As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Carlos Rochester Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Jucá, Gisafran Nazareno Mota, Sousa, Renê Coelho de, Chaves, Morlânia de Holanda, Sombra, Anna Carolina Farias de Araújo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51746
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir e compreender como os usos das tecnologias aplicadas à educação histórica, em especial a Internet, podem contribuir para a pesquisa e o ensino, tendo como pressuposto às discussões teórico-metodológicas da historiografia, bem como, apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s). Desse modo, realiza-se um balanço das concepções e conceitos que permitiram um alargamento no tocante ao uso de novas fontes de pesquisa. As proposições de análise adotadas consistem em entrevistas realizadas com professores e alunos dos cursos de licenciatura em História e docentes da educação básica.
id UFC-7_1a97c8cb003f7c3e591c624c27fdb7bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51746
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação BásicaTecnologias da InformaçãoHistória-EnsinoTecnologias da ComunicaçãoO presente trabalho tem por objetivo discutir e compreender como os usos das tecnologias aplicadas à educação histórica, em especial a Internet, podem contribuir para a pesquisa e o ensino, tendo como pressuposto às discussões teórico-metodológicas da historiografia, bem como, apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s). Desse modo, realiza-se um balanço das concepções e conceitos que permitiram um alargamento no tocante ao uso de novas fontes de pesquisa. As proposições de análise adotadas consistem em entrevistas realizadas com professores e alunos dos cursos de licenciatura em História e docentes da educação básica.UFC2020-05-15T12:02:49Z2020-05-15T12:02:49Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA, Carlos Rochester Ferreira de; JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota, SOUSA, Renê Coelho de; CHAVES, Morlânia de Holanda; SOMBRA, Anna Carolina Farias de Araújo. As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set.2018. Sobral (CE), Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 82-92. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.2237-2229http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51746Lima, Carlos Rochester Ferreira deJucá, Gisafran Nazareno MotaSousa, Renê Coelho deChaves, Morlânia de HolandaSombra, Anna Carolina Farias de Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T12:02:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51746Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:14.845070Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica
title As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica
spellingShingle As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica
Lima, Carlos Rochester Ferreira de
Tecnologias da Informação
História-Ensino
Tecnologias da Comunicação
title_short As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica
title_full As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica
title_fullStr As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica
title_full_unstemmed As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica
title_sort As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica
author Lima, Carlos Rochester Ferreira de
author_facet Lima, Carlos Rochester Ferreira de
Jucá, Gisafran Nazareno Mota
Sousa, Renê Coelho de
Chaves, Morlânia de Holanda
Sombra, Anna Carolina Farias de Araújo
author_role author
author2 Jucá, Gisafran Nazareno Mota
Sousa, Renê Coelho de
Chaves, Morlânia de Holanda
Sombra, Anna Carolina Farias de Araújo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Carlos Rochester Ferreira de
Jucá, Gisafran Nazareno Mota
Sousa, Renê Coelho de
Chaves, Morlânia de Holanda
Sombra, Anna Carolina Farias de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação
História-Ensino
Tecnologias da Comunicação
topic Tecnologias da Informação
História-Ensino
Tecnologias da Comunicação
description O presente trabalho tem por objetivo discutir e compreender como os usos das tecnologias aplicadas à educação histórica, em especial a Internet, podem contribuir para a pesquisa e o ensino, tendo como pressuposto às discussões teórico-metodológicas da historiografia, bem como, apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s). Desse modo, realiza-se um balanço das concepções e conceitos que permitiram um alargamento no tocante ao uso de novas fontes de pesquisa. As proposições de análise adotadas consistem em entrevistas realizadas com professores e alunos dos cursos de licenciatura em História e docentes da educação básica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-05-15T12:02:49Z
2020-05-15T12:02:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Carlos Rochester Ferreira de; JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota, SOUSA, Renê Coelho de; CHAVES, Morlânia de Holanda; SOMBRA, Anna Carolina Farias de Araújo. As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set.2018. Sobral (CE), Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 82-92. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.
2237-2229
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51746
identifier_str_mv LIMA, Carlos Rochester Ferreira de; JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota, SOUSA, Renê Coelho de; CHAVES, Morlânia de Holanda; SOMBRA, Anna Carolina Farias de Araújo. As tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história: das discussões epstemologicas à Educação Básica. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set.2018. Sobral (CE), Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 82-92. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.
2237-2229
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFC
publisher.none.fl_str_mv UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028753620598784