Avaliação no ensino superior: ensaios de uma prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Tânia Maria de Sousa
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38835
Resumo: Este texto é resultado dos momentos de estudo no Curso de Formação Permanente dos Professores da FLATED – Faculdade Latino-Americana de Educação, que acontece uma vez por mês e que tem feito da avaliação seu objeto de estudo. Em 2004.1 lemos o livro Pontos e Contra pontos: do pensar ao agir em avaliação da Jussara Hoffmann e realizamos debates sobre as idéias da autora relacionando com a nossa prática. A coordenação de ensino acolhendo o que aponta a autora, que temos que ter uma postura reflexiva diante da nossa prática convidou cada professor a escrever um texto respondendo a pergunta: como avalio os alunos na disciplina? Os textos foram compilados e colocados no documento do Projeto do Curso de Pedagogia da referida Faculdade. Ao parar para responder essa pergunta e escrever sobre a minha experiência de avaliação no ensino superior, percebi que era necessário pontuar inicialmente com que referência entro em sala de aula, porque acredito ser o processo de avaliação apenas uma conseqüência desta minha visão. [...]
id UFC-7_1dc48b44f5b9620e041973f5ef98e154
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38835
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação no ensino superior: ensaios de uma práticaCurso de Formação Permanente dos Professores da FLATEDAlunos e disciplinasCoordenação de ensinoEste texto é resultado dos momentos de estudo no Curso de Formação Permanente dos Professores da FLATED – Faculdade Latino-Americana de Educação, que acontece uma vez por mês e que tem feito da avaliação seu objeto de estudo. Em 2004.1 lemos o livro Pontos e Contra pontos: do pensar ao agir em avaliação da Jussara Hoffmann e realizamos debates sobre as idéias da autora relacionando com a nossa prática. A coordenação de ensino acolhendo o que aponta a autora, que temos que ter uma postura reflexiva diante da nossa prática convidou cada professor a escrever um texto respondendo a pergunta: como avalio os alunos na disciplina? Os textos foram compilados e colocados no documento do Projeto do Curso de Pedagogia da referida Faculdade. Ao parar para responder essa pergunta e escrever sobre a minha experiência de avaliação no ensino superior, percebi que era necessário pontuar inicialmente com que referência entro em sala de aula, porque acredito ser o processo de avaliação apenas uma conseqüência desta minha visão. [...]2019-01-17T13:55:10Z2019-01-17T13:55:10Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFRANÇA, Tânia Maria de Sousa. Avaliação no ensino superior: ensaios de uma prática. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38835França, Tânia Maria de Sousaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38835Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:17.334896Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação no ensino superior: ensaios de uma prática
title Avaliação no ensino superior: ensaios de uma prática
spellingShingle Avaliação no ensino superior: ensaios de uma prática
França, Tânia Maria de Sousa
Curso de Formação Permanente dos Professores da FLATED
Alunos e disciplinas
Coordenação de ensino
title_short Avaliação no ensino superior: ensaios de uma prática
title_full Avaliação no ensino superior: ensaios de uma prática
title_fullStr Avaliação no ensino superior: ensaios de uma prática
title_full_unstemmed Avaliação no ensino superior: ensaios de uma prática
title_sort Avaliação no ensino superior: ensaios de uma prática
author França, Tânia Maria de Sousa
author_facet França, Tânia Maria de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Tânia Maria de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Formação Permanente dos Professores da FLATED
Alunos e disciplinas
Coordenação de ensino
topic Curso de Formação Permanente dos Professores da FLATED
Alunos e disciplinas
Coordenação de ensino
description Este texto é resultado dos momentos de estudo no Curso de Formação Permanente dos Professores da FLATED – Faculdade Latino-Americana de Educação, que acontece uma vez por mês e que tem feito da avaliação seu objeto de estudo. Em 2004.1 lemos o livro Pontos e Contra pontos: do pensar ao agir em avaliação da Jussara Hoffmann e realizamos debates sobre as idéias da autora relacionando com a nossa prática. A coordenação de ensino acolhendo o que aponta a autora, que temos que ter uma postura reflexiva diante da nossa prática convidou cada professor a escrever um texto respondendo a pergunta: como avalio os alunos na disciplina? Os textos foram compilados e colocados no documento do Projeto do Curso de Pedagogia da referida Faculdade. Ao parar para responder essa pergunta e escrever sobre a minha experiência de avaliação no ensino superior, percebi que era necessário pontuar inicialmente com que referência entro em sala de aula, porque acredito ser o processo de avaliação apenas uma conseqüência desta minha visão. [...]
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-01-17T13:55:10Z
2019-01-17T13:55:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANÇA, Tânia Maria de Sousa. Avaliação no ensino superior: ensaios de uma prática. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38835
identifier_str_mv FRANÇA, Tânia Maria de Sousa. Avaliação no ensino superior: ensaios de uma prática. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028873311354880