Motivação ao Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5314 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-americana - UNILA, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Línguas Adicionais. Orientador: Prof. Dr. Rinaldo Vitor Costa |
id |
UNIL_806ee9bfe7473531c976549f43ff77f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5314 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Motivação ao Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médioEnsino MédioPedagogiaInglêsTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-americana - UNILA, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Línguas Adicionais. Orientador: Prof. Dr. Rinaldo Vitor CostaNesta pesquisa é analisado o ensino da língua inglesa como uma forma de aceder à informação, contribuindo para incrementar o nível de conhecimento. O mundo contemporâneo se encontra em movimento, estamos na era da tecnologia, tudo se encontra em transição. A aprendizagem da língua inglesa (LI) é de suma importância já que esta gera oportunidades a nível geral, compreendendo que a LI está arraigada na história, já seja pela industrialização, globalização ou outros fatores. Os professores podem fazer uso dessa informação gerando uma consciência crítica, criando ferramentas fundamentadas em fatos reais para os alunos se motivarem aprender a LI. Esta pesquisa pretende mostrar como por médio da motivação os alunos das escolas podem se incentivar em aprender a LI, entender que a linguagem vai além da linguística, que está faz parte de um universo social e cultural. Dessa forma se incentivaria aos alunos a conhecer essa realidade atual, através da língua estrangeira (LE), especificamente a LI. É grande a falta de interesse dos jovens à aprendizagem da língua inglesa, diante dessas situações, a proposta metodológica neste trabalho é uma análise qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica e o analises dos discursos que circulam em blog. Mostra-se a importância de gerar motivação também nos professores durante o processo de ensino/aprendizagem aos estudantes do ensino médio, e que assim tenham a visão das oportunidades que serão disponibilizadas com o aprendizado do inglês. A finalidade desta pesquisa é mostrar que se pode incentivar/motivar por médios de ferramentas atuais, principalmente da internet, e dos discursos ou da linguagem social que se utiliza atualmente nos blogs, ou em outras redes de informação, de forma que isto se aplique com ênfase ao ensino no Projeto Político Pedagógico das escolas (PPP)This research aims to analyze the teaching of the English language as a way to access information, contributes to increase the level of knowledge and also with opportunities in the labor market. One of the purposes of this work is to show the need and importance of learning a foreign language such as English, especially at the public schools, since generating English language teaching would bring new experiences, whether in the workplace, as the most basic situations manage to communicate, in addition to being able to have a job in English-speaking countries. This research will help the reader to have a better vision about the foreign language (LE), specifically in the case of the English language to encourage the application of the teaching in the PPP - Political-Pedagogical Project of the schools. The purpose of this work is to generate this motivation in teachers to motivate the students of high school, so that they learn English in a simple way, getting the vision of the opportunities that will be available with the learning of English in the different areas of lifeEn esta investigación es analizada la enseñanza de la lengua inglesa como una forma de acceder a la información, contribuyendo para incrementar el nivel de conocimiento. El mundo contemporáneo se encuentra en movimiento, estamos en la era de la tecnología, todo se encuentra en transición. El aprendizaje de la lengua inglesa (LI), es de suma importancia ya que esta genera oportunidades a nivel general, comprendiendo que esta se encuentra arraigada en la historia, ya sea por la industrialización, globalización, u otros factores. Los profesores pueden hacer uso de esa información generando una conciencia crítica, creando herramientas fundamentales en hechos reales para los alumnos ser motivados a aprender la LI. Esta investigación pretende mostrar como por medio de la motivación los alumnos de las escuelas pueden ser incentivados a aprender la LI, entender que el lenguaje va más allá de la lingüística, que este hace parte de un universo social y cultural. De esa forma se incentivaría a los alumnos a conocer esa realidad actual a través de la lengua extranjera (LE). Específicamente la LI. Es grande la falta de interés del os jóvenes el aprendizaje de la LI, ante estas situaciones, la propuesta metodológica en este trabajo es un análisis cualitativo por medio de la revisión bibliográfica y análisis de discursos que circulan en blogs. Se muestra la importancia de generar motivación también en los profesores durante el proceso de enseñanza /aprendizaje a los estudiantes de bachillerato, y que así tengan la visión de las oportunidades que estarán disponibles con el aprendizaje del inglés. La finalidad de esta investigación es mostrar que se puede incentivar /motivar por medio de herramientas actuales, principalmente el internet, y de los discursos o del lenguaje social que es utilizado en blogs, o en otras redes de información, de forma que esto se aplique con énfasis a la enseñanza en el Proyecto Político Pedagógico de las escuelas (PPP)Costa, Rinaldo VitorGomes, Reginaldo Pereira2019-12-03info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfGOMES, Reginaldo Pereira. Motivação ao Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médio. 2019. 35 p. Monografia de Conclusão de Curso (Especialização em Línguas Adicionais) – Universidade Federal de Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5314porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:58:19Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5314Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:58:19Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação ao Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médio |
title |
Motivação ao Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médio |
spellingShingle |
Motivação ao Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médio Gomes, Reginaldo Pereira Ensino Médio Pedagogia Inglês |
title_short |
Motivação ao Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médio |
title_full |
Motivação ao Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médio |
title_fullStr |
Motivação ao Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Motivação ao Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médio |
title_sort |
Motivação ao Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médio |
author |
Gomes, Reginaldo Pereira |
author_facet |
Gomes, Reginaldo Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Rinaldo Vitor |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Reginaldo Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Pedagogia Inglês |
topic |
Ensino Médio Pedagogia Inglês |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-americana - UNILA, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Línguas Adicionais. Orientador: Prof. Dr. Rinaldo Vitor Costa |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Reginaldo Pereira. Motivação ao Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médio. 2019. 35 p. Monografia de Conclusão de Curso (Especialização em Línguas Adicionais) – Universidade Federal de Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5314 |
identifier_str_mv |
GOMES, Reginaldo Pereira. Motivação ao Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médio. 2019. 35 p. Monografia de Conclusão de Curso (Especialização em Línguas Adicionais) – Universidade Federal de Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285231712796672 |