Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Olga Nobre Lisboa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62522
Resumo: This research aims to identify elements of critical thinking in members of a Project through the analysis of the path, vision and action of these in the group, especially in activities focused on environmental education. The Grupo de Estudos e Articulações sobre Tartarugas Marinhas (GTAR-Verdeluz) is characterized as Non-formal Education for its project “GTAR Itinerante”, which invites the community of Fortaleza to act in the conservation of sea turtles present on the coast. Thus, I reflect if my teaching practice along with the other participants are in line with the critical education proposed by Paulo Freire. Based on the qualitative methodologies, I describe my path as a teaching student and member of the team from the narrative of experiences lived. The information from the other members was collected through individual semi-structured interviews. The analysis suggest that members are still in a development process of critical thinking. Considerations and suggestions were made in order to invest in the criticality of members.
id UFC-7_188e311a00bf9d9389002addfb6e513e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/62522
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição?Educação críticaEducação não-formalEducação ambientalExperiência do vividoPrática docenteThis research aims to identify elements of critical thinking in members of a Project through the analysis of the path, vision and action of these in the group, especially in activities focused on environmental education. The Grupo de Estudos e Articulações sobre Tartarugas Marinhas (GTAR-Verdeluz) is characterized as Non-formal Education for its project “GTAR Itinerante”, which invites the community of Fortaleza to act in the conservation of sea turtles present on the coast. Thus, I reflect if my teaching practice along with the other participants are in line with the critical education proposed by Paulo Freire. Based on the qualitative methodologies, I describe my path as a teaching student and member of the team from the narrative of experiences lived. The information from the other members was collected through individual semi-structured interviews. The analysis suggest that members are still in a development process of critical thinking. Considerations and suggestions were made in order to invest in the criticality of members.Esta pesquisa tem como foco identificar elementos de criticidade no discurso dos membros de um projeto a partir da análise de suas trajetórias, visões e ações no grupo, em especial nas atividades relativas à educação ambiental. O Grupo de Estudos e Articulações sobre Tartarugas Marinhas (GTAR-Verdeluz) caracteriza-se como educação não-formal por seu projeto “GTAR Itinerante”, que convida a população de Fortaleza a contribuir com a conservação das tartarugas marinhas presentes na costa. Assim, reflito se minha prática docente juntamente com as dos demais participantes do GTAR estão em consonância com a educação crítica proposta por Paulo Freire. Baseando-me nas metodologias qualitativas, narro minha trajetória como estudante licencianda e integrante da equipe a partir da experiência do vivido. A coleta de informações dos demais colaboradores foi feita através de entrevistas individuais semiestruturadas. As análises sugerem que os membros estão ainda em processo de formação crítica. Considerações e sugestões foram feitas no sentido de investir no desenvolvimento da criticidade dos membros.Silva, José Roberto Feitosa.Pereira, Olga Nobre Lisboa2021-11-26T14:46:54Z2021-11-26T14:46:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Olga Nobre Lisboa. Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição? 2018. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62522porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T15:41:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62522Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:32.540879Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição?
title Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição?
spellingShingle Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição?
Pereira, Olga Nobre Lisboa
Educação crítica
Educação não-formal
Educação ambiental
Experiência do vivido
Prática docente
title_short Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição?
title_full Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição?
title_fullStr Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição?
title_full_unstemmed Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição?
title_sort Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição?
author Pereira, Olga Nobre Lisboa
author_facet Pereira, Olga Nobre Lisboa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, José Roberto Feitosa.
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Olga Nobre Lisboa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação crítica
Educação não-formal
Educação ambiental
Experiência do vivido
Prática docente
topic Educação crítica
Educação não-formal
Educação ambiental
Experiência do vivido
Prática docente
description This research aims to identify elements of critical thinking in members of a Project through the analysis of the path, vision and action of these in the group, especially in activities focused on environmental education. The Grupo de Estudos e Articulações sobre Tartarugas Marinhas (GTAR-Verdeluz) is characterized as Non-formal Education for its project “GTAR Itinerante”, which invites the community of Fortaleza to act in the conservation of sea turtles present on the coast. Thus, I reflect if my teaching practice along with the other participants are in line with the critical education proposed by Paulo Freire. Based on the qualitative methodologies, I describe my path as a teaching student and member of the team from the narrative of experiences lived. The information from the other members was collected through individual semi-structured interviews. The analysis suggest that members are still in a development process of critical thinking. Considerations and suggestions were made in order to invest in the criticality of members.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-11-26T14:46:54Z
2021-11-26T14:46:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Olga Nobre Lisboa. Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição? 2018. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62522
identifier_str_mv PEREIRA, Olga Nobre Lisboa. Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição? 2018. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028941703675904