As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51746 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo discutir e compreender como os usos das tecnologias aplicadas à educação histórica, em especial a Internet, podem contribuir para a pesquisa e o ensino, tendo como pressuposto às discussões teórico-metodológicas da historiografia, bem como, apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s). Desse modo, realiza-se um balanço das concepções e conceitos que permitiram um alargamento no tocante ao uso de novas fontes de pesquisa. As proposições de análise adotadas consistem em entrevistas realizadas com professores e alunos dos cursos de licenciatura em História e docentes da educação básica. |
id |
UFC-7_1a97c8cb003f7c3e591c624c27fdb7bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/51746 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação BásicaTecnologias da InformaçãoHistória-EnsinoTecnologias da ComunicaçãoO presente trabalho tem por objetivo discutir e compreender como os usos das tecnologias aplicadas à educação histórica, em especial a Internet, podem contribuir para a pesquisa e o ensino, tendo como pressuposto às discussões teórico-metodológicas da historiografia, bem como, apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s). Desse modo, realiza-se um balanço das concepções e conceitos que permitiram um alargamento no tocante ao uso de novas fontes de pesquisa. As proposições de análise adotadas consistem em entrevistas realizadas com professores e alunos dos cursos de licenciatura em História e docentes da educação básica.UFC2020-05-15T12:02:49Z2020-05-15T12:02:49Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA, Carlos Rochester Ferreira de; JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota, SOUSA, Renê Coelho de; CHAVES, Morlânia de Holanda; SOMBRA, Anna Carolina Farias de Araújo. As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set.2018. Sobral (CE), Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 82-92. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.2237-2229http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51746Lima, Carlos Rochester Ferreira deJucá, Gisafran Nazareno MotaSousa, Renê Coelho deChaves, Morlânia de HolandaSombra, Anna Carolina Farias de Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T12:02:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51746Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:14.845070Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica |
title |
As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica |
spellingShingle |
As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica Lima, Carlos Rochester Ferreira de Tecnologias da Informação História-Ensino Tecnologias da Comunicação |
title_short |
As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica |
title_full |
As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica |
title_fullStr |
As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica |
title_full_unstemmed |
As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica |
title_sort |
As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica |
author |
Lima, Carlos Rochester Ferreira de |
author_facet |
Lima, Carlos Rochester Ferreira de Jucá, Gisafran Nazareno Mota Sousa, Renê Coelho de Chaves, Morlânia de Holanda Sombra, Anna Carolina Farias de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Jucá, Gisafran Nazareno Mota Sousa, Renê Coelho de Chaves, Morlânia de Holanda Sombra, Anna Carolina Farias de Araújo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Carlos Rochester Ferreira de Jucá, Gisafran Nazareno Mota Sousa, Renê Coelho de Chaves, Morlânia de Holanda Sombra, Anna Carolina Farias de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da Informação História-Ensino Tecnologias da Comunicação |
topic |
Tecnologias da Informação História-Ensino Tecnologias da Comunicação |
description |
O presente trabalho tem por objetivo discutir e compreender como os usos das tecnologias aplicadas à educação histórica, em especial a Internet, podem contribuir para a pesquisa e o ensino, tendo como pressuposto às discussões teórico-metodológicas da historiografia, bem como, apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s). Desse modo, realiza-se um balanço das concepções e conceitos que permitiram um alargamento no tocante ao uso de novas fontes de pesquisa. As proposições de análise adotadas consistem em entrevistas realizadas com professores e alunos dos cursos de licenciatura em História e docentes da educação básica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-05-15T12:02:49Z 2020-05-15T12:02:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Carlos Rochester Ferreira de; JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota, SOUSA, Renê Coelho de; CHAVES, Morlânia de Holanda; SOMBRA, Anna Carolina Farias de Araújo. As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set.2018. Sobral (CE), Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 82-92. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro. 2237-2229 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51746 |
identifier_str_mv |
LIMA, Carlos Rochester Ferreira de; JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota, SOUSA, Renê Coelho de; CHAVES, Morlânia de Holanda; SOMBRA, Anna Carolina Farias de Araújo. As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set.2018. Sobral (CE), Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 82-92. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro. 2237-2229 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028753620598784 |