A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mori, Valéria Deusdará
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cordeiro, Vitor Pedro Moretto, Campolina, Luciana de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1261
Resumo: A presente pesquisa investigou diferentes processos subjetivos que se configuram no fracasso escolar, bem como problematizou o papel da psicologia na escola. A Teoria cultural-histórica da Subjetividade foi a perspectiva norteadora da pesquisa e subsidiou discussões e reflexões sobre a temática. A pesquisa foi realizada a partir da Epistemologia Qualitativa e do método construtivo interpretativo, baseando-se em um estudo de caso com um estudante e protagonizado também pela psicóloga escolar e a diretora da escola. As informações e indicadores construídos na pesquisa evidenciam como a visão acerca do diagnóstico do aluno universaliza processos que são singulares e acaba por justificar o processo que configura de forma complexa o fracasso escolar. Além disso, a lógica padronizada pautada pelo diagnóstico no processo de compreensão dos estudantes que apresentam dificuldades no processo de aprender desencadeia dinâmicas patologizantes eaumenta o risco de fracasso e evasão escolar.
id IFGO-1_3a3d19e76ea80dea6897181f6aef9de0
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1261
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escolaSubjetividadeFracasso escolarDiagnósticoPsicologia na escolaSingularidadeA presente pesquisa investigou diferentes processos subjetivos que se configuram no fracasso escolar, bem como problematizou o papel da psicologia na escola. A Teoria cultural-histórica da Subjetividade foi a perspectiva norteadora da pesquisa e subsidiou discussões e reflexões sobre a temática. A pesquisa foi realizada a partir da Epistemologia Qualitativa e do método construtivo interpretativo, baseando-se em um estudo de caso com um estudante e protagonizado também pela psicóloga escolar e a diretora da escola. As informações e indicadores construídos na pesquisa evidenciam como a visão acerca do diagnóstico do aluno universaliza processos que são singulares e acaba por justificar o processo que configura de forma complexa o fracasso escolar. Além disso, a lógica padronizada pautada pelo diagnóstico no processo de compreensão dos estudantes que apresentam dificuldades no processo de aprender desencadeia dinâmicas patologizantes eaumenta o risco de fracasso e evasão escolar.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/126110.33837/msj.v3i2.1261Multi-Science Journal; Vol. 3 No. 2 (2020): Papers from the 8th Ibero-American Congress of Qualitative Research (CIAIQ2019); 3-11Multi-Science Journal; v. 3 n. 2 (2020): Papers from the 8th Ibero-American Congress of Qualitative Research (CIAIQ2019); 3-112359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1261/836Copyright (c) 2020 Luciana de Oliveira Campolinainfo:eu-repo/semantics/openAccessMori, Valéria DeusdaráCordeiro, Vitor Pedro MorettoCampolina, Luciana de Oliveira2020-07-22T18:34:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1261Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2020-07-22T18:34:40Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola
title A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola
spellingShingle A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola
Mori, Valéria Deusdará
Subjetividade
Fracasso escolar
Diagnóstico
Psicologia na escola
Singularidade
title_short A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola
title_full A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola
title_fullStr A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola
title_full_unstemmed A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola
title_sort A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola
author Mori, Valéria Deusdará
author_facet Mori, Valéria Deusdará
Cordeiro, Vitor Pedro Moretto
Campolina, Luciana de Oliveira
author_role author
author2 Cordeiro, Vitor Pedro Moretto
Campolina, Luciana de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mori, Valéria Deusdará
Cordeiro, Vitor Pedro Moretto
Campolina, Luciana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade
Fracasso escolar
Diagnóstico
Psicologia na escola
Singularidade
topic Subjetividade
Fracasso escolar
Diagnóstico
Psicologia na escola
Singularidade
description A presente pesquisa investigou diferentes processos subjetivos que se configuram no fracasso escolar, bem como problematizou o papel da psicologia na escola. A Teoria cultural-histórica da Subjetividade foi a perspectiva norteadora da pesquisa e subsidiou discussões e reflexões sobre a temática. A pesquisa foi realizada a partir da Epistemologia Qualitativa e do método construtivo interpretativo, baseando-se em um estudo de caso com um estudante e protagonizado também pela psicóloga escolar e a diretora da escola. As informações e indicadores construídos na pesquisa evidenciam como a visão acerca do diagnóstico do aluno universaliza processos que são singulares e acaba por justificar o processo que configura de forma complexa o fracasso escolar. Além disso, a lógica padronizada pautada pelo diagnóstico no processo de compreensão dos estudantes que apresentam dificuldades no processo de aprender desencadeia dinâmicas patologizantes eaumenta o risco de fracasso e evasão escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1261
10.33837/msj.v3i2.1261
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1261
identifier_str_mv 10.33837/msj.v3i2.1261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1261/836
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Luciana de Oliveira Campolina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Luciana de Oliveira Campolina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 3 No. 2 (2020): Papers from the 8th Ibero-American Congress of Qualitative Research (CIAIQ2019); 3-11
Multi-Science Journal; v. 3 n. 2 (2020): Papers from the 8th Ibero-American Congress of Qualitative Research (CIAIQ2019); 3-11
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325176383832064