Dor linda: da Pretagogia ao Parangadinkra - encruzilhando cosmossensações com conhecimentos didáticos afrorreferenciados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Wagner Maycron
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52853
Resumo: In this dissertation I problematize the implications of my afro ancestral roots in my teaching practices. From the identification of my Markers of Africanities (PETIT; ALVES, 2015) I trace my formative course as a black person. I compose my "formative narratives" (JOSSO, 2010) guided by the notions of the person's vital formation cycles, living tradition and African cosmosensations brought by African, Afro-Diasporic and decolonial authors. From my Africanities, as a starting point for my teaching paths, I propose the development of ways of cross-referencing, feelings, sensations, emotions and knowledge in creations and Afro-referenced didactic products that favor: the implementation of Law 10.639 / 03; Decoloniality to the school curriculum and the strengthening of afro-affiliation among teachers and Rede Municipal de Fortaleza, more specifically the in the Curió neighborhood.
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spelling Dor linda: da Pretagogia ao Parangadinkra - encruzilhando cosmossensações com conhecimentos didáticos afrorreferenciadosPretagogiaAncestralidadeEnraizamentos AfroProdução didática Afrorreferenciada.In this dissertation I problematize the implications of my afro ancestral roots in my teaching practices. From the identification of my Markers of Africanities (PETIT; ALVES, 2015) I trace my formative course as a black person. I compose my "formative narratives" (JOSSO, 2010) guided by the notions of the person's vital formation cycles, living tradition and African cosmosensations brought by African, Afro-Diasporic and decolonial authors. From my Africanities, as a starting point for my teaching paths, I propose the development of ways of cross-referencing, feelings, sensations, emotions and knowledge in creations and Afro-referenced didactic products that favor: the implementation of Law 10.639 / 03; Decoloniality to the school curriculum and the strengthening of afro-affiliation among teachers and Rede Municipal de Fortaleza, more specifically the in the Curió neighborhood.Nesta dissertação problematizo as implicações dos meus enraizamentos afro ancestrais nas minhas práticas docentes. A partir da identificação dos meus Marcadores das Africanidades (PETIT; ALVES, 2015) traço meu percurso formativo como pessoa negra. Componho minhas “narrativas de formação” (JOSSO, 2010) orientadas nas noções de ciclos de formação vital da pessoa, de tradição viva e de cosmossensações africanas trazidas por autoras e autores africanos, afrodiaspóricos e decoloniais. Das minhas africanidades, como ponto de partida para os meus caminhos docentes, proponho o desenvolvimento de formas de encruzilhamentos (transversalização) de sentidos, sentimentos, sensações, emoções e conhecimentos em criações e produtos didáticos afrorreferenciados que favorecem: a implementação da Lei 10.639/03; a decolonialidade do currículo escolar e o fortalecimento do pertencimento afro entre professores e estudantes da Rede Municipal de Fortaleza, mais especificamente da Escola Professora Terezinha Ferreira Parente, no bairro Curió.Petit, Sandra HaydéeVentura, Wagner Maycron2020-07-09T17:36:47Z2020-07-09T17:36:47Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVENTURA, Wagner Maycron. Dor linda: da Pretagogia ao Parangadinkra - encruzilhando cosmossensações com conhecimentos didáticos afrorreferenciados. 2020. 285f. Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-graduação em Educação. Fortaleza - CE. 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52853porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-24T18:17:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52853Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:04.790108Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
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