Aspectos pragmáticos da Libras como língua adicional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/9754 |
Resumo: | A Libras é a língua de sinais utilizada pelos surdos brasileiros, mas que também é adquirida por muitos ouvintes, com propósitos diversos, no domínio de línguas adicionais. A pragmática, por sua vez, é uma vertente da linguística que estuda o uso da linguagem em interações reais. Esta ciência tem se aprimorado com o passar dos anos e auxiliado em muitas pesquisas, inclusive no âmbito de aquisição de línguas adicionais. Este artigo tem o propósito de identificar alguns aspectos da aquisição de Libras como língua adicional pela perspectiva pragmática. Para tanto, buscou-se identificar as relações existentes entre a pragmática e o contexto de aquisição de segundas línguas, bem como essas relações interferem na aquisição de libras como língua adicional. Logo, observou-se como a pragmática pode contribuir para a aquisição da Libras por ouvintes, principalmente em aspectos como a ostensão. |
id |
UNISUL-5_9ecf35bf02a9ae17504b62bae8020989 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/9754 |
network_acronym_str |
UNISUL-5 |
network_name_str |
Revista Memorare |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos pragmáticos da Libras como língua adicionalLinguagemPragmáticaAquisição de línguas adicionaisLibrasTeoria da RelevânciaA Libras é a língua de sinais utilizada pelos surdos brasileiros, mas que também é adquirida por muitos ouvintes, com propósitos diversos, no domínio de línguas adicionais. A pragmática, por sua vez, é uma vertente da linguística que estuda o uso da linguagem em interações reais. Esta ciência tem se aprimorado com o passar dos anos e auxiliado em muitas pesquisas, inclusive no âmbito de aquisição de línguas adicionais. Este artigo tem o propósito de identificar alguns aspectos da aquisição de Libras como língua adicional pela perspectiva pragmática. Para tanto, buscou-se identificar as relações existentes entre a pragmática e o contexto de aquisição de segundas línguas, bem como essas relações interferem na aquisição de libras como língua adicional. Logo, observou-se como a pragmática pode contribuir para a aquisição da Libras por ouvintes, principalmente em aspectos como a ostensão.Editora Unisul2020-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/975410.19177/memorare.v7e22020104-114Revista Memorare; v. 7 n. 2 (2020): Especial Dossiê: Pragmática: desenvolvimentos e extensões; 104-1142358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/9754/5427Copyright (c) 2020 Marina Xavier Ferreira, Maurício F. N. Benfattiinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Marina XavierBenfatti, Maurício F. N.2020-10-19T17:16:16Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/9754Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2020-10-19T17:16:16Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos pragmáticos da Libras como língua adicional |
title |
Aspectos pragmáticos da Libras como língua adicional |
spellingShingle |
Aspectos pragmáticos da Libras como língua adicional Ferreira, Marina Xavier Linguagem Pragmática Aquisição de línguas adicionais Libras Teoria da Relevância |
title_short |
Aspectos pragmáticos da Libras como língua adicional |
title_full |
Aspectos pragmáticos da Libras como língua adicional |
title_fullStr |
Aspectos pragmáticos da Libras como língua adicional |
title_full_unstemmed |
Aspectos pragmáticos da Libras como língua adicional |
title_sort |
Aspectos pragmáticos da Libras como língua adicional |
author |
Ferreira, Marina Xavier |
author_facet |
Ferreira, Marina Xavier Benfatti, Maurício F. N. |
author_role |
author |
author2 |
Benfatti, Maurício F. N. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marina Xavier Benfatti, Maurício F. N. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Pragmática Aquisição de línguas adicionais Libras Teoria da Relevância |
topic |
Linguagem Pragmática Aquisição de línguas adicionais Libras Teoria da Relevância |
description |
A Libras é a língua de sinais utilizada pelos surdos brasileiros, mas que também é adquirida por muitos ouvintes, com propósitos diversos, no domínio de línguas adicionais. A pragmática, por sua vez, é uma vertente da linguística que estuda o uso da linguagem em interações reais. Esta ciência tem se aprimorado com o passar dos anos e auxiliado em muitas pesquisas, inclusive no âmbito de aquisição de línguas adicionais. Este artigo tem o propósito de identificar alguns aspectos da aquisição de Libras como língua adicional pela perspectiva pragmática. Para tanto, buscou-se identificar as relações existentes entre a pragmática e o contexto de aquisição de segundas línguas, bem como essas relações interferem na aquisição de libras como língua adicional. Logo, observou-se como a pragmática pode contribuir para a aquisição da Libras por ouvintes, principalmente em aspectos como a ostensão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/9754 10.19177/memorare.v7e22020104-114 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/9754 |
identifier_str_mv |
10.19177/memorare.v7e22020104-114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/9754/5427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Marina Xavier Ferreira, Maurício F. N. Benfatti info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Marina Xavier Ferreira, Maurício F. N. Benfatti |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Memorare; v. 7 n. 2 (2020): Especial Dossiê: Pragmática: desenvolvimentos e extensões; 104-114 2358-0593 2358-0593 reponame:Revista Memorare instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Memorare |
collection |
Revista Memorare |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistamemorare@outlook.com |
_version_ |
1798325335746412544 |