residência docente. Epistemologia da prática. Profissionalização docente.
description O artigo analisa o Programa de Residência Docente (PRD) oferecido pelo Colégio Federal Pedro II/ Rio de Janeiro, cujo objetivo, entre outros, é de complementar a formação inicial recebida em cursos de licenciatura. Trata-se de projeto de formação continuada com foco no desenvolvimento de competências docentes e em suas produções acadêmicas. O estudo priorizou a análise sobre o conhecimento pela, na e da experiência narrada pelos residentes em diálogo com estudiosos do campo da formação docente como: Roldão, Shulman, entre outros. Verificou-se a partir das entrevistas que o PRD mantém uma preocupação mais efetiva com a formação acadêmica e com a produção de trabalhos que estreitem os laços entre teoria e prática. Constatou-se que o PRD tem efeitos no autoquestionamento pelo professor de sua ação prática e de seu conhecimento acadêmico, sendo necessário aproximá-lo das possibilidades de implementação das atividades pedagógicas nas escolas de origem dos residentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6473
10.22196/rp.v24i1.6473
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6473
identifier_str_mv 10.22196/rp.v24i1.6473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6473/3606
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24
Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991497093120