Videogame por fazer : fliperamas e a estética do precário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231927 |
Resumo: | A presente pesquisa defende uma estética do precário na criação de objetos chamados gabinetes de fliperama. A proposta consiste em evocar, no objeto acabado, instantes de sua feitura, marcando uma diferença entre o videogame apresentado no interior de tais gabinetes e os aparelhos de videogame domésticos mainstream. Este trabalho afirma a existência e urgência de modos variados de produzir, jogar e distribuir videogames, obstruindo o avanço predatório do capital - e de suas políticas neofascistas - sobre aspectos não lucrativos da cultura de videogame. |
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Paiva, Pedro FrotaSemeler, Alberto Marinho Ribas2021-11-18T04:23:58Z2021http://hdl.handle.net/10183/231927001133710A presente pesquisa defende uma estética do precário na criação de objetos chamados gabinetes de fliperama. A proposta consiste em evocar, no objeto acabado, instantes de sua feitura, marcando uma diferença entre o videogame apresentado no interior de tais gabinetes e os aparelhos de videogame domésticos mainstream. Este trabalho afirma a existência e urgência de modos variados de produzir, jogar e distribuir videogames, obstruindo o avanço predatório do capital - e de suas políticas neofascistas - sobre aspectos não lucrativos da cultura de videogame.This research advocates for a lousy aesthetics in the making of objects called arcade cabinets. Evoking moments of its own making, the proposal consists in marking a difference between the video game presented inside such cabinets and the mainstream home consoles. This work is an affirmation of the variety in ways of producing, playing and distributing video games, obstructing the predatory advance of capital - and its neo-fascist politics - on less profitable aspects of video game culture.application/pdfporVideogameFliperamaTrabalhoVideo gameLousy aestheticsArcadeVarietyWorkVideogame por fazer : fliperamas e a estética do precárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133710.pdf.txt001133710.pdf.txtExtracted Texttext/plain137896http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231927/2/001133710.pdf.txtb7874728d60d8a3dce739869ef2708a0MD52ORIGINAL001133710.pdfTexto completoapplication/pdf43636818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231927/1/001133710.pdf93e840d9003fe207187b821dedfdd8cbMD5110183/2319272021-11-20 05:51:45.567622oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231927Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T07:51:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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