Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, José Carlos Chaves da
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46834
Resumo: Este artigo se inscreve no âmbito de uma pesquisa-ação' mais ampla - Pragmática linguística e ensino-aprendizagem de línguas (materna e estrangeira) - que dirigimos desde 1994 na UFPA. Um de seus objetivos mais importantes é o de aproximar o ensino-aprendizagem da LM e da LE no sistema escolar. A hipótese inicial é que as diferenças existentes entre essas duas disciplinas não bastam para justificar o distanciamento criado entre suas metodologias, objetivos, programas e conteúdos e que uma aproximação entre elas favoreceria um ensino/ aprendizagem mais eficaz de ambas. [...]
id UFC-7_1b5b287815e66b8311d4aa4bd406bddb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46834
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeiraLinguística aplicadaPragmáticaLinguagem e línguas - estudo e ensinoSistemas de ensinoEste artigo se inscreve no âmbito de uma pesquisa-ação' mais ampla - Pragmática linguística e ensino-aprendizagem de línguas (materna e estrangeira) - que dirigimos desde 1994 na UFPA. Um de seus objetivos mais importantes é o de aproximar o ensino-aprendizagem da LM e da LE no sistema escolar. A hipótese inicial é que as diferenças existentes entre essas duas disciplinas não bastam para justificar o distanciamento criado entre suas metodologias, objetivos, programas e conteúdos e que uma aproximação entre elas favoreceria um ensino/ aprendizagem mais eficaz de ambas. [...]Il s'agit ici d'une réflexion sur le choix d'une approche pragmatique des activités (méta) langagières dans les cours de langue maternelle (LM) et de langue étrangère (LE) dans Ia perspective d'un enseignement/apprentissage plus intégré de ces disciplines au sein du système scolaire. Cette réflexion repose sur les hypothèses suivantes: a) I' intégration LMILE est susceptible de favoriser les pratiques didacticopédagogiques dans Ia salle de classe; b) le rapprochement des présupposés théoriques de base de I'enseignement/apprentissage de Ia LM et de Ia LE est une condition nécessaire pour réaliser cette intégration; c) les activités métalangagières doivent être, au moins jusqu'au collège, un instrument parmi d'autres de l'enseignement/apprentissage et non pas son but.Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)2019-10-16T15:47:20Z2019-10-16T15:47:20Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCUNHA, José Carlos Chaves da. Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira. Revista do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), Fortaleza, n. 1, v. 2, p. 96-99, 2000.1517-7874http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46834Cunha, José Carlos Chaves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:58:33Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46834Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:54.549871Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira
title Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira
spellingShingle Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira
Cunha, José Carlos Chaves da
Linguística aplicada
Pragmática
Linguagem e línguas - estudo e ensino
Sistemas de ensino
title_short Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira
title_full Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira
title_fullStr Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira
title_full_unstemmed Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira
title_sort Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira
author Cunha, José Carlos Chaves da
author_facet Cunha, José Carlos Chaves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, José Carlos Chaves da
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Pragmática
Linguagem e línguas - estudo e ensino
Sistemas de ensino
topic Linguística aplicada
Pragmática
Linguagem e línguas - estudo e ensino
Sistemas de ensino
description Este artigo se inscreve no âmbito de uma pesquisa-ação' mais ampla - Pragmática linguística e ensino-aprendizagem de línguas (materna e estrangeira) - que dirigimos desde 1994 na UFPA. Um de seus objetivos mais importantes é o de aproximar o ensino-aprendizagem da LM e da LE no sistema escolar. A hipótese inicial é que as diferenças existentes entre essas duas disciplinas não bastam para justificar o distanciamento criado entre suas metodologias, objetivos, programas e conteúdos e que uma aproximação entre elas favoreceria um ensino/ aprendizagem mais eficaz de ambas. [...]
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2019-10-16T15:47:20Z
2019-10-16T15:47:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, José Carlos Chaves da. Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira. Revista do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), Fortaleza, n. 1, v. 2, p. 96-99, 2000.
1517-7874
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46834
identifier_str_mv CUNHA, José Carlos Chaves da. Para uma abordagem pragmática das atividades (META) linguísticas nas salas de aula de língua materna e estrangeira. Revista do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), Fortaleza, n. 1, v. 2, p. 96-99, 2000.
1517-7874
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)
publisher.none.fl_str_mv Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029027738288128