Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39097 |
Resumo: | A formação docente tem ocupado nos últimos anos lugar de bastante destaque no cenário nacional e internacional. E está sendo discutido sob vários ângulos e métodos investigativos. No entanto, a pesquisa e o método autobiográfico tem ganhado cada vez mais enfoque nesses tipos de discussões, com intuitos diversos que vai desde a história da própria profissão, identidade, práticas até suas motivações mais intrínsecas. Por entender que a formação do educador requer fundamentação, compreensão, disponibilidade, sensibilidade, valoração do trabalho, flexibilidade, e entendendo a educação como fenômeno de conquistas e transformações, de dimensões das mais variadas no campo educacional, é que ressaltamos a grande importância do resgate das memórias dos professores para ampliar os saberes da experiência e usá-los como instrumento de autoformação e de conhecimento social, cultural e histórico. [...] |
id |
UFC-7_1d52b8656286372ba0b48b583cb045cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39097 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformadorMétodo autobiograficoEducaçãoFormaçãoA formação docente tem ocupado nos últimos anos lugar de bastante destaque no cenário nacional e internacional. E está sendo discutido sob vários ângulos e métodos investigativos. No entanto, a pesquisa e o método autobiográfico tem ganhado cada vez mais enfoque nesses tipos de discussões, com intuitos diversos que vai desde a história da própria profissão, identidade, práticas até suas motivações mais intrínsecas. Por entender que a formação do educador requer fundamentação, compreensão, disponibilidade, sensibilidade, valoração do trabalho, flexibilidade, e entendendo a educação como fenômeno de conquistas e transformações, de dimensões das mais variadas no campo educacional, é que ressaltamos a grande importância do resgate das memórias dos professores para ampliar os saberes da experiência e usá-los como instrumento de autoformação e de conhecimento social, cultural e histórico. [...]2019-01-24T11:35:52Z2019-01-24T11:35:52Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMEDEIROS, Ana Glícia de Souza; SOLANO, Lívia Maria Rodrigues; COSTA, Maria Antônia Teixeira da. Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 115-127.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39097Medeiros, Ana Glícia de SouzaSolano, Lívia Maria RodriguesCosta, Maria Antônia Teixeira daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39097Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:39.010365Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador |
title |
Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador |
spellingShingle |
Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador Medeiros, Ana Glícia de Souza Método autobiografico Educação Formação |
title_short |
Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador |
title_full |
Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador |
title_fullStr |
Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador |
title_full_unstemmed |
Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador |
title_sort |
Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador |
author |
Medeiros, Ana Glícia de Souza |
author_facet |
Medeiros, Ana Glícia de Souza Solano, Lívia Maria Rodrigues Costa, Maria Antônia Teixeira da |
author_role |
author |
author2 |
Solano, Lívia Maria Rodrigues Costa, Maria Antônia Teixeira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Ana Glícia de Souza Solano, Lívia Maria Rodrigues Costa, Maria Antônia Teixeira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método autobiografico Educação Formação |
topic |
Método autobiografico Educação Formação |
description |
A formação docente tem ocupado nos últimos anos lugar de bastante destaque no cenário nacional e internacional. E está sendo discutido sob vários ângulos e métodos investigativos. No entanto, a pesquisa e o método autobiográfico tem ganhado cada vez mais enfoque nesses tipos de discussões, com intuitos diversos que vai desde a história da própria profissão, identidade, práticas até suas motivações mais intrínsecas. Por entender que a formação do educador requer fundamentação, compreensão, disponibilidade, sensibilidade, valoração do trabalho, flexibilidade, e entendendo a educação como fenômeno de conquistas e transformações, de dimensões das mais variadas no campo educacional, é que ressaltamos a grande importância do resgate das memórias dos professores para ampliar os saberes da experiência e usá-los como instrumento de autoformação e de conhecimento social, cultural e histórico. [...] |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-01-24T11:35:52Z 2019-01-24T11:35:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MEDEIROS, Ana Glícia de Souza; SOLANO, Lívia Maria Rodrigues; COSTA, Maria Antônia Teixeira da. Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 115-127. 978 85 7915 171 2 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39097 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Ana Glícia de Souza; SOLANO, Lívia Maria Rodrigues; COSTA, Maria Antônia Teixeira da. Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 115-127. 978 85 7915 171 2 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028922418266112 |