Políticas e processos editoriais da imprensa universitária da Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Joaquim Melo de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67539
Resumo: As políticas e os processos editoriais na Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará (UFC) demandam adaptações às atuais realidades tecnológicas, políticas e mercadológicas. São mudanças necessárias e, por vezes, determinantes para a sua sobrevivência em face das ameaças sofridas pelas unidades editoriais das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Uma análise do parque gráfico, sob a perspectiva de estudos em políticas e processos editoriais, revela-se indispensável para que os projetos editoriais dessa unidade possam alcançar índices de competitividade no mercado editorial. Em questão, encontra-se não só a sobrevivência das unidades, mas o crescimento institucional e a qualidade das publicações. Para além do incremento tecnológico, com o emprego das tecnologias mais recentes disponíveis, é preciso lidar também com a estrutura organizacional e a política administrativa da instituição, efetivada em um conjunto de práticas condizentes com o mercado editorial contemporâneo e, muitas vezes, fragilizada no campo financeiro e jurídico. A ação investigativa foi a análise dos dados das estruturas editoriais das IFES, a fim de cotejá-los comparativamente com aqueles da Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará (UFC) e avaliar seus avanços e demandas. A metodologia de pesquisa foi quantitativa e qualitativa, utilizando-se o método descritivo. O objetivo desse trabalho foi, a partir do referencial teórico, realizar um questionário aplicado aos gestores e editores das unidades editoriais das IFES, abordando os pontos considerados mais relevantes como índices de avanços e dificuldades nessas unidades pesquisadas, no sentido de embasar ações de gestão para promover avanços, inovações e modernidades na Imprensa Universitária da UFC. Os resultados apontaram como comportamento majoritário a adoção de conselhos e políticas editoriais para atuarem no processo de escolha de títulos, como também, a existência de desafios burocráticos relativos à comercialização de obras. Aos objetivos específicos, evidenciou-se as oportunidades e ameaças que a transição tecnológica do livro em papel para o eletrônico representa para o meio editorial, oportunizando com isso, o sistema de impressão sob demanda como alternativa eficiente, pois permite a diminuição de gastos excessivos e eliminação de estoques indesejáveis na livraria. No que tange à distribuição e comercialização de livros por meio de projetos, identificou-se que a melhor alternativa se dá por meio de apoio com fundações universitárias, até que seja regulamentada uma nova política comercial exclusiva para as editoras públicas universitárias.
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