A experiência com o estágio de observação do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental e médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55891 |
Resumo: | O Estágio de Observação do Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Médio é uma das atividades curriculares obrigatórias do curso de Licenciatura em Letras/Inglês noturno da Universidade Federal Ceará. O objetivo principal desta atividade é inserir o graduando que está próximo à colação de grau no ambiente escolar, a fim de que ele possa iniciar sua familiarização com o ensino da língua inglesa na Educação Básica. Cada discente da atividade foi livre para escolher uma escola, pública ou privada, para o cumprimento da observação, bem como o ano escolar a ser observado. A observação realizada neste estágio consistiu de três etapas: observação dos alunos de uma turma de Ensino Fundamental ou Médio e realização de entrevista com um grupo amostral de 3 a 5 estudantes; observação da conduta do professor de língua inglesa em sala de aula; e coleta de dados estatísticos a respeito da escola observada. Realizei minha observação na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, em uma turma de 2º ano do turno da manhã. Foi possível constatar que a disciplina Língua Inglesa é considerada pelos alunos como uma disciplina das menos exigentes no currículo do Ensino Médio, uma vez que é possível optar por outras línguas em exames vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio, que é o foco principal da escola pesquisada. Também foi constatado que as aulas de inglês são predominantemente aulas de leitura, com inserções de tópicos gramaticais; as aulas são inteiramente ministradas em português e predominam atividades de compreensão de textos que se assemelham a questões presentes em processos seletivos para ingresso na universidade. Apenas o 2º e o 3º ano têm a disciplina de Língua Inglesa, com apenas uma aula semanal com 50 minutos de duração. Desse modo, concluímos que o trabalho com o inglês na escola observada se encaixa na abordagem da língua estrangeira para fins específicos, no caso a leitura e a compreensão de pequenos textos em língua inglesa. |
id |
UFC-7_195c49be006aca400825016615ea0bb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/55891 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência com o estágio de observação do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental e médioEstágio de observaçãoLíngua inglesaEnsino MédioEscola públicaO Estágio de Observação do Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Médio é uma das atividades curriculares obrigatórias do curso de Licenciatura em Letras/Inglês noturno da Universidade Federal Ceará. O objetivo principal desta atividade é inserir o graduando que está próximo à colação de grau no ambiente escolar, a fim de que ele possa iniciar sua familiarização com o ensino da língua inglesa na Educação Básica. Cada discente da atividade foi livre para escolher uma escola, pública ou privada, para o cumprimento da observação, bem como o ano escolar a ser observado. A observação realizada neste estágio consistiu de três etapas: observação dos alunos de uma turma de Ensino Fundamental ou Médio e realização de entrevista com um grupo amostral de 3 a 5 estudantes; observação da conduta do professor de língua inglesa em sala de aula; e coleta de dados estatísticos a respeito da escola observada. Realizei minha observação na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, em uma turma de 2º ano do turno da manhã. Foi possível constatar que a disciplina Língua Inglesa é considerada pelos alunos como uma disciplina das menos exigentes no currículo do Ensino Médio, uma vez que é possível optar por outras línguas em exames vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio, que é o foco principal da escola pesquisada. Também foi constatado que as aulas de inglês são predominantemente aulas de leitura, com inserções de tópicos gramaticais; as aulas são inteiramente ministradas em português e predominam atividades de compreensão de textos que se assemelham a questões presentes em processos seletivos para ingresso na universidade. Apenas o 2º e o 3º ano têm a disciplina de Língua Inglesa, com apenas uma aula semanal com 50 minutos de duração. Desse modo, concluímos que o trabalho com o inglês na escola observada se encaixa na abordagem da língua estrangeira para fins específicos, no caso a leitura e a compreensão de pequenos textos em língua inglesa.2020-12-31T17:21:57Z2020-12-31T17:21:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUZA, Francisco Elton Martins de; CARDOSO, Lidia Amelia de Barros. A experiência com o estágio de observação do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental e médio. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 4, p. 5602, 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55891Souza, Francisco Elton Martins deCardoso, Lidia Amelia de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:16:47Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/55891Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:37.713305Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência com o estágio de observação do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental e médio |
title |
A experiência com o estágio de observação do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental e médio |
spellingShingle |
A experiência com o estágio de observação do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental e médio Souza, Francisco Elton Martins de Estágio de observação Língua inglesa Ensino Médio Escola pública |
title_short |
A experiência com o estágio de observação do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental e médio |
title_full |
A experiência com o estágio de observação do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental e médio |
title_fullStr |
A experiência com o estágio de observação do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental e médio |
title_full_unstemmed |
A experiência com o estágio de observação do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental e médio |
title_sort |
A experiência com o estágio de observação do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental e médio |
author |
Souza, Francisco Elton Martins de |
author_facet |
Souza, Francisco Elton Martins de Cardoso, Lidia Amelia de Barros |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Lidia Amelia de Barros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Francisco Elton Martins de Cardoso, Lidia Amelia de Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio de observação Língua inglesa Ensino Médio Escola pública |
topic |
Estágio de observação Língua inglesa Ensino Médio Escola pública |
description |
O Estágio de Observação do Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Médio é uma das atividades curriculares obrigatórias do curso de Licenciatura em Letras/Inglês noturno da Universidade Federal Ceará. O objetivo principal desta atividade é inserir o graduando que está próximo à colação de grau no ambiente escolar, a fim de que ele possa iniciar sua familiarização com o ensino da língua inglesa na Educação Básica. Cada discente da atividade foi livre para escolher uma escola, pública ou privada, para o cumprimento da observação, bem como o ano escolar a ser observado. A observação realizada neste estágio consistiu de três etapas: observação dos alunos de uma turma de Ensino Fundamental ou Médio e realização de entrevista com um grupo amostral de 3 a 5 estudantes; observação da conduta do professor de língua inglesa em sala de aula; e coleta de dados estatísticos a respeito da escola observada. Realizei minha observação na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, em uma turma de 2º ano do turno da manhã. Foi possível constatar que a disciplina Língua Inglesa é considerada pelos alunos como uma disciplina das menos exigentes no currículo do Ensino Médio, uma vez que é possível optar por outras línguas em exames vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio, que é o foco principal da escola pesquisada. Também foi constatado que as aulas de inglês são predominantemente aulas de leitura, com inserções de tópicos gramaticais; as aulas são inteiramente ministradas em português e predominam atividades de compreensão de textos que se assemelham a questões presentes em processos seletivos para ingresso na universidade. Apenas o 2º e o 3º ano têm a disciplina de Língua Inglesa, com apenas uma aula semanal com 50 minutos de duração. Desse modo, concluímos que o trabalho com o inglês na escola observada se encaixa na abordagem da língua estrangeira para fins específicos, no caso a leitura e a compreensão de pequenos textos em língua inglesa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-12-31T17:21:57Z 2020-12-31T17:21:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Francisco Elton Martins de; CARDOSO, Lidia Amelia de Barros. A experiência com o estágio de observação do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental e médio. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 4, p. 5602, 2019. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55891 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Francisco Elton Martins de; CARDOSO, Lidia Amelia de Barros. A experiência com o estágio de observação do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental e médio. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 4, p. 5602, 2019. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029044657061888 |