A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1261 |
Resumo: | A presente pesquisa investigou diferentes processos subjetivos que se configuram no fracasso escolar, bem como problematizou o papel da psicologia na escola. A Teoria cultural-histórica da Subjetividade foi a perspectiva norteadora da pesquisa e subsidiou discussões e reflexões sobre a temática. A pesquisa foi realizada a partir da Epistemologia Qualitativa e do método construtivo interpretativo, baseando-se em um estudo de caso com um estudante e protagonizado também pela psicóloga escolar e a diretora da escola. As informações e indicadores construídos na pesquisa evidenciam como a visão acerca do diagnóstico do aluno universaliza processos que são singulares e acaba por justificar o processo que configura de forma complexa o fracasso escolar. Além disso, a lógica padronizada pautada pelo diagnóstico no processo de compreensão dos estudantes que apresentam dificuldades no processo de aprender desencadeia dinâmicas patologizantes eaumenta o risco de fracasso e evasão escolar. |
id |
IFGO-1_3a3d19e76ea80dea6897181f6aef9de0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1261 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escolaSubjetividadeFracasso escolarDiagnósticoPsicologia na escolaSingularidadeA presente pesquisa investigou diferentes processos subjetivos que se configuram no fracasso escolar, bem como problematizou o papel da psicologia na escola. A Teoria cultural-histórica da Subjetividade foi a perspectiva norteadora da pesquisa e subsidiou discussões e reflexões sobre a temática. A pesquisa foi realizada a partir da Epistemologia Qualitativa e do método construtivo interpretativo, baseando-se em um estudo de caso com um estudante e protagonizado também pela psicóloga escolar e a diretora da escola. As informações e indicadores construídos na pesquisa evidenciam como a visão acerca do diagnóstico do aluno universaliza processos que são singulares e acaba por justificar o processo que configura de forma complexa o fracasso escolar. Além disso, a lógica padronizada pautada pelo diagnóstico no processo de compreensão dos estudantes que apresentam dificuldades no processo de aprender desencadeia dinâmicas patologizantes eaumenta o risco de fracasso e evasão escolar.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/126110.33837/msj.v3i2.1261Multi-Science Journal; Vol. 3 No. 2 (2020): Papers from the 8th Ibero-American Congress of Qualitative Research (CIAIQ2019); 3-11Multi-Science Journal; v. 3 n. 2 (2020): Papers from the 8th Ibero-American Congress of Qualitative Research (CIAIQ2019); 3-112359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1261/836Copyright (c) 2020 Luciana de Oliveira Campolinainfo:eu-repo/semantics/openAccessMori, Valéria DeusdaráCordeiro, Vitor Pedro MorettoCampolina, Luciana de Oliveira2020-07-22T18:34:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1261Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2020-07-22T18:34:40Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola |
title |
A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola |
spellingShingle |
A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola Mori, Valéria Deusdará Subjetividade Fracasso escolar Diagnóstico Psicologia na escola Singularidade |
title_short |
A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola |
title_full |
A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola |
title_fullStr |
A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola |
title_full_unstemmed |
A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola |
title_sort |
A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola |
author |
Mori, Valéria Deusdará |
author_facet |
Mori, Valéria Deusdará Cordeiro, Vitor Pedro Moretto Campolina, Luciana de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro, Vitor Pedro Moretto Campolina, Luciana de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mori, Valéria Deusdará Cordeiro, Vitor Pedro Moretto Campolina, Luciana de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Subjetividade Fracasso escolar Diagnóstico Psicologia na escola Singularidade |
topic |
Subjetividade Fracasso escolar Diagnóstico Psicologia na escola Singularidade |
description |
A presente pesquisa investigou diferentes processos subjetivos que se configuram no fracasso escolar, bem como problematizou o papel da psicologia na escola. A Teoria cultural-histórica da Subjetividade foi a perspectiva norteadora da pesquisa e subsidiou discussões e reflexões sobre a temática. A pesquisa foi realizada a partir da Epistemologia Qualitativa e do método construtivo interpretativo, baseando-se em um estudo de caso com um estudante e protagonizado também pela psicóloga escolar e a diretora da escola. As informações e indicadores construídos na pesquisa evidenciam como a visão acerca do diagnóstico do aluno universaliza processos que são singulares e acaba por justificar o processo que configura de forma complexa o fracasso escolar. Além disso, a lógica padronizada pautada pelo diagnóstico no processo de compreensão dos estudantes que apresentam dificuldades no processo de aprender desencadeia dinâmicas patologizantes eaumenta o risco de fracasso e evasão escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1261 10.33837/msj.v3i2.1261 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1261 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v3i2.1261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1261/836 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Luciana de Oliveira Campolina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Luciana de Oliveira Campolina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 3 No. 2 (2020): Papers from the 8th Ibero-American Congress of Qualitative Research (CIAIQ2019); 3-11 Multi-Science Journal; v. 3 n. 2 (2020): Papers from the 8th Ibero-American Congress of Qualitative Research (CIAIQ2019); 3-11 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1798325176383832064 |