Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46834 |
Resumo: | Este artigo se inscreve no âmbito de uma pesquisa-ação' mais ampla - Pragmática linguística e ensino-aprendizagem de línguas (materna e estrangeira) - que dirigimos desde 1994 na UFPA. Um de seus objetivos mais importantes é o de aproximar o ensino-aprendizagem da LM e da LE no sistema escolar. A hipótese inicial é que as diferenças existentes entre essas duas disciplinas não bastam para justificar o distanciamento criado entre suas metodologias, objetivos, programas e conteúdos e que uma aproximação entre elas favoreceria um ensino/ aprendizagem mais eficaz de ambas. [...] |
id |
UFC-7_1b5b287815e66b8311d4aa4bd406bddb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/46834 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeiraLinguística aplicadaPragmáticaLinguagem e línguas - estudo e ensinoSistemas de ensinoEste artigo se inscreve no âmbito de uma pesquisa-ação' mais ampla - Pragmática linguística e ensino-aprendizagem de línguas (materna e estrangeira) - que dirigimos desde 1994 na UFPA. Um de seus objetivos mais importantes é o de aproximar o ensino-aprendizagem da LM e da LE no sistema escolar. A hipótese inicial é que as diferenças existentes entre essas duas disciplinas não bastam para justificar o distanciamento criado entre suas metodologias, objetivos, programas e conteúdos e que uma aproximação entre elas favoreceria um ensino/ aprendizagem mais eficaz de ambas. [...]Il s'agit ici d'une réflexion sur le choix d'une approche pragmatique des activités (méta) langagières dans les cours de langue maternelle (LM) et de langue étrangère (LE) dans Ia perspective d'un enseignement/apprentissage plus intégré de ces disciplines au sein du système scolaire. Cette réflexion repose sur les hypothèses suivantes: a) I' intégration LMILE est susceptible de favoriser les pratiques didacticopédagogiques dans Ia salle de classe; b) le rapprochement des présupposés théoriques de base de I'enseignement/apprentissage de Ia LM et de Ia LE est une condition nécessaire pour réaliser cette intégration; c) les activités métalangagières doivent être, au moins jusqu'au collège, un instrument parmi d'autres de l'enseignement/apprentissage et non pas son but.Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)2019-10-16T15:47:20Z2019-10-16T15:47:20Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCUNHA, José Carlos Chaves da. Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira. Revista do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), Fortaleza, n. 1, v. 2, p. 96-99, 2000.1517-7874http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46834Cunha, José Carlos Chaves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:58:33Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46834Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:54.549871Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira |
title |
Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira |
spellingShingle |
Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira Cunha, José Carlos Chaves da Linguística aplicada Pragmática Linguagem e línguas - estudo e ensino Sistemas de ensino |
title_short |
Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira |
title_full |
Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira |
title_fullStr |
Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira |
title_full_unstemmed |
Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira |
title_sort |
Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira |
author |
Cunha, José Carlos Chaves da |
author_facet |
Cunha, José Carlos Chaves da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, José Carlos Chaves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística aplicada Pragmática Linguagem e línguas - estudo e ensino Sistemas de ensino |
topic |
Linguística aplicada Pragmática Linguagem e línguas - estudo e ensino Sistemas de ensino |
description |
Este artigo se inscreve no âmbito de uma pesquisa-ação' mais ampla - Pragmática linguística e ensino-aprendizagem de línguas (materna e estrangeira) - que dirigimos desde 1994 na UFPA. Um de seus objetivos mais importantes é o de aproximar o ensino-aprendizagem da LM e da LE no sistema escolar. A hipótese inicial é que as diferenças existentes entre essas duas disciplinas não bastam para justificar o distanciamento criado entre suas metodologias, objetivos, programas e conteúdos e que uma aproximação entre elas favoreceria um ensino/ aprendizagem mais eficaz de ambas. [...] |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2019-10-16T15:47:20Z 2019-10-16T15:47:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CUNHA, José Carlos Chaves da. Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira. Revista do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), Fortaleza, n. 1, v. 2, p. 96-99, 2000. 1517-7874 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46834 |
identifier_str_mv |
CUNHA, José Carlos Chaves da. Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira. Revista do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), Fortaleza, n. 1, v. 2, p. 96-99, 2000. 1517-7874 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029027738288128 |