Reelaboração do meme nas redes sociais: uma análise dos processos na produção do gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edson Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52444
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo descrever a prática discursiva do meme como um processo de reelaboração de um gênero emergente nas redes sociais virtuais, considerando suas marcas hipertextuais e da hipermídia, as estratégias de obtenção de capital social utilizadas pelos seus produtores, bem como as técnicas de informática utilizadas no processo de criação. Para tanto, valemo-nos das contribuições de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Rodrigues (2005), Zavam (2009), Costa (2010), Lima Neto (2014), Araújo (2016) e Shifman (2014) no que diz respeito ao processo de reelaboração de gênero em processo de emergência. Para dar conta das características hipertextuais e hipermidiáticas do gênero em estudo, nós nos apoiamos nos aportes legados por Levy (1993, 2011), Santaella (2005) e Komesu (2005) e, para discutir o uso das técnicas informáticas, valemo-nos de Dudeney, Hockly e Pregum (2016) partindo de suas perspectivas em torno dos variados letramentos digitais. Para efetivarmos a pesquisa, delimitamos o espaço de investigação ao ambiente das redes sociais virtuais Facebook e Instagram, visto que esses ambientes virtuais servem como espaço de (re)elaboração e de compartilhamento de memes. Para a geração dos dados, empreendemos incursões etnográficas, inspiradas em Hine (2004), nas supracitadas redes sociais, mediante observação do comportamento dos atores sociais nos ambientes dos sites de redes sociais escolhidos. Mediante as informações obtidas, tratamos os dados, descrevendo e reconstruindo discursivamente os processos envolvidos na reelaboração dos memes em análise. A partir do conjunto teórico-metodológico apresentado, acreditamos que contribuímos para a melhor compreensão do objeto em análise, principalmente por conta de seu caráter novidadeiro. No processo de análise das materialidades que compunham o corpus, observamos que a elaboração do meme acontece por meio de uma complexa rede de atividades, pois o produtor reúne diversos conhecimentos técnico-informáticos e os alia aos tópicos e modismos em destaque em alguns dos sites responsáveis pela movimentação desse conteúdo e, assim, o enunciador parece produzir seus discurso entre a tensão de manter a relação com os memes já produzidos e agregar alguma novidade ao seu dito, podendo, dessa forma, angariar mais capital social e, até mesmo, dar início a um novo modelo de meme a ser seguido.
id UFC-7_155ceb5b3680ce3c662466f748515300
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52444
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Reelaboração do meme nas redes sociais: uma análise dos processos na produção do gêneroGêneroMemeHipertextoA presente dissertação teve como objetivo descrever a prática discursiva do meme como um processo de reelaboração de um gênero emergente nas redes sociais virtuais, considerando suas marcas hipertextuais e da hipermídia, as estratégias de obtenção de capital social utilizadas pelos seus produtores, bem como as técnicas de informática utilizadas no processo de criação. Para tanto, valemo-nos das contribuições de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Rodrigues (2005), Zavam (2009), Costa (2010), Lima Neto (2014), Araújo (2016) e Shifman (2014) no que diz respeito ao processo de reelaboração de gênero em processo de emergência. Para dar conta das características hipertextuais e hipermidiáticas do gênero em estudo, nós nos apoiamos nos aportes legados por Levy (1993, 2011), Santaella (2005) e Komesu (2005) e, para discutir o uso das técnicas informáticas, valemo-nos de Dudeney, Hockly e Pregum (2016) partindo de suas perspectivas em torno dos variados letramentos digitais. Para efetivarmos a pesquisa, delimitamos o espaço de investigação ao ambiente das redes sociais virtuais Facebook e Instagram, visto que esses ambientes virtuais servem como espaço de (re)elaboração e de compartilhamento de memes. Para a geração dos dados, empreendemos incursões etnográficas, inspiradas em Hine (2004), nas supracitadas redes sociais, mediante observação do comportamento dos atores sociais nos ambientes dos sites de redes sociais escolhidos. Mediante as informações obtidas, tratamos os dados, descrevendo e reconstruindo discursivamente os processos envolvidos na reelaboração dos memes em análise. A partir do conjunto teórico-metodológico apresentado, acreditamos que contribuímos para a melhor compreensão do objeto em análise, principalmente por conta de seu caráter novidadeiro. No processo de análise das materialidades que compunham o corpus, observamos que a elaboração do meme acontece por meio de uma complexa rede de atividades, pois o produtor reúne diversos conhecimentos técnico-informáticos e os alia aos tópicos e modismos em destaque em alguns dos sites responsáveis pela movimentação desse conteúdo e, assim, o enunciador parece produzir seus discurso entre a tensão de manter a relação com os memes já produzidos e agregar alguma novidade ao seu dito, podendo, dessa forma, angariar mais capital social e, até mesmo, dar início a um novo modelo de meme a ser seguido.Araújo, Júlio César Rosa deSilva, Edson Souza2020-06-18T12:16:17Z2020-06-18T12:16:17Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Edson Souza. Reelaboração do meme nas redes sociais: uma análise dos processos na produção do gênero. Orientador: Júlio César Rosa de Araújo. 