Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Ana Glícia de Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Solano, Lívia Maria Rodrigues, Costa, Maria Antônia Teixeira da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39097
Resumo: A formação docente tem ocupado nos últimos anos lugar de bastante destaque no cenário nacional e internacional. E está sendo discutido sob vários ângulos e métodos investigativos. No entanto, a pesquisa e o método autobiográfico tem ganhado cada vez mais enfoque nesses tipos de discussões, com intuitos diversos que vai desde a história da própria profissão, identidade, práticas até suas motivações mais intrínsecas. Por entender que a formação do educador requer fundamentação, compreensão, disponibilidade, sensibilidade, valoração do trabalho, flexibilidade, e entendendo a educação como fenômeno de conquistas e transformações, de dimensões das mais variadas no campo educacional, é que ressaltamos a grande importância do resgate das memórias dos professores para ampliar os saberes da experiência e usá-los como instrumento de autoformação e de conhecimento social, cultural e histórico. [...]
id UFC-7_1d52b8656286372ba0b48b583cb045cf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39097
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformadorMétodo autobiograficoEducaçãoFormaçãoA formação docente tem ocupado nos últimos anos lugar de bastante destaque no cenário nacional e internacional. E está sendo discutido sob vários ângulos e métodos investigativos. No entanto, a pesquisa e o método autobiográfico tem ganhado cada vez mais enfoque nesses tipos de discussões, com intuitos diversos que vai desde a história da própria profissão, identidade, práticas até suas motivações mais intrínsecas. Por entender que a formação do educador requer fundamentação, compreensão, disponibilidade, sensibilidade, valoração do trabalho, flexibilidade, e entendendo a educação como fenômeno de conquistas e transformações, de dimensões das mais variadas no campo educacional, é que ressaltamos a grande importância do resgate das memórias dos professores para ampliar os saberes da experiência e usá-los como instrumento de autoformação e de conhecimento social, cultural e histórico. [...]2019-01-24T11:35:52Z2019-01-24T11:35:52Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMEDEIROS, Ana Glícia de Souza; SOLANO, Lívia Maria Rodrigues; COSTA, Maria Antônia Teixeira da. Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 115-127.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39097Medeiros, Ana Glícia de SouzaSolano, Lívia Maria RodriguesCosta, Maria Antônia Teixeira daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39097Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:39.010365Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador
title Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador
spellingShingle Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador
Medeiros, Ana Glícia de Souza
Método autobiografico
Educação
Formação
title_short Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador
title_full Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador
title_fullStr Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador
title_full_unstemmed Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador
title_sort Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador
author Medeiros, Ana Glícia de Souza
author_facet Medeiros, Ana Glícia de Souza
Solano, Lívia Maria Rodrigues
Costa, Maria Antônia Teixeira da
author_role author
author2 Solano, Lívia Maria Rodrigues
Costa, Maria Antônia Teixeira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Ana Glícia de Souza
Solano, Lívia Maria Rodrigues
Costa, Maria Antônia Teixeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Método autobiografico
Educação
Formação
topic Método autobiografico
Educação
Formação
description A formação docente tem ocupado nos últimos anos lugar de bastante destaque no cenário nacional e internacional. E está sendo discutido sob vários ângulos e métodos investigativos. No entanto, a pesquisa e o método autobiográfico tem ganhado cada vez mais enfoque nesses tipos de discussões, com intuitos diversos que vai desde a história da própria profissão, identidade, práticas até suas motivações mais intrínsecas. Por entender que a formação do educador requer fundamentação, compreensão, disponibilidade, sensibilidade, valoração do trabalho, flexibilidade, e entendendo a educação como fenômeno de conquistas e transformações, de dimensões das mais variadas no campo educacional, é que ressaltamos a grande importância do resgate das memórias dos professores para ampliar os saberes da experiência e usá-los como instrumento de autoformação e de conhecimento social, cultural e histórico. [...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-24T11:35:52Z
2019-01-24T11:35:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Ana Glícia de Souza; SOLANO, Lívia Maria Rodrigues; COSTA, Maria Antônia Teixeira da. Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 115-127.
978 85 7915 171 2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39097
identifier_str_mv MEDEIROS, Ana Glícia de Souza; SOLANO, Lívia Maria Rodrigues; COSTA, Maria Antônia Teixeira da. Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 115-127.
978 85 7915 171 2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028922418266112