Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberes
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42894 |
Resumo: | Neste ensaio, pretendemos apresentar a reflexão de alguns autor@s acerca do que seja a Colonial idade do Saber e des-cobrir seus desdobramentos no ambiente escolar. Para isso recorremos a Lander (2005) (Colonialidade do saber), Figueiredo (2009) (Pedagogia Eco-Relacional), Paulo Freire (2005) (Pedagogia do Oprimido) e Gomes (2002) (Educação antiracista afrodescendente) na tentativa de anunciar uma perspectiva de educação que: alimente o imaginário; valorize a afetividade e não apenas a razão; seja popular no sentido de aceitar a tod@s; não largue a mão do cotidiano; estimule a criatividade, e deixe os corpos e as mentes libertos para interagir com o mundo. Sendo, neste sentido, uma educação dialógica, relacional, libertadora, descolonializadora e antirracista. É importante frisar que colonialidade é diferente de colonialismo. Colonizar é se apropriar compulsoriamente de um espaço pertencente a outras pessoas, dominar política, econômica e socialmente esse lugar e aqueles que o habitam. [...] |
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