Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: tradição, modernidade, cultura, história e memória; o Ceará contado, recontado e cantado em A bailarina e o casamento da Peraldiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisco Wellington Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40312
Resumo: Carlos Câmara, fundador do Grêmio Familiar (1918), escreveu dez textos para o teatro cearense: A Bailarina (1919), O Casamento da Peraldiana (1919), Zé Fidelis (1920), O Caiu (1920), Alvorada (1921), Os Piratas (1923), Pecados da Mocidade (1926), O Paraíso (1929), Os Coriscos (1931). Destes, oito foram encenadas com total sucesso pelo Grêmio Familiar; apenas um foi deixado por incompleto pelo autor: Alma de Artista (1939). Com Carlos Câmara, temos a alvorada de um teatro nacional aqui no Ceará; um teatro falado em brasileiro, quer dizer, um teatro genuinamente popular brasileiro, com sotaque brasileiro, com uma marca de oralidade brasileira, com costumes do povo brasileiro, com a identidade do povo brasileiro; um teatro escrito por brasileiro, com emoções do povo brasileiro, representado por brasileiro e falado nas palavras originais do povo do nosso pais.[...]
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