Pesquisar-agir, pesquisar-intervir, pesquisar-interferir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amador, Fernanda Spanier
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini, Santos, Nair Iracema Silveira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/278396
Resumo: Este artigo discute modos de pesquisar a partir da máxima “transformar para conhecer”, tal como propõem os socioanalistas. Aborda-se as derivações da pesquisa-intervenção considerando produções que tratam de sua gênese teórica e social na França e suas atualizações no Brasil, tratando de estratégias de produção de conhecimento forjadas no bojo das discussões relativas aos modos de fazer ciência no campo social. A partir daí, são tematizadas três séries/modulações de fazer pesquisa: pesquisar-agir; pesquisar-intervir; pesquisar-interferir.
id UFRGS-2_35fe7b9a6440a717d714ceaedf19bba9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278396
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Amador, Fernanda SpanierLazzarotto, Gislei Domingas RomanziniSantos, Nair Iracema Silveira dos2024-09-03T06:42:45Z20152238-152Xhttp://hdl.handle.net/10183/278396000974870Este artigo discute modos de pesquisar a partir da máxima “transformar para conhecer”, tal como propõem os socioanalistas. Aborda-se as derivações da pesquisa-intervenção considerando produções que tratam de sua gênese teórica e social na França e suas atualizações no Brasil, tratando de estratégias de produção de conhecimento forjadas no bojo das discussões relativas aos modos de fazer ciência no campo social. A partir daí, são tematizadas três séries/modulações de fazer pesquisa: pesquisar-agir; pesquisar-intervir; pesquisar-interferir.This essay examines modes of research summarized in the adage “transform to cognize”, as the socio-analytical approach proposes. We examine the developments of the intervention research through the consideration of materials that address their social and theoretical genesis in France and their reenactments in Brazil, dealing with knowledge production strategies forged in the midst of the debates concerning the different modes of making science in the social field. Then are themed three series/modulations of the making of research: search-act; search-intervene; search-interfere.Este artículo discute modos de investigar a partir de la máxima “transformar para conocer”, tal como proponen los socioanalistas. Se abordan las derivaciones de la investigación-intervención considerando producciones que tratan de su génesisteórica y social en Francia y sus atualizaciones en Brasil, tratando de estrategias de producción de conocimientos forjadas en la capacidad de las discuciones relativas a los modos de hacer ciencia en el campo social. De ahí, son tematizadas tres series/modulaciones de hacer investigación: investigar-actuar; investigar-intervenir; investigar-interferir.application/pdfporRevista Polis e Psique. Porto Alegre. Vol. 5, n.2 (2015), p. 228-248.Pesquisa-açãoPesquisa-intervençãoIntervention researchAction researchIntercession researchInvestigación-intervenciónInvestigación-acciónInvestigación-intercesiónPesquisar-agir, pesquisar-intervir, pesquisar-interferirSearch-act, search-intervene, search-interfere Investigar-actuar; investigar-intervenir; investigar-interferir info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000974870.pdf.txt000974870.pdf.txtExtracted Texttext/plain47501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278396/2/000974870.pdf.txte8970294ab2af13dcaf41b1e49bacf56MD52ORIGINAL000974870.pdfTexto completoapplication/pdf297525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278396/1/000974870.pdf9a8a6b7cfde217ac8f88a18698fef8f1MD5110183/2783962024-09-04 06:28:21.514254oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278396Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-04T09:28:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pesquisar-agir, pesquisar-intervir, pesquisar-interferir
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Search-act, search-intervene, search-interfere
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Investigar-actuar; investigar-intervenir; investigar-interferir
title Pesquisar-agir, pesquisar-intervir, pesquisar-interferir
spellingShingle Pesquisar-agir, pesquisar-intervir, pesquisar-interferir
Amador, Fernanda Spanier
Pesquisa-ação
Pesquisa-intervenção
Intervention research
Action research
Intercession research
Investigación-intervención
Investigación-acción
Investigación-intercesión
title_short Pesquisar-agir, pesquisar-intervir, pesquisar-interferir
title_full Pesquisar-agir, pesquisar-intervir, pesquisar-interferir
title_fullStr Pesquisar-agir, pesquisar-intervir, pesquisar-interferir
title_full_unstemmed Pesquisar-agir, pesquisar-intervir, pesquisar-interferir
title_sort Pesquisar-agir, pesquisar-intervir, pesquisar-interferir
author Amador, Fernanda Spanier
author_facet Amador, Fernanda Spanier
Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini
Santos, Nair Iracema Silveira dos
author_role author
author2 Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini
Santos, Nair Iracema Silveira dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amador, Fernanda Spanier
Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini
Santos, Nair Iracema Silveira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-ação
Pesquisa-intervenção
topic Pesquisa-ação
Pesquisa-intervenção
Intervention research
Action research
Intercession research
Investigación-intervención
Investigación-acción
Investigación-intercesión
dc.subject.eng.fl_str_mv Intervention research
Action research
Intercession research
dc.subject.spa.fl_str_mv Investigación-intervención
Investigación-acción
Investigación-intercesión
description Este artigo discute modos de pesquisar a partir da máxima “transformar para conhecer”, tal como propõem os socioanalistas. Aborda-se as derivações da pesquisa-intervenção considerando produções que tratam de sua gênese teórica e social na França e suas atualizações no Brasil, tratando de estratégias de produção de conhecimento forjadas no bojo das discussões relativas aos modos de fazer ciência no campo social. A partir daí, são tematizadas três séries/modulações de fazer pesquisa: pesquisar-agir; pesquisar-intervir; pesquisar-interferir.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-03T06:42:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/278396
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-152X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000974870
identifier_str_mv 2238-152X
000974870
url http://hdl.handle.net/10183/278396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Polis e Psique. Porto Alegre. Vol. 5, n.2 (2015), p. 228-248.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278396/2/000974870.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278396/1/000974870.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e8970294ab2af13dcaf41b1e49bacf56
9a8a6b7cfde217ac8f88a18698fef8f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447863643078656