Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62522 |
Resumo: | This research aims to identify elements of critical thinking in members of a Project through the analysis of the path, vision and action of these in the group, especially in activities focused on environmental education. The Grupo de Estudos e Articulações sobre Tartarugas Marinhas (GTAR-Verdeluz) is characterized as Non-formal Education for its project “GTAR Itinerante”, which invites the community of Fortaleza to act in the conservation of sea turtles present on the coast. Thus, I reflect if my teaching practice along with the other participants are in line with the critical education proposed by Paulo Freire. Based on the qualitative methodologies, I describe my path as a teaching student and member of the team from the narrative of experiences lived. The information from the other members was collected through individual semi-structured interviews. The analysis suggest that members are still in a development process of critical thinking. Considerations and suggestions were made in order to invest in the criticality of members. |
id |
UFC-7_188e311a00bf9d9389002addfb6e513e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/62522 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição?Educação críticaEducação não-formalEducação ambientalExperiência do vividoPrática docenteThis research aims to identify elements of critical thinking in members of a Project through the analysis of the path, vision and action of these in the group, especially in activities focused on environmental education. The Grupo de Estudos e Articulações sobre Tartarugas Marinhas (GTAR-Verdeluz) is characterized as Non-formal Education for its project “GTAR Itinerante”, which invites the community of Fortaleza to act in the conservation of sea turtles present on the coast. Thus, I reflect if my teaching practice along with the other participants are in line with the critical education proposed by Paulo Freire. Based on the qualitative methodologies, I describe my path as a teaching student and member of the team from the narrative of experiences lived. The information from the other members was collected through individual semi-structured interviews. The analysis suggest that members are still in a development process of critical thinking. Considerations and suggestions were made in order to invest in the criticality of members.Esta pesquisa tem como foco identificar elementos de criticidade no discurso dos membros de um projeto a partir da análise de suas trajetórias, visões e ações no grupo, em especial nas atividades relativas à educação ambiental. O Grupo de Estudos e Articulações sobre Tartarugas Marinhas (GTAR-Verdeluz) caracteriza-se como educação não-formal por seu projeto “GTAR Itinerante”, que convida a população de Fortaleza a contribuir com a conservação das tartarugas marinhas presentes na costa. Assim, reflito se minha prática docente juntamente com as dos demais participantes do GTAR estão em consonância com a educação crítica proposta por Paulo Freire. Baseando-me nas metodologias qualitativas, narro minha trajetória como estudante licencianda e integrante da equipe a partir da experiência do vivido. A coleta de informações dos demais colaboradores foi feita através de entrevistas individuais semiestruturadas. As análises sugerem que os membros estão ainda em processo de formação crítica. Considerações e sugestões foram feitas no sentido de investir no desenvolvimento da criticidade dos membros.Silva, José Roberto Feitosa.Pereira, Olga Nobre Lisboa2021-11-26T14:46:54Z2021-11-26T14:46:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Olga Nobre Lisboa. Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição? 2018. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62522porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T15:41:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62522Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:32.540879Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição? |
title |
Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição? |
spellingShingle |
Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição? Pereira, Olga Nobre Lisboa Educação crítica Educação não-formal Educação ambiental Experiência do vivido Prática docente |
title_short |
Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição? |
title_full |
Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição? |
title_fullStr |
Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição? |
title_full_unstemmed |
Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição? |
title_sort |
Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição? |
author |
Pereira, Olga Nobre Lisboa |
author_facet |
Pereira, Olga Nobre Lisboa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, José Roberto Feitosa. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Olga Nobre Lisboa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação crítica Educação não-formal Educação ambiental Experiência do vivido Prática docente |
topic |
Educação crítica Educação não-formal Educação ambiental Experiência do vivido Prática docente |
description |
This research aims to identify elements of critical thinking in members of a Project through the analysis of the path, vision and action of these in the group, especially in activities focused on environmental education. The Grupo de Estudos e Articulações sobre Tartarugas Marinhas (GTAR-Verdeluz) is characterized as Non-formal Education for its project “GTAR Itinerante”, which invites the community of Fortaleza to act in the conservation of sea turtles present on the coast. Thus, I reflect if my teaching practice along with the other participants are in line with the critical education proposed by Paulo Freire. Based on the qualitative methodologies, I describe my path as a teaching student and member of the team from the narrative of experiences lived. The information from the other members was collected through individual semi-structured interviews. The analysis suggest that members are still in a development process of critical thinking. Considerations and suggestions were made in order to invest in the criticality of members. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2021-11-26T14:46:54Z 2021-11-26T14:46:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Olga Nobre Lisboa. Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição? 2018. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62522 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Olga Nobre Lisboa. Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição? 2018. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028941703675904 |