Construção de console para exposição de trabalhos de alunos do curso de bacharelado em sistemas e mídias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Antonio Nathan Serra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Clemilson Costa dos, Leite Júnior, Antônio José Melo, Murakami, Luiz Carlos, Lima Neto, Ernesto Trajano de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42278
Resumo: O curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da Universidade Federal do Ceará é um curso de natureza interdisciplinar. Nos semestres iniciais, por exemplo, os alunos têm como uma de suas atividades o desenvolvimento de um trabalho que integre os conhecimentos das disciplinas cursadas no semestre. No caso particular do primeiro semestre, o trabalho a ser realizado pelos alunos é o de desenvolver um jogo de temática definida pelos professores. Uma limitação deste trabalho integrado é que seus resultados (i.e., os jogos) não são largamente conhecidos pela comunidade discente e docente do curso, ficando restrito aos alunos e professores do semestre no qual foram desenvolvidos. Com o intuito de mitigar este problema, o presente projeto tem como objetivo construir um console/fliperama totalmente funcional e estilizado onde os jogos desenvolvidos possam ser instalados, fazendo com que eles passem a ser conhecidos por todos. Além de servir como uma forma de incentivo, em especial para os alunos novatos, o fliperama também servirá como uma espécie de portfólio de produtos do curso. O console encontra-se em fase de desenvolvimento e será formado por um corpo em madeira (no estilo dos fliperamas dos anos 1970/1980) com um computador embutido em seu interior. Também encontra-se em desenvolvimento o sistema que permitirá que os jogos sejam adequadamente utilizados e que os novos jogos desenvolvidos a cada semestre possam ser adicionados. Terminada a construção do console, ele será disponibilizado para todos os alunos do curso, de todos os semestres, possibilitando uma auto avaliação e socialização dos discentes e docentes, assim como conhecer o que acontece no próprio curso. Além disso, o console pode ser utilizado para demonstrações em eventos como a Feira das Profissões ou em divulgações do curso, assim como nas aulas de introdução ao curso, dando uma ideia mais clara ao aluno ingressante do que pode ser desenvolvido no curso.
id UFC-7_1d16aa45ad32a5f67a8880f310b2a294
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42278
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Construção de console para exposição de trabalhos de alunos do curso de bacharelado em sistemas e mídias digitaisFliperamaJogosPortfólioO curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da Universidade Federal do Ceará é um curso de natureza interdisciplinar. Nos semestres iniciais, por exemplo, os alunos têm como uma de suas atividades o desenvolvimento de um trabalho que integre os conhecimentos das disciplinas cursadas no semestre. No caso particular do primeiro semestre, o trabalho a ser realizado pelos alunos é o de desenvolver um jogo de temática definida pelos professores. Uma limitação deste trabalho integrado é que seus resultados (i.e., os jogos) não são largamente conhecidos pela comunidade discente e docente do curso, ficando restrito aos alunos e professores do semestre no qual foram desenvolvidos. Com o intuito de mitigar este problema, o presente projeto tem como objetivo construir um console/fliperama totalmente funcional e estilizado onde os jogos desenvolvidos possam ser instalados, fazendo com que eles passem a ser conhecidos por todos. Além de servir como uma forma de incentivo, em especial para os alunos novatos, o fliperama também servirá como uma espécie de portfólio de produtos do curso. O console encontra-se em fase de desenvolvimento e será formado por um corpo em madeira (no estilo dos fliperamas dos anos 1970/1980) com um computador embutido em seu interior. Também encontra-se em desenvolvimento o sistema que permitirá que os jogos sejam adequadamente utilizados e que os novos jogos desenvolvidos a cada semestre possam ser adicionados. Terminada a construção do console, ele será disponibilizado para todos os alunos do curso, de todos os semestres, possibilitando uma auto avaliação e socialização dos discentes e docentes, assim como conhecer o que acontece no próprio curso. Além disso, o console pode ser utilizado para demonstrações em eventos como a Feira das Profissões ou em divulgações do curso, assim como nas aulas de introdução ao curso, dando uma ideia mais clara ao aluno ingressante do que pode ser desenvolvido no curso.Universidade Federal do Ceará2019-06-03T18:16:05Z2019-06-03T18:16:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUZA, Antonio Nathan Serra; et al. Construção de console para exposição de trabalhos de alunos do curso de bacharelado em sistemas e mídias digitais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42278Souza, Antonio Nathan SerraSantos, Clemilson Costa dosLeite Júnior, Antônio José MeloMurakami, Luiz CarlosLima Neto, Ernesto Trajano deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:43:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42278Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T18:43:07Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de console para exposição de trabalhos de alunos do curso de bacharelado em sistemas e mídias digitais
