Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Eleomar dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42894
Resumo: Neste ensaio, pretendemos apresentar a reflexão de alguns autor@s acerca do que seja a Colonial idade do Saber e des-cobrir seus desdobramentos no ambiente escolar. Para isso recorremos a Lander (2005) (Colonialidade do saber), Figueiredo (2009) (Pedagogia Eco-Relacional), Paulo Freire (2005) (Pedagogia do Oprimido) e Gomes (2002) (Educação antiracista afrodescendente) na tentativa de anunciar uma perspectiva de educação que: alimente o imaginário; valorize a afetividade e não apenas a razão; seja popular no sentido de aceitar a tod@s; não largue a mão do cotidiano; estimule a criatividade, e deixe os corpos e as mentes libertos para interagir com o mundo. Sendo, neste sentido, uma educação dialógica, relacional, libertadora, descolonializadora e antirracista. É importante frisar que colonialidade é diferente de colonialismo. Colonizar é se apropriar compulsoriamente de um espaço pertencente a outras pessoas, dominar política, econômica e socialmente esse lugar e aqueles que o habitam. [...]
id UFC-7_1288ff1677b9fcc5348a8371351c2a7a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42894
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberesColonialidade do saberEducaçãoLanderNeste ensaio, pretendemos apresentar a reflexão de alguns autor@s acerca do que seja a Colonial idade do Saber e des-cobrir seus desdobramentos no ambiente escolar. Para isso recorremos a Lander (2005) (Colonialidade do saber), Figueiredo (2009) (Pedagogia Eco-Relacional), Paulo Freire (2005) (Pedagogia do Oprimido) e Gomes (2002) (Educação antiracista afrodescendente) na tentativa de anunciar uma perspectiva de educação que: alimente o imaginário; valorize a afetividade e não apenas a razão; seja popular no sentido de aceitar a tod@s; não largue a mão do cotidiano; estimule a criatividade, e deixe os corpos e as mentes libertos para interagir com o mundo. Sendo, neste sentido, uma educação dialógica, relacional, libertadora, descolonializadora e antirracista. É importante frisar que colonialidade é diferente de colonialismo. Colonizar é se apropriar compulsoriamente de um espaço pertencente a outras pessoas, dominar política, econômica e socialmente esse lugar e aqueles que o habitam. [...]Edições UFC2019-06-19T14:27:18Z2019-06-19T14:27:18Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfRODRIGUES, Eleomar dos Santos. Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberes. In: FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque; SILVA, Maria Eleni Henrique da (orgs.). Formação Humana e Dialogicidade III: encantos que se encontram nos diálogos que acompanham Freire. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 54-65.978 85 7282 454 5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42894Rodrigues, Eleomar dos Santosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-19T14:27:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42894Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-06-19T14:27:18Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberes
title Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberes
spellingShingle Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberes
Rodrigues, Eleomar dos Santos
Colonialidade do saber
Educação
Lander
title_short Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberes
title_full Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberes
title_fullStr Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberes
title_full_unstemmed Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberes
title_sort Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberes
author Rodrigues, Eleomar dos Santos
author_facet Rodrigues, Eleomar dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Eleomar dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Colonialidade do saber
Educação
Lander
topic Colonialidade do saber
Educação
Lander
description Neste ensaio, pretendemos apresentar a reflexão de alguns autor@s acerca do que seja a Colonial idade do Saber e des-cobrir seus desdobramentos no ambiente escolar. Para isso recorremos a Lander (2005) (Colonialidade do saber), Figueiredo (2009) (Pedagogia Eco-Relacional), Paulo Freire (2005) (Pedagogia do Oprimido) e Gomes (2002) (Educação antiracista afrodescendente) na tentativa de anunciar uma perspectiva de educação que: alimente o imaginário; valorize a afetividade e não apenas a razão; seja popular no sentido de aceitar a tod@s; não largue a mão do cotidiano; estimule a criatividade, e deixe os corpos e as mentes libertos para interagir com o mundo. Sendo, neste sentido, uma educação dialógica, relacional, libertadora, descolonializadora e antirracista. É importante frisar que colonialidade é diferente de colonialismo. Colonizar é se apropriar compulsoriamente de um espaço pertencente a outras pessoas, dominar política, econômica e socialmente esse lugar e aqueles que o habitam. [...]
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-06-19T14:27:18Z
2019-06-19T14:27:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Eleomar dos Santos. Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberes. In: FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque; SILVA, Maria Eleni Henrique da (orgs.). Formação Humana e Dialogicidade III: encantos que se encontram nos diálogos que acompanham Freire. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 54-65.
978 85 7282 454 5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42894
identifier_str_mv RODRIGUES, Eleomar dos Santos. Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberes. In: FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque; SILVA, Maria Eleni Henrique da (orgs.). Formação Humana e Dialogicidade III: encantos que se encontram nos diálogos que acompanham Freire. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 54-65.
978 85 7282 454 5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806779293696000