A metáfora como recurso expressivo na propaganda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51714 |
Resumo: | Este estudo propõe apresentar uma reflexão sobre o uso cada vez mais frequente da utilização de metáforas no gênero propaganda. Buscamos, assim, compreender e analisar o efeito expressivo causado pelo uso da metáfora em propagandas publicitárias. As metáforas estão por toda parte, em diversas esferas (família, escola, trabalho, igreja etc) e nos mais diversos gêneros de texto, daí a importância da realização de uma pesquisa que aborde essa temática. Na propaganda, elas são utilizadas de modo proposital, pois os autores procuraram construir os textos inserindo-as com o objetivo de causar expressividade e consequentemente o convencimento ao público alvo. É justamente esse efeito expressivo da utilização da linguagem que vai caracterizar o campo de estudo da Estilística, que estuda os desvios que tem finalidade expressiva. O espaço da Estilística utilizado por nós é o da chamada ‘Estilística da Enunciação’ que, rompendo com orientação estruturalista, encaminha os estudos para o campo enunciativo proposto por Bakhtin (2003). Esclarecemos que o desvio no campo da Estilística, principalmente os feitos no discurso publicitário, é intencionalmente construído. O corpus foi montado com propagandas publicitárias colhidas da rede mundial de computadores, no site de busca google. Foram selecionadas 03 propagandas e, a partir da presença da metáfora, passou-se à construção de sentidos apoiada na perspectiva de pesquisa de base interpretativista. Após este estudo, pode-se confirmar que a metáfora está presente em várias situações do cotidiano e que na construção dos textos das propagandas, elas tornam-se únicas, atrativas e persuasivas. |
id |
UFC-7_120ccae564fd26d8778f1c4b6cc709e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/51714 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A metáfora como recurso expressivo na propagandaMetáforaEstilísticaPropagandaEste estudo propõe apresentar uma reflexão sobre o uso cada vez mais frequente da utilização de metáforas no gênero propaganda. Buscamos, assim, compreender e analisar o efeito expressivo causado pelo uso da metáfora em propagandas publicitárias. As metáforas estão por toda parte, em diversas esferas (família, escola, trabalho, igreja etc) e nos mais diversos gêneros de texto, daí a importância da realização de uma pesquisa que aborde essa temática. Na propaganda, elas são utilizadas de modo proposital, pois os autores procuraram construir os textos inserindo-as com o objetivo de causar expressividade e consequentemente o convencimento ao público alvo. É justamente esse efeito expressivo da utilização da linguagem que vai caracterizar o campo de estudo da Estilística, que estuda os desvios que tem finalidade expressiva. O espaço da Estilística utilizado por nós é o da chamada ‘Estilística da Enunciação’ que, rompendo com orientação estruturalista, encaminha os estudos para o campo enunciativo proposto por Bakhtin (2003). Esclarecemos que o desvio no campo da Estilística, principalmente os feitos no discurso publicitário, é intencionalmente construído. O corpus foi montado com propagandas publicitárias colhidas da rede mundial de computadores, no site de busca google. Foram selecionadas 03 propagandas e, a partir da presença da metáfora, passou-se à construção de sentidos apoiada na perspectiva de pesquisa de base interpretativista. Após este estudo, pode-se confirmar que a metáfora está presente em várias situações do cotidiano e que na construção dos textos das propagandas, elas tornam-se únicas, atrativas e persuasivas.UFMA2020-05-14T13:11:46Z2020-05-14T13:11:46Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Dayane da Costa; CARNEIRO, Waltersar José de Mesquita. A metáfora como recurso expressivo na propaganda. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LETRAS, 1., 8-10. jun.2016. Bacabal (MA), Anais... Bacabal (MA):UFMA, 2016. p.445-457.978-85-7862-50-1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51714Silva, Dayane da CostaCarneiro, Waltersar José de Mesquitainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:05:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51714Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-17T14:05Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A metáfora como recurso expressivo na propaganda |
title |
A metáfora como recurso expressivo na propaganda |
spellingShingle |
A metáfora como recurso expressivo na propaganda Silva, Dayane da Costa Metáfora Estilística Propaganda |
title_short |
A metáfora como recurso expressivo na propaganda |
title_full |
A metáfora como recurso expressivo na propaganda |
title_fullStr |
A metáfora como recurso expressivo na propaganda |
title_full_unstemmed |
A metáfora como recurso expressivo na propaganda |
title_sort |
A metáfora como recurso expressivo na propaganda |
author |
Silva, Dayane da Costa |
author_facet |
Silva, Dayane da Costa Carneiro, Waltersar José de Mesquita |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Waltersar José de Mesquita |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Dayane da Costa Carneiro, Waltersar José de Mesquita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metáfora Estilística Propaganda |
topic |
Metáfora Estilística Propaganda |
description |
Este estudo propõe apresentar uma reflexão sobre o uso cada vez mais frequente da utilização de metáforas no gênero propaganda. Buscamos, assim, compreender e analisar o efeito expressivo causado pelo uso da metáfora em propagandas publicitárias. As metáforas estão por toda parte, em diversas esferas (família, escola, trabalho, igreja etc) e nos mais diversos gêneros de texto, daí a importância da realização de uma pesquisa que aborde essa temática. Na propaganda, elas são utilizadas de modo proposital, pois os autores procuraram construir os textos inserindo-as com o objetivo de causar expressividade e consequentemente o convencimento ao público alvo. É justamente esse efeito expressivo da utilização da linguagem que vai caracterizar o campo de estudo da Estilística, que estuda os desvios que tem finalidade expressiva. O espaço da Estilística utilizado por nós é o da chamada ‘Estilística da Enunciação’ que, rompendo com orientação estruturalista, encaminha os estudos para o campo enunciativo proposto por Bakhtin (2003). Esclarecemos que o desvio no campo da Estilística, principalmente os feitos no discurso publicitário, é intencionalmente construído. O corpus foi montado com propagandas publicitárias colhidas da rede mundial de computadores, no site de busca google. Foram selecionadas 03 propagandas e, a partir da presença da metáfora, passou-se à construção de sentidos apoiada na perspectiva de pesquisa de base interpretativista. Após este estudo, pode-se confirmar que a metáfora está presente em várias situações do cotidiano e que na construção dos textos das propagandas, elas tornam-se únicas, atrativas e persuasivas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2020-05-14T13:11:46Z 2020-05-14T13:11:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Dayane da Costa; CARNEIRO, Waltersar José de Mesquita. A metáfora como recurso expressivo na propaganda. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LETRAS, 1., 8-10. jun.2016. Bacabal (MA), Anais... Bacabal (MA):UFMA, 2016. p.445-457. 978-85-7862-50-1 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51714 |
identifier_str_mv |
SILVA, Dayane da Costa; CARNEIRO, Waltersar José de Mesquita. A metáfora como recurso expressivo na propaganda. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LETRAS, 1., 8-10. jun.2016. Bacabal (MA), Anais... Bacabal (MA):UFMA, 2016. p.445-457. 978-85-7862-50-1 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFMA |
publisher.none.fl_str_mv |
UFMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1823806524406890496 |