Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22695 |
Resumo: | It displays contribution the media and information literacy for teaching and learning actions that can positively influence the formation of Librarianship course students in the Brazilian context, the appropriate media and information literacy, putting them into practice through interventions teaching. The objective was to provide a reflection on the media and information literacy training librarian and all learning contexts. The research sets up a qualitative approach to literature and exploratory nature. This is a contribution of innovative and social aspects interested in adopting new postures in this teaching-learning ambience, as well as assist in the understanding of the fundamental issues related to competence in information and media, allowing its appropriation formation of Librarianship courses and promoting the deepening of reflections sometimes pointed and the need to implement it as part of the basic training of the librarian. |
id |
UFC-7_19b83655752006ba342b5cdd15143496 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/22695 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiroMedia and information literacy in Librarianship education: notes to the brazilian contextCompetência informacional e midiáticaFormação profissionalBiblioteconomiaEnsinoMedia and information literacyProfessional qualificationLibrarianshipTeachingIt displays contribution the media and information literacy for teaching and learning actions that can positively influence the formation of Librarianship course students in the Brazilian context, the appropriate media and information literacy, putting them into practice through interventions teaching. The objective was to provide a reflection on the media and information literacy training librarian and all learning contexts. The research sets up a qualitative approach to literature and exploratory nature. This is a contribution of innovative and social aspects interested in adopting new postures in this teaching-learning ambience, as well as assist in the understanding of the fundamental issues related to competence in information and media, allowing its appropriation formation of Librarianship courses and promoting the deepening of reflections sometimes pointed and the need to implement it as part of the basic training of the librarian.Apresenta a contribuição da competência informacional e midiática às ações de ensino aprendizagem que podem influenciar positivamente na formação dos discentes do curso de Biblioteconomia no contexto brasileiro, ao apropriar-se da competência informacional e midiática, colocando-a em prática por meio de intervenções pedagógicas. O objetivo foi proporcionar uma reflexão sobre a competência informacional e midiática na formação do bibliotecário e a todos os contextos de aprendizagem. A pesquisa configura-se por uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e exploratória. Trata-se de uma contribuição de aspecto inovador e social aos interessados na adoção de novas posturas nesta ambiência de ensino-aprendizagem, além de auxiliar na compreensão das questões fundamentais relacionadas à competência informacional e midiática, possibilitando a sua apropriação junto aos cursos de Biblioteconomia e promovendo o aprofundamento das reflexões ora apontadas e a necessidade de implementá-la como parte da formação básica do bibliotecário.Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação2017-05-11T14:56:10Z2017-05-11T14:56:10Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFARIAS, Gabriela Belmont de. Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 160-184, jan./jul. 2017.1980-6949http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22695Farias, Gabriela Belmont deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T18:03:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/22695Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:07.893552Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro Media and information literacy in Librarianship education: notes to the brazilian context |
title |
Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro |
spellingShingle |
Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro Farias, Gabriela Belmont de Competência informacional e midiática Formação profissional Biblioteconomia Ensino Media and information literacy Professional qualification Librarianship Teaching |
title_short |
Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro |
title_full |
Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro |
title_fullStr |
Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro |
title_full_unstemmed |
Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro |
title_sort |
Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro |
author |
Farias, Gabriela Belmont de |
author_facet |
Farias, Gabriela Belmont de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Gabriela Belmont de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência informacional e midiática Formação profissional Biblioteconomia Ensino Media and information literacy Professional qualification Librarianship Teaching |
topic |
Competência informacional e midiática Formação profissional Biblioteconomia Ensino Media and information literacy Professional qualification Librarianship Teaching |
description |
It displays contribution the media and information literacy for teaching and learning actions that can positively influence the formation of Librarianship course students in the Brazilian context, the appropriate media and information literacy, putting them into practice through interventions teaching. The objective was to provide a reflection on the media and information literacy training librarian and all learning contexts. The research sets up a qualitative approach to literature and exploratory nature. This is a contribution of innovative and social aspects interested in adopting new postures in this teaching-learning ambience, as well as assist in the understanding of the fundamental issues related to competence in information and media, allowing its appropriation formation of Librarianship courses and promoting the deepening of reflections sometimes pointed and the need to implement it as part of the basic training of the librarian. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-11T14:56:10Z 2017-05-11T14:56:10Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FARIAS, Gabriela Belmont de. Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 160-184, jan./jul. 2017. 1980-6949 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22695 |
identifier_str_mv |
FARIAS, Gabriela Belmont de. Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 160-184, jan./jul. 2017. 1980-6949 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028759904714752 |