A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45236 |
Resumo: | O curso de graduação em Ciências Contábeis da FEAAC/UFC, é reconhecido em todo o Brasil por apresentar qualidades e possibilitar ao futuro Contador inúmeros caminhos que podem ser seguidos em sua profissão. No entanto, o aluno ingresso no curso, ainda não tem a capacidade de reconhecer a competência profissional para analisar e pesquisar temas relevantes no campo das Ciências Contábeis. Nos primeiros semestres do curso, a Coordenação realiza um trabalho de conscientização do corpo discente e faz um acompanhamento das disciplinas que necessitam de aprendizado mais aprofundado, evitando, assim, possíveis evasões do curso e colaborando para a ambientação e entrosamento dos estudantes nos primeiros semestres. Desta forma, a Monitoria tem como objetivos reduzir a evasão dos alunos; contribuir para uma melhor ambientação dos estudantes nos primeiros semestres e aprimorar o processo de autoavaliação do curso. A metodologia utilizada no projeto se caracteriza como exploratória, descritiva e explicativa, sendo elaborado e aplicado questionário para os alunos das disciplinas Introdução à Contabilidade e Contabilidade Básica dos turnos diurno e noturno para verificar o conhecimento deles nos diversos campos de atuação do Contador, através das disciplinas ofertadas no curso. Assim, à partir dos resultados obtidos pelos questionários foi possível observar que dos 89 respondentes, em torno de 84% dos alunos ingressos têm conhecimento sobre as áreas de atuação do profissional da Contabilidade e que as mais conhecidas são Auditoria e Contabilidade Empresarial. Já as áreas de menor conhecimento e interesse por parte dos alunos são Contabilidade de Custos e Perícia, e as que os alunos possuem maior interesse destacou-se Auditoria e Contabilidade Pública. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a falta de conhecimento que os alunos ingressos têm sobre a Contabilidade em si, acaba interferindo no interesse e no direcionamento de aprofundar os estudos nas disciplinas. |
id |
UFC-7_1aaeb68989340e6b371a5820d6fe30f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45236 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeisEvasãoAmbientaçãoContabilidadeO curso de graduação em Ciências Contábeis da FEAAC/UFC, é reconhecido em todo o Brasil por apresentar qualidades e possibilitar ao futuro Contador inúmeros caminhos que podem ser seguidos em sua profissão. No entanto, o aluno ingresso no curso, ainda não tem a capacidade de reconhecer a competência profissional para analisar e pesquisar temas relevantes no campo das Ciências Contábeis. Nos primeiros semestres do curso, a Coordenação realiza um trabalho de conscientização do corpo discente e faz um acompanhamento das disciplinas que necessitam de aprendizado mais aprofundado, evitando, assim, possíveis evasões do curso e colaborando para a ambientação e entrosamento dos estudantes nos primeiros semestres. Desta forma, a Monitoria tem como objetivos reduzir a evasão dos alunos; contribuir para uma melhor ambientação dos estudantes nos primeiros semestres e aprimorar o processo de autoavaliação do curso. A metodologia utilizada no projeto se caracteriza como exploratória, descritiva e explicativa, sendo elaborado e aplicado questionário para os alunos das disciplinas Introdução à Contabilidade e Contabilidade Básica dos turnos diurno e noturno para verificar o conhecimento deles nos diversos campos de atuação do Contador, através das disciplinas ofertadas no curso. Assim, à partir dos resultados obtidos pelos questionários foi possível observar que dos 89 respondentes, em torno de 84% dos alunos ingressos têm conhecimento sobre as áreas de atuação do profissional da Contabilidade e que as mais conhecidas são Auditoria e Contabilidade Empresarial. Já as áreas de menor conhecimento e interesse por parte dos alunos são Contabilidade de Custos e Perícia, e as que os alunos possuem maior interesse destacou-se Auditoria e Contabilidade Pública. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a falta de conhecimento que os alunos ingressos têm sobre a Contabilidade em si, acaba interferindo no interesse e no direcionamento de aprofundar os estudos nas disciplinas.Universidade Federal do Ceará2019-08-28T18:41:28Z2019-08-28T18:41:28Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMEDEIROS, Mariana de Vasconcelos; et al. A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45236Medeiros, Mariana de VasconcelosPacheco, Bianca dos SantosSantos, Marcela Quitara Pereira Silva dosMoreira, Jeanne Marguerite Molinainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:44:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45236Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:46.227675Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis |
title |
A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis |
spellingShingle |
A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis Medeiros, Mariana de Vasconcelos Evasão Ambientação Contabilidade |
title_short |
A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis |
title_full |
A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis |
title_fullStr |
A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis |
title_full_unstemmed |
A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis |
title_sort |
A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis |
author |
Medeiros, Mariana de Vasconcelos |
author_facet |
Medeiros, Mariana de Vasconcelos Pacheco, Bianca dos Santos Santos, Marcela Quitara Pereira Silva dos Moreira, Jeanne Marguerite Molina |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, Bianca dos Santos Santos, Marcela Quitara Pereira Silva dos Moreira, Jeanne Marguerite Molina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Mariana de Vasconcelos Pacheco, Bianca dos Santos Santos, Marcela Quitara Pereira Silva dos Moreira, Jeanne Marguerite Molina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão Ambientação Contabilidade |
topic |
Evasão Ambientação Contabilidade |
description |
O curso de graduação em Ciências Contábeis da FEAAC/UFC, é reconhecido em todo o Brasil por apresentar qualidades e possibilitar ao futuro Contador inúmeros caminhos que podem ser seguidos em sua profissão. No entanto, o aluno ingresso no curso, ainda não tem a capacidade de reconhecer a competência profissional para analisar e pesquisar temas relevantes no campo das Ciências Contábeis. Nos primeiros semestres do curso, a Coordenação realiza um trabalho de conscientização do corpo discente e faz um acompanhamento das disciplinas que necessitam de aprendizado mais aprofundado, evitando, assim, possíveis evasões do curso e colaborando para a ambientação e entrosamento dos estudantes nos primeiros semestres. Desta forma, a Monitoria tem como objetivos reduzir a evasão dos alunos; contribuir para uma melhor ambientação dos estudantes nos primeiros semestres e aprimorar o processo de autoavaliação do curso. A metodologia utilizada no projeto se caracteriza como exploratória, descritiva e explicativa, sendo elaborado e aplicado questionário para os alunos das disciplinas Introdução à Contabilidade e Contabilidade Básica dos turnos diurno e noturno para verificar o conhecimento deles nos diversos campos de atuação do Contador, através das disciplinas ofertadas no curso. Assim, à partir dos resultados obtidos pelos questionários foi possível observar que dos 89 respondentes, em torno de 84% dos alunos ingressos têm conhecimento sobre as áreas de atuação do profissional da Contabilidade e que as mais conhecidas são Auditoria e Contabilidade Empresarial. Já as áreas de menor conhecimento e interesse por parte dos alunos são Contabilidade de Custos e Perícia, e as que os alunos possuem maior interesse destacou-se Auditoria e Contabilidade Pública. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a falta de conhecimento que os alunos ingressos têm sobre a Contabilidade em si, acaba interferindo no interesse e no direcionamento de aprofundar os estudos nas disciplinas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-28T18:41:28Z 2019-08-28T18:41:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MEDEIROS, Mariana de Vasconcelos; et al. A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45236 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Mariana de Vasconcelos; et al. A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028806755090432 |