Escrever COM: o que isso (re)significa?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Luciana Lobo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mourão, Lorrana Caliope Castelo Branco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21695
Resumo: Our paper aims to problematize the writing of research as implanted in the politics of research itself. Anchored in research-intervention and based on the work of Michel Foucault, Mikhail Bakhtin and Carlos Skliar, we examine the writing of research not as representation but as act. The text addresses the vicissitudes of research writing as a meta-analysis of research. To this end we develop four inflection points: 1. Writing as building worlds; 2. The process of choosing research analyzers; 3. The place of affect in the writing of research; 4. The (un)finished text: the reader. Finally, we contend that research writing as unfinished writing is more akin to the essay rather than a site for the dissemination of incontestable truths.
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spelling Escrever COM: o que isso (re)significa?Escribir con: ¿lo que eso (re) significa?Write with: what it reframes?PesquisaPesquisa-intervençãoEscrita da pesquisaResearchResearch-interventionResearch writingInvestigaciónInvestigación-intervenciónEscritura de la investigaciónOur paper aims to problematize the writing of research as implanted in the politics of research itself. Anchored in research-intervention and based on the work of Michel Foucault, Mikhail Bakhtin and Carlos Skliar, we examine the writing of research not as representation but as act. The text addresses the vicissitudes of research writing as a meta-analysis of research. To this end we develop four inflection points: 1. Writing as building worlds; 2. The process of choosing research analyzers; 3. The place of affect in the writing of research; 4. The (un)finished text: the reader. Finally, we contend that research writing as unfinished writing is more akin to the essay rather than a site for the dissemination of incontestable truths.O texto tem como objetivo problematizar a escrita da pesquisa como inserida na própria política da pesquisa. Ancorada na pesquisa-intervenção e baseada em pensadores como Michel Foucault, Mikhail Bakhtin e Carlos Skliar pretendeu-se pensar a escrita da pesquisa não como representação mas como ato. O texto aborda as vicissitudes da escrita da pesquisa como uma espécie de meta análise da própria pesquisa. Para tal, desenvolve quatro pontos de inflexão: 1- A escrita como construção de mundos; 2- O processo de escolha dos analisadores; 3- O lugar dos afetos na escrita da pesquisa; 4- O (in)acabamento do texto: o leitor. Por fim o texto defende a possibilidade da escrita da pesquisa aproximar-se mais do ensaio, como escrita inacabada, do que um lugar de divulgação de verdades incontestáveis.El texto tiene como objetivo discutir la escrita de la investigación como insertada en la política de investigación. Anclado en pensa dores basados en la investigación-intervención tales como Michel Foucault, Mikhail Bakhtin e Carlos Skliar, tenemos la intención de pensar la escritura de la investigación no como representación, sino como un acto de investigación. El texto analiza las vicisitudes de la escritura de la investigación como una especie de meta-análisis de la investigación. Para ese fin, el texto desarrolla cuatro puntos de inflexión: 1- La escrita como construcción de mundos; 2- El proceso de elección de los analizadores de la investigación; 3- el lugar de los afectos en la escrita de la investigación; 4 – la (in)completud del texto: el lector. Finalmente, el texto apoya la posibilidad de la escrita de la investigación acercarse al ensayo, como una escrita inconclusa, sino un lugar de divulgación de verdades indiscutibles.Revista Polis e Psique2017-01-23T12:13:33Z2017-01-23T12:13:33Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMIRANDA, Luciana Lobo; MOURÃO, Lorrana Caliope Castelo Branco. Escrever COM: o que isso (re)significa?. Revista Polis e Psique, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 162-175, 2016.2238-152Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21695Miranda, Luciana LoboMourão, Lorrana Caliope Castelo Brancoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T19:45:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21695Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:25.073080Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
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