Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Gabriela Belmont de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22695
Resumo: It displays contribution the media and information literacy for teaching and learning actions that can positively influence the formation of Librarianship course students in the Brazilian context, the appropriate media and information literacy, putting them into practice through interventions teaching. The objective was to provide a reflection on the media and information literacy training librarian and all learning contexts. The research sets up a qualitative approach to literature and exploratory nature. This is a contribution of innovative and social aspects interested in adopting new postures in this teaching-learning ambience, as well as assist in the understanding of the fundamental issues related to competence in information and media, allowing its appropriation formation of Librarianship courses and promoting the deepening of reflections sometimes pointed and the need to implement it as part of the basic training of the librarian.
id UFC-7_19b83655752006ba342b5cdd15143496
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/22695
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiroMedia and information literacy in Librarianship education: notes to the brazilian contextCompetência informacional e midiáticaFormação profissionalBiblioteconomiaEnsinoMedia and information literacyProfessional qualificationLibrarianshipTeachingIt displays contribution the media and information literacy for teaching and learning actions that can positively influence the formation of Librarianship course students in the Brazilian context, the appropriate media and information literacy, putting them into practice through interventions teaching. The objective was to provide a reflection on the media and information literacy training librarian and all learning contexts. The research sets up a qualitative approach to literature and exploratory nature. This is a contribution of innovative and social aspects interested in adopting new postures in this teaching-learning ambience, as well as assist in the understanding of the fundamental issues related to competence in information and media, allowing its appropriation formation of Librarianship courses and promoting the deepening of reflections sometimes pointed and the need to implement it as part of the basic training of the librarian.Apresenta a contribuição da competência informacional e midiática às ações de ensino aprendizagem que podem influenciar positivamente na formação dos discentes do curso de Biblioteconomia no contexto brasileiro, ao apropriar-se da competência informacional e midiática, colocando-a em prática por meio de intervenções pedagógicas. O objetivo foi proporcionar uma reflexão sobre a competência informacional e midiática na formação do bibliotecário e a todos os contextos de aprendizagem. A pesquisa configura-se por uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e exploratória. Trata-se de uma contribuição de aspecto inovador e social aos interessados na adoção de novas posturas nesta ambiência de ensino-aprendizagem, além de auxiliar na compreensão das questões fundamentais relacionadas à competência informacional e midiática, possibilitando a sua apropriação junto aos cursos de Biblioteconomia e promovendo o aprofundamento das reflexões ora apontadas e a necessidade de implementá-la como parte da formação básica do bibliotecário.Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação2017-05-11T14:56:10Z2017-05-11T14:56:10Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFARIAS, Gabriela Belmont de. Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 160-184, jan./jul. 2017.1980-6949http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22695Farias, Gabriela Belmont deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T18:03:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/22695Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-30T18:03:36Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro
Media and information literacy in Librarianship education: notes to the brazilian context
title Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro
spellingShingle Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro
Farias, Gabriela Belmont de
Competência informacional e midiática
Formação profissional
Biblioteconomia
Ensino
Media and information literacy
Professional qualification
Librarianship
Teaching
title_short Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro
title_full Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro
title_fullStr Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro
title_full_unstemmed Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro
title_sort Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro
author Farias, Gabriela Belmont de
author_facet Farias, Gabriela Belmont de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Gabriela Belmont de
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional e midiática
Formação profissional
Biblioteconomia
Ensino
Media and information literacy
Professional qualification
Librarianship
Teaching
topic Competência informacional e midiática
Formação profissional
Biblioteconomia
Ensino
Media and information literacy
Professional qualification
Librarianship
Teaching
description It displays contribution the media and information literacy for teaching and learning actions that can positively influence the formation of Librarianship course students in the Brazilian context, the appropriate media and information literacy, putting them into practice through interventions teaching. The objective was to provide a reflection on the media and information literacy training librarian and all learning contexts. The research sets up a qualitative approach to literature and exploratory nature. This is a contribution of innovative and social aspects interested in adopting new postures in this teaching-learning ambience, as well as assist in the understanding of the fundamental issues related to competence in information and media, allowing its appropriation formation of Librarianship courses and promoting the deepening of reflections sometimes pointed and the need to implement it as part of the basic training of the librarian.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-11T14:56:10Z
2017-05-11T14:56:10Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIAS, Gabriela Belmont de. Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 160-184, jan./jul. 2017.
1980-6949
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22695
identifier_str_mv FARIAS, Gabriela Belmont de. Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 160-184, jan./jul. 2017.
1980-6949
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935808065437696