title Construção de console para exposição de trabalhos de alunos do curso de bacharelado em sistemas e mídias digitais
spellingShingle Construção de console para exposição de trabalhos de alunos do curso de bacharelado em sistemas e mídias digitais
Souza, Antonio Nathan Serra
Fliperama
Jogos
Portfólio
title_short Construção de console para exposição de trabalhos de alunos do curso de bacharelado em sistemas e mídias digitais
title_full Construção de console para exposição de trabalhos de alunos do curso de bacharelado em sistemas e mídias digitais
title_fullStr Construção de console para exposição de trabalhos de alunos do curso de bacharelado em sistemas e mídias digitais
title_full_unstemmed Construção de console para exposição de trabalhos de alunos do curso de bacharelado em sistemas e mídias digitais
title_sort Construção de console para exposição de trabalhos de alunos do curso de bacharelado em sistemas e mídias digitais
author Souza, Antonio Nathan Serra
author_facet Souza, Antonio Nathan Serra
Santos, Clemilson Costa dos
Leite Júnior, Antônio José Melo
Murakami, Luiz Carlos
Lima Neto, Ernesto Trajano de
author_role author
author2 Santos, Clemilson Costa dos
Leite Júnior, Antônio José Melo
Murakami, Luiz Carlos
Lima Neto, Ernesto Trajano de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Antonio Nathan Serra
Santos, Clemilson Costa dos
Leite Júnior, Antônio José Melo
Murakami, Luiz Carlos
Lima Neto, Ernesto Trajano de
dc.subject.por.fl_str_mv Fliperama
Jogos
Portfólio
topic Fliperama
Jogos
Portfólio
description O curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da Universidade Federal do Ceará é um curso de natureza interdisciplinar. Nos semestres iniciais, por exemplo, os alunos têm como uma de suas atividades o desenvolvimento de um trabalho que integre os conhecimentos das disciplinas cursadas no semestre. No caso particular do primeiro semestre, o trabalho a ser realizado pelos alunos é o de desenvolver um jogo de temática definida pelos professores. Uma limitação deste trabalho integrado é que seus resultados (i.e., os jogos) não são largamente conhecidos pela comunidade discente e docente do curso, ficando restrito aos alunos e professores do semestre no qual foram desenvolvidos. Com o intuito de mitigar este problema, o presente projeto tem como objetivo construir um console/fliperama totalmente funcional e estilizado onde os jogos desenvolvidos possam ser instalados, fazendo com que eles passem a ser conhecidos por todos. Além de servir como uma forma de incentivo, em especial para os alunos novatos, o fliperama também servirá como uma espécie de portfólio de produtos do curso. O console encontra-se em fase de desenvolvimento e será formado por um corpo em madeira (no estilo dos fliperamas dos anos 1970/1980) com um computador embutido em seu interior. Também encontra-se em desenvolvimento o sistema que permitirá que os jogos sejam adequadamente utilizados e que os novos jogos desenvolvidos a cada semestre possam ser adicionados. Terminada a construção do console, ele será disponibilizado para todos os alunos do curso, de todos os semestres, possibilitando uma auto avaliação e socialização dos discentes e docentes, assim como conhecer o que acontece no próprio curso. Além disso, o console pode ser utilizado para demonstrações em eventos como a Feira das Profissões ou em divulgações do curso, assim como nas aulas de introdução ao curso, dando uma ideia mais clara ao aluno ingressante do que pode ser desenvolvido no curso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-03T18:16:05Z
2019-06-03T18:16:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Antonio Nathan Serra; et al. Construção de console para exposição de trabalhos de alunos do curso de bacharelado em sistemas e mídias digitais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42278
identifier_str_mv SOUZA, Antonio Nathan Serra; et al. Construção de console para exposição de trabalhos de alunos do curso de bacharelado em sistemas e mídias digitais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935795723698176