Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: tradição, modernidade, cultura, história e memória; o Ceará contado, recontado e cantado em A bailarina e o casamento da Peraldiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40312 |
Resumo: | Carlos Câmara, fundador do Grêmio Familiar (1918), escreveu dez textos para o teatro cearense: A Bailarina (1919), O Casamento da Peraldiana (1919), Zé Fidelis (1920), O Caiu (1920), Alvorada (1921), Os Piratas (1923), Pecados da Mocidade (1926), O Paraíso (1929), Os Coriscos (1931). Destes, oito foram encenadas com total sucesso pelo Grêmio Familiar; apenas um foi deixado por incompleto pelo autor: Alma de Artista (1939). Com Carlos Câmara, temos a alvorada de um teatro nacional aqui no Ceará; um teatro falado em brasileiro, quer dizer, um teatro genuinamente popular brasileiro, com sotaque brasileiro, com uma marca de oralidade brasileira, com costumes do povo brasileiro, com a identidade do povo brasileiro; um teatro escrito por brasileiro, com emoções do povo brasileiro, representado por brasileiro e falado nas palavras originais do povo do nosso pais.[...] |
id |
UFC-7_1ca9f8f3e7a4b430f99b45cb9453a4ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/40312 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: tradição, modernidade, cultura, história e memória; o Ceará contado, recontado e cantado em A bailarina e o casamento da PeraldianaCâmara, Carlos, 1881-1939Teatro cearenseCulturaArte - História - Séc. XXCarlos Câmara, fundador do Grêmio Familiar (1918), escreveu dez textos para o teatro cearense: A Bailarina (1919), O Casamento da Peraldiana (1919), Zé Fidelis (1920), O Caiu (1920), Alvorada (1921), Os Piratas (1923), Pecados da Mocidade (1926), O Paraíso (1929), Os Coriscos (1931). Destes, oito foram encenadas com total sucesso pelo Grêmio Familiar; apenas um foi deixado por incompleto pelo autor: Alma de Artista (1939). Com Carlos Câmara, temos a alvorada de um teatro nacional aqui no Ceará; um teatro falado em brasileiro, quer dizer, um teatro genuinamente popular brasileiro, com sotaque brasileiro, com uma marca de oralidade brasileira, com costumes do povo brasileiro, com a identidade do povo brasileiro; um teatro escrito por brasileiro, com emoções do povo brasileiro, representado por brasileiro e falado nas palavras originais do povo do nosso pais.[...]Expressão Gráfica e Editora2019-03-15T13:58:55Z2019-03-15T13:58:55Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfLIMA, Francisco Wellington Rodrigues. Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: tradição, modernidade, cultura, história e memória; o Ceará contado, recontado e cantado em A bailarina e o casamento da Peraldiana. IN: SILVA, Fernanda Maria Diniz da; SOUSA, Alexandre Vidal de; SILVA, Fernângela Diniz da; LIMA, Francisco Wellington Rodrigues (orgs.). Percursos da literatura no Ceará. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p.127-144.978 85 420 1011 4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40312Lima, Francisco Wellington Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-23T15:25:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40312Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:44.121209Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: tradição, modernidade, cultura, história e memória; o Ceará contado, recontado e cantado em A bailarina e o casamento da Peraldiana |
title |
Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: tradição, modernidade, cultura, história e memória; o Ceará contado, recontado e cantado em A bailarina e o casamento da Peraldiana |
spellingShingle |
Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: tradição, modernidade, cultura, história e memória; o Ceará contado, recontado e cantado em A bailarina e o casamento da Peraldiana Lima, Francisco Wellington Rodrigues Câmara, Carlos, 1881-1939 Teatro cearense Cultura Arte - História - Séc. XX |
title_short |
Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: tradição, modernidade, cultura, história e memória; o Ceará contado, recontado e cantado em A bailarina e o casamento da Peraldiana |
title_full |
Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: tradição, modernidade, cultura, história e memória; o Ceará contado, recontado e cantado em A bailarina e o casamento da Peraldiana |
title_fullStr |
Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: tradição, modernidade, cultura, história e memória; o Ceará contado, recontado e cantado em A bailarina e o casamento da Peraldiana |
title_full_unstemmed |
Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: tradição, modernidade, cultura, história e memória; o Ceará contado, recontado e cantado em A bailarina e o casamento da Peraldiana |
title_sort |
Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: tradição, modernidade, cultura, história e memória; o Ceará contado, recontado e cantado em A bailarina e o casamento da Peraldiana |
author |
Lima, Francisco Wellington Rodrigues |
author_facet |
Lima, Francisco Wellington Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Francisco Wellington Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Câmara, Carlos, 1881-1939 Teatro cearense Cultura Arte - História - Séc. XX |
topic |
Câmara, Carlos, 1881-1939 Teatro cearense Cultura Arte - História - Séc. XX |
description |
Carlos Câmara, fundador do Grêmio Familiar (1918), escreveu dez textos para o teatro cearense: A Bailarina (1919), O Casamento da Peraldiana (1919), Zé Fidelis (1920), O Caiu (1920), Alvorada (1921), Os Piratas (1923), Pecados da Mocidade (1926), O Paraíso (1929), Os Coriscos (1931). Destes, oito foram encenadas com total sucesso pelo Grêmio Familiar; apenas um foi deixado por incompleto pelo autor: Alma de Artista (1939). Com Carlos Câmara, temos a alvorada de um teatro nacional aqui no Ceará; um teatro falado em brasileiro, quer dizer, um teatro genuinamente popular brasileiro, com sotaque brasileiro, com uma marca de oralidade brasileira, com costumes do povo brasileiro, com a identidade do povo brasileiro; um teatro escrito por brasileiro, com emoções do povo brasileiro, representado por brasileiro e falado nas palavras originais do povo do nosso pais.[...] |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-03-15T13:58:55Z 2019-03-15T13:58:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Francisco Wellington Rodrigues. Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: tradição, modernidade, cultura, história e memória; o Ceará contado, recontado e cantado em A bailarina e o casamento da Peraldiana. IN: SILVA, Fernanda Maria Diniz da; SOUSA, Alexandre Vidal de; SILVA, Fernângela Diniz da; LIMA, Francisco Wellington Rodrigues (orgs.). Percursos da literatura no Ceará. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p.127-144. 978 85 420 1011 4 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40312 |
identifier_str_mv |
LIMA, Francisco Wellington Rodrigues. Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: tradição, modernidade, cultura, história e memória; o Ceará contado, recontado e cantado em A bailarina e o casamento da Peraldiana. IN: SILVA, Fernanda Maria Diniz da; SOUSA, Alexandre Vidal de; SILVA, Fernângela Diniz da; LIMA, Francisco Wellington Rodrigues (orgs.). Percursos da literatura no Ceará. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p.127-144. 978 85 420 1011 4 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Expressão Gráfica e Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Expressão Gráfica e Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028735218089984 |