2019.138 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52444porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-17T14:25:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52444Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:10.786850Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reelaboração do meme nas redes sociais: uma análise dos processos na produção do gênero
title Reelaboração do meme nas redes sociais: uma análise dos processos na produção do gênero
spellingShingle Reelaboração do meme nas redes sociais: uma análise dos processos na produção do gênero
Silva, Edson Souza
Gênero
Meme
Hipertexto
title_short Reelaboração do meme nas redes sociais: uma análise dos processos na produção do gênero
title_full Reelaboração do meme nas redes sociais: uma análise dos processos na produção do gênero
title_fullStr Reelaboração do meme nas redes sociais: uma análise dos processos na produção do gênero
title_full_unstemmed Reelaboração do meme nas redes sociais: uma análise dos processos na produção do gênero
title_sort Reelaboração do meme nas redes sociais: uma análise dos processos na produção do gênero
author Silva, Edson Souza
author_facet Silva, Edson Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Júlio César Rosa de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edson Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Meme
Hipertexto
topic Gênero
Meme
Hipertexto
description A presente dissertação teve como objetivo descrever a prática discursiva do meme como um processo de reelaboração de um gênero emergente nas redes sociais virtuais, considerando suas marcas hipertextuais e da hipermídia, as estratégias de obtenção de capital social utilizadas pelos seus produtores, bem como as técnicas de informática utilizadas no processo de criação. Para tanto, valemo-nos das contribuições de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Rodrigues (2005), Zavam (2009), Costa (2010), Lima Neto (2014), Araújo (2016) e Shifman (2014) no que diz respeito ao processo de reelaboração de gênero em processo de emergência. Para dar conta das características hipertextuais e hipermidiáticas do gênero em estudo, nós nos apoiamos nos aportes legados por Levy (1993, 2011), Santaella (2005) e Komesu (2005) e, para discutir o uso das técnicas informáticas, valemo-nos de Dudeney, Hockly e Pregum (2016) partindo de suas perspectivas em torno dos variados letramentos digitais. Para efetivarmos a pesquisa, delimitamos o espaço de investigação ao ambiente das redes sociais virtuais Facebook e Instagram, visto que esses ambientes virtuais servem como espaço de (re)elaboração e de compartilhamento de memes. Para a geração dos dados, empreendemos incursões etnográficas, inspiradas em Hine (2004), nas supracitadas redes sociais, mediante observação do comportamento dos atores sociais nos ambientes dos sites de redes sociais escolhidos. Mediante as informações obtidas, tratamos os dados, descrevendo e reconstruindo discursivamente os processos envolvidos na reelaboração dos memes em análise. A partir do conjunto teórico-metodológico apresentado, acreditamos que contribuímos para a melhor compreensão do objeto em análise, principalmente por conta de seu caráter novidadeiro. No processo de análise das materialidades que compunham o corpus, observamos que a elaboração do meme acontece por meio de uma complexa rede de atividades, pois o produtor reúne diversos conhecimentos técnico-informáticos e os alia aos tópicos e modismos em destaque em alguns dos sites responsáveis pela movimentação desse conteúdo e, assim, o enunciador parece produzir seus discurso entre a tensão de manter a relação com os memes já produzidos e agregar alguma novidade ao seu dito, podendo, dessa forma, angariar mais capital social e, até mesmo, dar início a um novo modelo de meme a ser seguido.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-06-18T12:16:17Z
2020-06-18T12:16:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Edson Souza. Reelaboração do meme nas redes sociais: uma análise dos processos na produção do gênero. Orientador: Júlio César Rosa de Araújo. 2019.138 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52444
identifier_str_mv SILVA, Edson Souza. Reelaboração do meme nas redes sociais: uma análise dos processos na produção do gênero. Orientador: Júlio César Rosa de Araújo. 2019.138 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028753064853504