A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Mariana de Vasconcelos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pacheco, Bianca dos Santos, Santos, Marcela Quitara Pereira Silva dos, Moreira, Jeanne Marguerite Molina
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45236
Resumo: O curso de graduação em Ciências Contábeis da FEAAC/UFC, é reconhecido em todo o Brasil por apresentar qualidades e possibilitar ao futuro Contador inúmeros caminhos que podem ser seguidos em sua profissão. No entanto, o aluno ingresso no curso, ainda não tem a capacidade de reconhecer a competência profissional para analisar e pesquisar temas relevantes no campo das Ciências Contábeis. Nos primeiros semestres do curso, a Coordenação realiza um trabalho de conscientização do corpo discente e faz um acompanhamento das disciplinas que necessitam de aprendizado mais aprofundado, evitando, assim, possíveis evasões do curso e colaborando para a ambientação e entrosamento dos estudantes nos primeiros semestres. Desta forma, a Monitoria tem como objetivos reduzir a evasão dos alunos; contribuir para uma melhor ambientação dos estudantes nos primeiros semestres e aprimorar o processo de autoavaliação do curso. A metodologia utilizada no projeto se caracteriza como exploratória, descritiva e explicativa, sendo elaborado e aplicado questionário para os alunos das disciplinas Introdução à Contabilidade e Contabilidade Básica dos turnos diurno e noturno para verificar o conhecimento deles nos diversos campos de atuação do Contador, através das disciplinas ofertadas no curso. Assim, à partir dos resultados obtidos pelos questionários foi possível observar que dos 89 respondentes, em torno de 84% dos alunos ingressos têm conhecimento sobre as áreas de atuação do profissional da Contabilidade e que as mais conhecidas são Auditoria e Contabilidade Empresarial. Já as áreas de menor conhecimento e interesse por parte dos alunos são Contabilidade de Custos e Perícia, e as que os alunos possuem maior interesse destacou-se Auditoria e Contabilidade Pública. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a falta de conhecimento que os alunos ingressos têm sobre a Contabilidade em si, acaba interferindo no interesse e no direcionamento de aprofundar os estudos nas disciplinas.
id UFC-7_1aaeb68989340e6b371a5820d6fe30f1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45236
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeisEvasãoAmbientaçãoContabilidadeO curso de graduação em Ciências Contábeis da FEAAC/UFC, é reconhecido em todo o Brasil por apresentar qualidades e possibilitar ao futuro Contador inúmeros caminhos que podem ser seguidos em sua profissão. No entanto, o aluno ingresso no curso, ainda não tem a capacidade de reconhecer a competência profissional para analisar e pesquisar temas relevantes no campo das Ciências Contábeis. Nos primeiros semestres do curso, a Coordenação realiza um trabalho de conscientização do corpo discente e faz um acompanhamento das disciplinas que necessitam de aprendizado mais aprofundado, evitando, assim, possíveis evasões do curso e colaborando para a ambientação e entrosamento dos estudantes nos primeiros semestres. Desta forma, a Monitoria tem como objetivos reduzir a evasão dos alunos; contribuir para uma melhor ambientação dos estudantes nos primeiros semestres e aprimorar o processo de autoavaliação do curso. A metodologia utilizada no projeto se caracteriza como exploratória, descritiva e explicativa, sendo elaborado e aplicado questionário para os alunos das disciplinas Introdução à Contabilidade e Contabilidade Básica dos turnos diurno e noturno para verificar o conhecimento deles nos diversos campos de atuação do Contador, através das disciplinas ofertadas no curso. Assim, à partir dos resultados obtidos pelos questionários foi possível observar que dos 89 respondentes, em torno de 84% dos alunos ingressos têm conhecimento sobre as áreas de atuação do profissional da Contabilidade e que as mais conhecidas são Auditoria e Contabilidade Empresarial. Já as áreas de menor conhecimento e interesse por parte dos alunos são Contabilidade de Custos e Perícia, e as que os alunos possuem maior interesse destacou-se Auditoria e Contabilidade Pública. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a falta de conhecimento que os alunos ingressos têm sobre a Contabilidade em si, acaba interferindo no interesse e no direcionamento de aprofundar os estudos nas disciplinas.Universidade Federal do Ceará2019-08-28T18:41:28Z2019-08-28T18:41:28Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMEDEIROS, Mariana de Vasconcelos; et al. A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45236Medeiros, Mariana de VasconcelosPacheco, Bianca dos SantosSantos, Marcela Quitara Pereira Silva dosMoreira, Jeanne Marguerite Molinainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:44:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45236Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:46.227675Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis
title A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis
spellingShingle A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis
Medeiros, Mariana de Vasconcelos
Evasão
Ambientação
Contabilidade
title_short A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis
title_full A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis
title_fullStr A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis
title_full_unstemmed A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis
title_sort A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis
author Medeiros, Mariana de Vasconcelos
author_facet Medeiros, Mariana de Vasconcelos
Pacheco, Bianca dos Santos
Santos, Marcela Quitara Pereira Silva dos
Moreira, Jeanne Marguerite Molina
author_role author
author2 Pacheco, Bianca dos Santos
Santos, Marcela Quitara Pereira Silva dos
Moreira, Jeanne Marguerite Molina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Mariana de Vasconcelos
Pacheco, Bianca dos Santos
Santos, Marcela Quitara Pereira Silva dos
Moreira, Jeanne Marguerite Molina
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão
Ambientação
Contabilidade
topic Evasão
Ambientação
Contabilidade
description O curso de graduação em Ciências Contábeis da FEAAC/UFC, é reconhecido em todo o Brasil por apresentar qualidades e possibilitar ao futuro Contador inúmeros caminhos que podem ser seguidos em sua profissão. No entanto, o aluno ingresso no curso, ainda não tem a capacidade de reconhecer a competência profissional para analisar e pesquisar temas relevantes no campo das Ciências Contábeis. Nos primeiros semestres do curso, a Coordenação realiza um trabalho de conscientização do corpo discente e faz um acompanhamento das disciplinas que necessitam de aprendizado mais aprofundado, evitando, assim, possíveis evasões do curso e colaborando para a ambientação e entrosamento dos estudantes nos primeiros semestres. Desta forma, a Monitoria tem como objetivos reduzir a evasão dos alunos; contribuir para uma melhor ambientação dos estudantes nos primeiros semestres e aprimorar o processo de autoavaliação do curso. A metodologia utilizada no projeto se caracteriza como exploratória, descritiva e explicativa, sendo elaborado e aplicado questionário para os alunos das disciplinas Introdução à Contabilidade e Contabilidade Básica dos turnos diurno e noturno para verificar o conhecimento deles nos diversos campos de atuação do Contador, através das disciplinas ofertadas no curso. Assim, à partir dos resultados obtidos pelos questionários foi possível observar que dos 89 respondentes, em torno de 84% dos alunos ingressos têm conhecimento sobre as áreas de atuação do profissional da Contabilidade e que as mais conhecidas são Auditoria e Contabilidade Empresarial. Já as áreas de menor conhecimento e interesse por parte dos alunos são Contabilidade de Custos e Perícia, e as que os alunos possuem maior interesse destacou-se Auditoria e Contabilidade Pública. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a falta de conhecimento que os alunos ingressos têm sobre a Contabilidade em si, acaba interferindo no interesse e no direcionamento de aprofundar os estudos nas disciplinas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-28T18:41:28Z
2019-08-28T18:41:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Mariana de Vasconcelos; et al. A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45236
identifier_str_mv MEDEIROS, Mariana de Vasconcelos; et al. A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028806755090432