Estudantes de licenciatura e a diversidade cultural e epistêmica dos quilombolas do Vão do Moleque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Sonia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues, Jadir Gonçalves, Castro, Elton Anderson Santos de, Guedes, Cristiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58872
Resumo: Kilombola knowledge, sciences and cosmologies are fundamental for the teaching of its epistemological diversity. This article describes a meeting of knowledges among 33 university students and a Kilombola community and analyzes the perceptions of these students regarding the contribution of this meeting to their professional training and activity. The data analyzed were reports and records of academic classes, research and extension. There was a fruitful dialogue between academic knowledge and Kilombola knowledge. Classes approached the racial, political, historiographical, pedagogical and epistemological dimensions. The students were able to reflect about knowledge hitherto not perceived by them. They were able to value those peoples after they had contact with new knowledge.
id UFC-7_15326e94f38835606137e0eabec25854
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/58872
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estudantes de licenciatura e a diversidade cultural e epistêmica dos quilombolas do Vão do MolequeLos alumnos de licencias y la diversidad cultural y epistemica de quilombolas de Vão do MolequeLicensing students and the cultural and epistemic diversity of kilombolas in Vão do MolequeDescolonizaçãoEpistemologiasEurocentrismoQuilombolasEnsinoKilombola knowledge, sciences and cosmologies are fundamental for the teaching of its epistemological diversity. This article describes a meeting of knowledges among 33 university students and a Kilombola community and analyzes the perceptions of these students regarding the contribution of this meeting to their professional training and activity. The data analyzed were reports and records of academic classes, research and extension. There was a fruitful dialogue between academic knowledge and Kilombola knowledge. Classes approached the racial, political, historiographical, pedagogical and epistemological dimensions. The students were able to reflect about knowledge hitherto not perceived by them. They were able to value those peoples after they had contact with new knowledge.Os saberes quilombolas e suas ciências e cosmologias são fundamentais para o ensino de sua diversidade epistemológica. Este artigo descreve um encontro de saberes entre 33 estudantes de pedagogia e uma comunidade quilombola e analisa as percepções dos estudantes quanto à contribuição desse encontro para seu exercício da docência e sua formação profissional. A fonte de dados foram relatos e registros de eventos acadêmicos que combinaram ensino, pesquisa e extensão. Verificou-se um produtivo diálogo entre os conhecimentos acadêmicos e os saberes quilombolas. As aulas abordaram as dimensões étnico-racial, política, historiográfica, pedagógica e epistemológica. Os estudantes puderam conhecer e refletir acerca de um conjunto de saberes até então desconhecidos pelos integrantes desse projeto. Desenvolveu-se, assim, um olhar valorativo sobre os povos a partir da interação com novos conhecimentos.El conocimiento Quilombola y sus ciencias y cosmologías son fundamentales para enseñar su diversidad epistemológica. Este artículo describe un encuentro de conocimientos entre 33 estudiantes de pedagogía y una comunidad quilombola y analiza las percepciones de los estudiantes sobre la contribución de este encuentro para el ejercicio de su docencia y su capacitación profesional. La fuente de datos fue de informes y registros de eventos académicos que combinaron docencia, investigación y extensión. Hubo un diálogo productivo entre el conocimiento académico y el conocimiento quilombola. Las clases cubrieron las dimensiones étnico-racial, política, historiográfica, pedagógica y epistemológica. Los estudiantes pudieron conocer y reflexionar sobre un conjunto de conocimientos hasta ahora desconocido por los miembros de este proyecto. Por lo tanto, se desarrolló una mirada valorativa de los pueblos basada en la interacción con nuevos conocimientos.Revista Educação em Debate2021-06-09T12:09:55Z2021-06-09T12:09:55Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBESSA, Sonia; RODRIGUES, Jadir Gonçalves; CASTRO, Elton Anderson Santos de; GUEDES, Cristiano. Estudantes de licenciatura e a diversidade cultural e epistêmica dos quilombolas do Vão do Moleque. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 84, p. 53-71, jan./abr. 2021.2526-0847http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58872Bessa, SoniaRodrigues, Jadir GonçalvesCastro, Elton Anderson Santos deGuedes, Cristianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:48:46Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58872Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:49.423151Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes de licenciatura e a diversidade cultural e epistêmica dos quilombolas do Vão do Moleque
Los alumnos de licencias y la diversidad cultural y epistemica de quilombolas de Vão do Moleque
Licensing students and the cultural and epistemic diversity of kilombolas in Vão do Moleque
title Estudantes de licenciatura e a diversidade cultural e epistêmica dos quilombolas do Vão do Moleque
spellingShingle Estudantes de licenciatura e a diversidade cultural e epistêmica dos quilombolas do Vão do Moleque
Bessa, Sonia
Descolonização
Epistemologias
Eurocentrismo
Quilombolas
Ensino
title_short Estudantes de licenciatura e a diversidade cultural e epistêmica dos quilombolas do Vão do Moleque
title_full Estudantes de licenciatura e a diversidade cultural e epistêmica dos quilombolas do Vão do Moleque
title_fullStr Estudantes de licenciatura e a diversidade cultural e epistêmica dos quilombolas do Vão do Moleque
title_full_unstemmed Estudantes de licenciatura e a diversidade cultural e epistêmica dos quilombolas do Vão do Moleque
title_sort Estudantes de licenciatura e a diversidade cultural e epistêmica dos quilombolas do Vão do Moleque
author Bessa, Sonia
author_facet Bessa, Sonia
Rodrigues, Jadir Gonçalves
Castro, Elton Anderson Santos de
Guedes, Cristiano
author_role author
author2 Rodrigues, Jadir Gonçalves
Castro, Elton Anderson Santos de
Guedes, Cristiano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bessa, Sonia
Rodrigues, Jadir Gonçalves
Castro, Elton Anderson Santos de
Guedes, Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv Descolonização
Epistemologias
Eurocentrismo
Quilombolas
Ensino
topic Descolonização
Epistemologias
Eurocentrismo
Quilombolas
Ensino
description Kilombola knowledge, sciences and cosmologies are fundamental for the teaching of its epistemological diversity. This article describes a meeting of knowledges among 33 university students and a Kilombola community and analyzes the perceptions of these students regarding the contribution of this meeting to their professional training and activity. The data analyzed were reports and records of academic classes, research and extension. There was a fruitful dialogue between academic knowledge and Kilombola knowledge. Classes approached the racial, political, historiographical, pedagogical and epistemological dimensions. The students were able to reflect about knowledge hitherto not perceived by them. They were able to value those peoples after they had contact with new knowledge.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-09T12:09:55Z
2021-06-09T12:09:55Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BESSA, Sonia; RODRIGUES, Jadir Gonçalves; CASTRO, Elton Anderson Santos de; GUEDES, Cristiano. Estudantes de licenciatura e a diversidade cultural e epistêmica dos quilombolas do Vão do Moleque. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 84, p. 53-71, jan./abr. 2021.
2526-0847
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58872
identifier_str_mv BESSA, Sonia; RODRIGUES, Jadir Gonçalves; CASTRO, Elton Anderson Santos de; GUEDES, Cristiano. Estudantes de licenciatura e a diversidade cultural e epistêmica dos quilombolas do Vão do Moleque. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 84, p. 53-71, jan./abr. 2021.
2526-0847
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028751157493760